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Tela azul mesmo após limpeza e formatação


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Caros,

 

Estou com tela azul no computador mesmo após abrir, tirar toda sujeira, trocar a pasta térmica (placa de vídeo e processador), já passei limpa contato na placa de vídeo, nas memórias, nos slots e nada de resolver esse problema, já fiz diversos testes de stress no computador também com FurMark (tanto placa de vídeo como CPU) e não consigo descobrir de onde vem o problema.

 

Já formatei diversas vezes, baixando a ISO mais recente do Windows e o problema persiste.

 

Vou deixar abaixo algumas informações do meu computador e também dos detalhes da tela azul:

 

Meu computador:

Ryzen 5 3600 | 16x de RAM DDR4 (2x8) | XPG NVMe 512GB | RX 580 8GB

 

 

k5Ygz9S.png

 

ELBbhGO.png

 

fviNWYl.png

 

 

 

 

 

 

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5 minutos atrás, W46n3r disse:

Se você ler lá... tá dando erro relacionado a memória. Pode ou não ser memória...

 

Já rodou o TestMem 5 (TM5)?

 

Em que parte fala que é relacionado à memória? Só para eu conseguir decifrar aqui também quando acontecer. Estava pensando que poderia ser algo relacionado à placa de vídeo, não consegui identificar ali em que parte que fala que é memória RAM.

 

As memórias já passei limpa contato, já mudei os slots e nada, vou passar esse TestMem 5.

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1 minuto atrás, Caio775 disse:

É só pesquisar o nome do processo que indica, verá que existe muitas informações sobre essa tela azul. 

NTOSKRNL.EXE

 

Já procurei, mas existe muita informação genérica, estou começando achar que é algum problema de hardware.

29 minutos atrás, W46n3r disse:

Se você ler lá... tá dando erro relacionado a memória. Pode ou não ser memória...

 

Já rodou o TestMem 5 (TM5)?

 

========= TestMem5 Log File =========
Customize: Default @serj
Start testing at 23:36, 864Mb x12
Testing completed in 5m 32s, no errors.

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2 horas atrás, Catelan disse:

@Mario Paglia Considerando que memória é hardware, considerando que você tem 2 pentes e, apesar do resultado do TestMem, já testou cada pente um a um?

Testei sim, em vários slots diferentes e de forma isolada também, problema persiste.

22 minutos atrás, Caio775 disse:

@Mario Paglia Dá uma olhada nos drivers dessa GPU. Procure um mais estável que possa ser que resolva. 

Já testei isso também, tanto com os drivers baixados diretamente do site oficial como também sem drivers, o problema persiste, um teste que ainda não fiz foi ligar o PC sem a placa de vídeo conectada, só não sei se isso é possível com o meu Ryzen 5 3600.

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  • Membro VIP
2 minutos atrás, W46n3r disse:

A tela azul acontece quando? Jogando? Durante o uso normal ou quando deixa a maquina parada por algum tempo?

 

Tem fonte para trocar? Já vi problemas estranhos assim serem por conta de fonte...

Isso que é engraçado, jogando não acontece, já estressei a placa de vídeo com Furmark e nada também, porém ao assistir algum vídeo no Youtube, ou simplesmente fazendo coisas que são consideradas "low" ele dá tela azul.

 

Já aconteceu de dar tela azul mesmo depois da formatação sem ter nada instalado, ou seja, descartei a possibilidade de ser alguim software de terceiro causando o problema. Tenho 1 NVMe, 1 SSD e 1 HD, já instalei o Windows separadamente nos três (com os demais desconectados do PC) e a tela azul continua, descartando também a possibilidade de ser algo nos HDs, já fiz teste de estresse no processador e medi as temperaturas, descartando também a possibilidade de ser algo nele.

 

Coisas que ainda não tentei: Atualizar a BIOS e ligar o computador sem a placa de vídeo conectada.

 

Respondendo sua pergunta, infelizmente não tenho outra fonte para trocar e testar, porém como acontece sempre em uso baixo do PC, acredito também que não seja falta de fornecimento de energia.

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42 minutos atrás, Mario Paglia disse:

porém como acontece sempre em uso baixo do PC

Fontes com má qualidade e/ou falhas de construção podem apresentar problemas no baixo consumo também. 

Se você conseguir uma emprestada, ou levar o pc á uma assistência para testarem lá seria um método válido para descartar ou identificar o problema. Ou no seu caso pelo tempo de uso ela pode estar começando a falhar, só testando pra bater o martelo..

 

48 minutos atrás, Mario Paglia disse:

Coisas que ainda não tentei: Atualizar a BIOS e ligar o computador sem a placa de vídeo conectada.

Infelizmente seu processador não tem vídeo integrado, então precisa da GPU para dar vídeo. 

Novamente, se conseguir uma GPU emprestada para testar, ou testar a sua em outro computador para ver como se comporta, ou levar direto na assistência para poderem diagnosticar melhor. 

E de acordo com todos os testes que já fez acredito que seja uma boa ideia levar, afinal também não descartemos a possibilidade de defeito na Placa-mãe, e isso eles podem lhe diagnosticar com melhor precisão.

 

Mas uma atualização de BIOS se disponível pode ajudar, faça esse processo ainda antes de levar para algum lugar o pc.

Qual a versão atual da sua BIOS?

Qual a frequência das memórias? Está com XMP ativado?

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  • Membro VIP

Boa tarde

 

Como nosso colega @Alex Weiss falou se o XMP se estiver ativado conven desabilitar.

A máquina por melhor que seja nem sempre aceita essa configuração ativada.

Testou apenas com uma memória para ver se o erro acontece?

