Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera!

Estou com um problema bem complexo e gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Tenho uma placa-mãe AORUS Z390 PRO WIFI e recentemente comprei uma RTX 3070TI e quando chegou, eu utilizei o aplicativo DDU para desinstalar todos os drivers e registros da placa antiga e coloquei a 3070 e fiz a instalação de drivers e funcionou normalmente. Porém, decidi formatar o computador e atualizar todos os drivers incluindo a última versão da BIOS da minha placa que peguei direto no site da gigabyte e aproveitei e instalei também o Windows 11 (antes utilizava o 10). Após fazer toda a instalação e atualização de drivers e aplicativos apresentou um problema, o áudio não funciona no meu headset Hyperx Cloud Alpha tanto nas saídas traseiras quanto nas dianteiras e o mais estranho de tudo isso é que no mixer de volume do Windows ele entende que está sendo reproduzido áudio porém o mesmo não se reproduz, tenho um monitor AOC HERO e o utilizo no cabo Display Port e quando altero a saída de áudio para o monitor o mesmo reproduz normalmente.

- TESTES JÁ FEITOS

1) já reinstalei os drivers de áudio (incluindo versões anteriores)

2) já testei meu headset e o mesmo não está com defeito

3) já testei as duas entradas e saídas de áudio e ao plugar os cabos do headset a placa-mãe reconhece, indica reprodução de áudio mas não funciona

4) já tentei atualizar o driver pelo Windows e também não obtive sucesso

5) formatei para o windows 10 novamente para ver se o problema era windows 11 pois vi bastante vídeos na internet indicando que o mesmo apresenta problemas com áudios e também não resolveu

Configuração atual:

placa-mãe GIGABYTE AORUS Z390 PRO WIFI

RTX 3070 TI

16 GB (8X2) memória RAM HYPERX

FONTE 650W

Windows 11

Outro detalhe importante, sempre que eu reinstalava os drivers e sempre ao ligar, o fone dava umas xiadas.

• 3 semanas depois...
  • Administrador
Postado

Vai na guia de dispositivos de som do seu computador, e escolha a saída de áudio padrão para PLACA DE SOM / P2 ou para o Realtek ALC1220-VB, se não estiver designado apenas para essa saída padrão, ele estará enviando o áudio simultaneamente para a saída HDMI e talvez por isso não esteja conseguindo obter o aúdio.

• 3 semanas depois...
Postado

@Felpes Paiva Por coincidência eu tinha trocado minha GPU para uma RTX 3070TI. Quando ela chegou eu removi tudo via DDU e estava funcionando perfeitamente. Resolvi formatar e atualizar a BIOS e foi onde sumiu o meu áudio. Eu abri um RMA na gigabyte e estou aguardando eles avaliarem minha placa. Mas desconfio que seja BIOS, pois minha placa tem bluetooth e por bluetooth ou adaptador USB o mesmo funciona normalmente e os drivers instalam, se fosse algum dispositivo da placa-mãe danificado acredito eu que o driver não iria instalar. Enfim, faça os testes que eu fiz para ter certeza. Utilize o som com um adaptador USB, tenta testar com algum dispositivo Bluetooth e instale a versão atual do seu driver de áudio e a versão anterior e veja se ambos irão instalar normalmente. No meu caso, só falta a BIOS mesmo para tirar a prova real e se não for, eu sinceramente não sei mais pra onde correr.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!