Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD lento e sendo reconhecido como ATA


Posts recomendados

Olá, sou novo no Linux e em todo o ambiente de programação. Desde quando instalei um SSD no meu notebook, ele apresenta falhas de velocidade.
Sempre que formato o notebook, a velocidade fica normal (500+ de leitura), mas depois de um tempinho a velocidade cai pra +- 130, como abaixo.

Citação

/dev/sda:
 Timing buffered disk reads: 398 MB in  3.00 seconds = 132.57 MB/sec

isso acontecia enquanto eu usava o windows e agora no linux, já tentei várias maneiras de mudar isso, inclusive pelo hdparm, mas diz que não é suportado.
acabei de ver pelo hardinfo que meu SSD está como ATA e não SATA (como mostra na imagem), pode ser isso? o site oficial diz que o SSD é sata, é um kingspec.

1432974311_Screenshotfrom2022-06-0419-54-53.png.9665530eab2174aa374e0907b47ba500.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@psmj15

 

Mas, todo HD ou SSD comum é um dispositivo ATA.. O "S" é de "Serial", pois usa aqueles cabos finos, ao contrário dos antigos HDs, que usavam aqueles cabos largos de 40 ou 80 vias, mais conhecidos como "IDE" ou o nome certo, "Parallel ATA" ou "PATA".. Não há erro aí..

 

Nisso, o problema pode ser a controladora do SSD, as caraterísticas dele (tamanho, buffer, ter ou não DRAM) ou do PC, em si..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

você instalou os drivers do notebook, o drive ata é fundamental para o HD ou SSD funciona corretamente, se ele tiver com o driver ata genérico vai ficar lento mesmo porém o fabricante fornece drivers para Windows não fornece para Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!