Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu moro em cidade litorânea e portanto os terrenos são uma mistura de areia de restinga com capa de barro. Mas no geral é areia de restinga. No passado o local era alagado por água salgada.

 

Enfim, aterramento em terra de areia de restinga é efetivo?

  • Membro VIP
Postado

@Alan Sales Boa noite!
Sim, afeta no aterramento, e inclusive onde tu moras o aterramento é mais efetivo do que em cidades não-litorâneas! Pois pelo fato da terra ser úmida com água salgada, isso a torna mais condutiva. Em alguns locais, o eletricista coloca uma mistura de sal com carvão nas barras de aterramento para melhorar a condutividade (existe também uma espécie de gel especial para isso, que é mais duradouro do que a mistura de carvão e sal). No caso da sua casa, isso não se faz necessário.

Postado
11 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

@Alan Sales Boa noite!
Sim, afeta no aterramento, e inclusive onde tu moras o aterramento é mais efetivo do que em cidades não-litorâneas! Pois pelo fato da terra ser úmida com água salgada, isso a torna mais condutiva. Em alguns locais, o eletricista coloca uma mistura de sal com carvão nas barras de aterramento para melhorar a condutividade (existe também uma espécie de gel especial para isso, que é mais duradouro do que a mistura de carvão e sal). No caso da sua casa, isso não se faz necessário.

Eles colocam carvão e sal na verdade por pura ignorância, pois aquilo nada mais faz que corroer o cobre mais rapidamente, não melhorando em nada o aterramento.

 

Em situações residenciais onde a proteção seja TN-S com disjuntor e IDR 30mA, a condutividade do solo não tem importância nenhuma. O importante é apenas se preocupar em usar as fundações da casa se for casa nova ou fazer no mínimo 3 hastes interligadas com cobre nu 50mm separadas por 2 a 3 metros. 

 

A questão do solo só vai ser necessário se preocupar em outras situações muito mais complexas. O pessoal que pega 3,4,5 ou até 20 hastes e liga elas diretamente num fio e esse fio no no terra do chuveiro ou da maquina de lavar roupas, por exemplo, está muito menos protegido (ou melhor sem proteção alguma) que alguém que fez um TN-C-S conforme a norma. Em situações residenciais comuns deve ser prioridade: seccionamento automatico (disjuntor e IDR) e equipotencialização. O solo ter alta ou baixa condutividade não altera para melhor ou pior o nível de proteção.

  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, donzmaker disse:

Eles colocam carvão e sal na verdade por pura ignorância, pois aquilo nada mais faz que corroer o cobre mais rapidamente, não melhorando em nada o aterramento.

 

Em situações residenciais onde a proteção seja TN-S com disjuntor e IDR 30mA, a condutividade do solo não tem importância nenhuma. O importante é apenas se preocupar em usar as fundações da casa se for casa nova ou fazer no mínimo 3 hastes interligadas com cobre nu 50mm separadas por 2 a 3 metros. 

Realmente esqueci que o sal tinha esse problema... Mas senão me engano, há quem coloque apenas carvão sem sal. Só que isso só é usado em locais onde o terreno não é condutivo o suficiente, agora em situações normais, o eletricista irá instalar as barras de aterramento na área mais condutiva do terreno, onde a água cai da calha por exemplo. Isso claro, falando de um sistema de aterramento TT.

 

5 horas atrás, donzmaker disse:

A questão do solo só vai ser necessário se preocupar em outras situações muito mais complexas. O pessoal que pega 3,4,5 ou até 20 hastes e liga elas diretamente num fio e esse fio no no terra do chuveiro ou da maquina de lavar roupas, por exemplo, está muito menos protegido (ou melhor sem proteção alguma) que alguém que fez um TN-C-S conforme a norma. Em situações residenciais comuns deve ser prioridade: seccionamento automatico (disjuntor e IDR) e equipotencialização. O solo ter alta ou baixa condutividade não altera para melhor ou pior o nível de proteção.

De fato, mas também é importante considerar a condutividade para que o aterramento seja bem-feito. Porém concordo que não se deve pensar só no aterramento e esquecer do restante, até mesmo porque se for depender só de aterramento, qualquer fuga de tensão irá para o terra sem desarmar o DR, e isso resultará em desperdício de energia, que irá pesar na conta de luz.

Postado
Em 12/06/2022 às 11:51, Ferox Graxaim disse:

 

 

De fato, mas também é importante considerar a condutividade para que o aterramento seja bem-feito. Porém concordo que não se deve pensar só no aterramento e esquecer do restante, até mesmo porque se for depender só de aterramento, qualquer fuga de tensão irá para o terra sem desarmar o DR, e isso resultará em desperdício de energia, que irá pesar na conta de luz.