Tente reduzir a frequência de trabalho das memórias, as vezes isso resolve.

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  • Membro VIP
Em 09/06/2022 às 12:04, Edvaldo J. Frederico disse:

Boa tarde

 

Como nosso colega @Alex Weiss falou se o XMP se estiver ativado conven desabilitar.

A máquina por melhor que seja nem sempre aceita essa configuração ativada.

Testou apenas com uma memória para ver se o erro acontece?

Tente reduzir a frequência de trabalho das memórias, as vezes isso resolve.

Vou testar tudo isso,  o grande problema é que já tenho essa mesma configuração à mais de 2 anos e nunca deu esse tipo de problema, mas vou testar essas configurações na BIOS que me falaram, já testei também ligar somente com uma memória e o problema continua, o mais engraçado é que sempre ocorre quando estou fazendo tarefas normais como assistir um vídeo no Youtube, conversar no Whatsapp, já jogando nunca acontece.

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  • Membro VIP

Liguei o computador com as duas memórias RAM individualmente e em ambos os casos deu tela azul, fiz também o teste individualmente no MemTest86 nas memórias, em slots diferentes e ambas estão "OK", sem nenhum problema, conforme imagens abaixo.

 

image.png.563f62f0428b65b1322dac026d3aa705.png

 

image.png.64ad112c78a9b3096eaa3b12dde0cd51.png

 

Atualizei também a BIOS, testei com o XMP ligado e desligado, em ambos os casos a tela azul continua.

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Indo da mais possível para menos provável agora tens de conseguir testar com outra GPU e outra fonte. 

Já que testou memórias, SSDs e temperaturas, o que resta são esses 2 itens. 

 

Por via de dúvidas faz um teste de bancada ligando o sistema todo fora do seu gabinete[assim até fica mais fácil testar com gpu e fonte diferente]

 

No final se tudo não der efeito, vai restar algum dano na placa-mãe que esteja sendo a raíz, aí é só encaminhando para uma assistência diagnosticar melhor.

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  • Membro VIP
4 horas atrás, Alex Weiss disse:

Indo da mais possível para menos provável agora tens de conseguir testar com outra GPU e outra fonte. 

Já que testou memórias, SSDs e temperaturas, o que resta são esses 2 itens. 

 

Por via de dúvidas faz um teste de bancada ligando o sistema todo fora do seu gabinete[assim até fica mais fácil testar com gpu e fonte diferente]

 

No final se tudo não der efeito, vai restar algum dano na placa-mãe que esteja sendo a raíz, aí é só encaminhando para uma assistência diagnosticar melhor.

 

Acredito que no ponto que cheguei agora, só enviando o computador para assistencia mesmo para que possam testar com outros hardwares, no caso, outra placa de vídeo e outra fonte, pois infelizmente não tenho outros hardwares para usar como teste de troca.

 

Deixei por horas o FurMark rodando na placa de vídeo, não deu tela azul, deixei também rodando apenas na CPU e não deu tela azul, deixei rodando tanto FurMark como CPU Burner e também não deu tela azul, agora se eu começar a assistir algum vídeo no Youtube ou algo do tipo a tela azul vem forte kkk

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Meu problema é exatamente à este post publicado em 2010 aqui no fórum: 

 

2 horas atrás, RafaelC504 disse:

 

Boa noite, tudo bem? Já testei sim, infelizmente todos os procedimentos sem sucesso, já tive tela azul em vários momentos diferentes, inclusive logo após instalar o Windows, sem nenhum programa de terceiros instalado. 😢

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  • Membro VIP
5 horas atrás, Catelan disse:

@Mario Paglia Acho que sua última chance é arranjar outra placa de vídeo para teste.

 

Tem uma assistência técnica aqui próximo de casa que cobrou R$ 25 para identificar o problema com outras peças, acho que é a solução, pois sai mais barato do que ter que comprar peças no escuro sem saber exatamente o que é, ou até mesmo encontrar alguém que possa me disponibilizar alguma peça para testar.

 

Uma coisa interessante, ontem de noite fiquei usando apenas o OperaGX e não deu tela azul, mas mesmo que hipoteticamente o Google Chrome seja o culpado, não faz muito sentindo uma vez que já formatei o computador várias vezes, em HDs diferentes (NVMe, SSD e HD), minha BIOS está atualizada para versão mais atual (dava o problema na versão antiga e agora na nova também) e o computador não dá problema ao rodar testes de stress ou até mesmo jogando.

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  • Membro VIP

Pessoal, uma atualização, faz 1 semana que não dá tela azul, desde que deixei de usar o Google Chrome e passei a usar o OperaGX, quando eu tento usar o Chrome ele volta a dar tela azul, ou seja, é o causador do problema, alguém sabe o porque? Já formatei umas 10x o sistema operacional, em HDs diferentes, com pendrives diferentes, com ISO diferente (sempre original diretamente no site da Microsoft) e o problema continua.

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agora, Mario Paglia disse:

Pessoal, uma atualização, faz 1 semana que não dá tela azul, desde que deixei de usar o Google Chrome e passei a usar o OperaGX, quando eu tento usar o Chrome ele volta a dar tela azul, ou seja, é o causador do problema, alguém sabe o porque? Já formatei umas 10x o sistema operacional, em HDs diferentes, com pendrives diferentes, com ISO diferente (sempre original diretamente no site da Microsoft) e o problema continua.

Não devia, até porque o Opera usa o mesmo engine do Chrome, mas faça um teste:

1) Agendador de Tarefas, Biblioteca do Agendador, desative (ou exclua, como eu) as duas tarefas do Chrome.

2) Serviços, Serviço do Google Update (gupdate), desative ou mude para Manual.

 

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