Olha estou para te dizer que é mais importante hj em dia equipotencializar, usar bitolas 10 ou 16mm conforme manda a norma (falando de ligação residencial comum) e equipotencializar tudo seja BEP dentro do quadro ou não do que se preocupar com a condutividade do solo. 

 

Ali na caixa de inspeção é recomendável usar massa Calafetar para encobrir toda o conector do cobre nu com a barra e o fio 10 ou 16mm do terra evitando que a conexao ali entre umidade.  

http://1.bp.blogspot.com/-7kLEamhXjqA/Ut_I0pFH-9I/AAAAAAAAADs/MuplFBmoZX4/s1600/Foto-0174.jpg

  • Curtir 1
Postado

Claro que no TT de alguma forma você vai precisar se preocupar com a condutividade do solo exemplo a resistência em ohms da sua malha de aterramento no solo


A grande vantagem no esquema TN-S que isso não é preciso. Em caso de reforma apenas uma haste é o suficiente, a norma sequer diz que precisa medir o solo no TN-S e TN-C-S, além disso usar 2 ou 3 hastes e fio cobre nu 50mm não sai caro e é relativamente fácil de instalar.

 

Na Grã-Bretanha eles usam hoje em dia 90% das casas TN-C-S, onde entra na casa só Neutro e Fase (ou 2 fases + neutro) e na entrada da casa ou do apartamento eles tem uma caixa específica lacrada onde é separado o neutro do terra, ou melhor, do neutro é criado um condutor PEN (terra). Claro que dependendo da casa e do apartamento terá o para raio e isso vai ser outra coisa e são regras específicas onde tudo isso será ligado, e nem toda casa precisa de para raio. Falando de proteção para residencia contra choque elétrico, Para proteção individual da residencia comum, seja apartamento ou casa, na grã-bretanha observa-se que o TN-C-S é fácil manuntenção e quando um eletricista vai nas casas a cada 2 ou 3 anos (por lei é obrigado a fazer vistoria), é bem tranquilo fazer testes e detectar algum problema, se houver. Pelo que pude ver não é obrigatório  ter haste ou malha de aterramento no Reinido Unido no esquema TN-C-S e TN-S pelo pude ver ao menos em uma cidade lá o cidadão pode requerer e pagar a um profissional que instale uma haste na porta da frente da casa para melhorar o sistema TN-C-S ou TN-S, ligando essa haste (ou hastes) para dentro do barramento de terra (PEN) no QDC. Lá ainda tem bastante TN-S mas são casas mais antigas.

 

Em relação aos Estados Unidos é um sistema TN-S em quase todos os casos. Provou ser um sistema eficiente. A diferença é que lá o IDR geralmente fica nas tomadas (no soquete da tomada) e não no QDC. O sistema do Reino unido é muito parecido com o do do Brasil,ou melhor, nós copiamos muito o sistema do Reino Unido e Alemanha onde o IDR fica no QDC o que eu acho muito mais seguro e prático, pois com o botãozinho de teste do IDR do QDC você já verifica se tá funcionando direitinho e protegendo todas as tomadas. Na Alemanha também é majoritariamente TN (seja TN-S ou TN-C-S). Areas rurais apenas é que são TT, pelo que pude estudar.  Além disso o disjuntor geral é super simples de instalar usando o mesmo pente para disjuntor DIN. E pra melhorar hj em dia tem o DDR que combina disjuntor e IDR  de 30mA em um mesmo equipamento e não é caro! 

 

 Um IDR bom de 30mA custa entre 90 a 200 reais. É um custo muito baixo que salva vidas. No TT talvez você nem possa usar o 30mA, pois ele não vai funcionar dependendo de quantas hastes e a condutividade do solo, o que na minha humilde opiniao é uma baita desvantagem. Fazer um esquema TN-S é tão simples quanto TT, e você não precisa se preocupar com a qualidade do solo. 

 

Usar a massa de calafetar na conexão do fio de cobre nu com o fio de cobre isolado (o famoso 10mm ou 16mm) que vai ao QDC garante que a barra de cobre não seja prejudicada por umidade e que a conexão fique boa por muitos e muitos anos.

Aterramento-1.jpg

 

A massa de Calafetar tem a grande vantagem de ser mole e facilmente você pode remover para verificar a conexão a cada 1 ou 2 anos se achar necessário. Ela vai proteger contra as influencias do clima e do sal que corroi o cobre.

 

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...