Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou tendo muitos problemas para atualizar a BIOS da minha placa-mãe pois o modelo dela é difícil de encontrar atualizações.

Essas são as especificações dela:

image.png

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
Postado

Primeiramente desculpe por desenterrar um tópico velho, mas eu tinha a mesma dúvida, e agora consegui resolver. Postando pra ajudar outras pessoas que futuramente tenham essa dúvida.

Após bastante pesquisa, descobri: a placa originalmente era uma Gigabyte H110M-S2PV (existem variações DDR3 e DDR4).
A BIOS da Gigabyte provavelmente vai funcionar nessa placa, mas se a sua estiver funcionando, faça um backup completo (8 MegaBytes) do chip antes, e verifique a integridade do backup. Se você tiver equipamento de solda, e chip de BIOS reserva, eu recomendo preservar o chip original intacto, grave a BIOS da Gigabyte em um chip reserva, e caso dê errado, volte pra BIOS OKI.

Eu tenho uma placa dessas que não está funcionando, não tenho nada a perder. A minha é DDR3. Vou gravar a BIOS da Gigabyte e depois aviso aqui se der certo.

Se funcionar pra vcs, deem joinha.

• Confuso 1
  • Triste 1
  • 1 ano depois...
Postado
Em 08/11/2022 às 14:43, oraculorafa disse:

A placa originalmente era uma Gigabyte H110M-S2PV (existem variações DDR3 e DDR4).

Estão me pedindo ajuda em particular pelo tópico ser antigo, vou responder aqui pra ajudar a todos.

Para quem não tem equipamento de solda, nem gravador de BIOS, é possível fazer a atualização da BIOS por dentro do Windows, mas é um procedimento arriscado, e caso dê errado, sua placa vai parar de funcionar, e você vai precisar pagar pra alguém que faça a solda e regravação.

Atualização BIOS usando FPT (para arquivos com tamanho parcial)

* NÃO faça o procedimento sem um nobreak para caso de oscilação de energia
* NÃO usar AFU com parâmetros "Recovery" nem "Capsule". Aliás, AfuDos e AfuWin não são os recomendados para isso.

* NÃO gravar arquivos do tamanho do chip inteiro (4 MB, 8MB ou 16MB por exemplo), gravar somente imagens parciais (2.5MB, 6MB ou 12MB por exemplo). Se tiver um arquivo inteiro e quiser transformar em parcial, abrir no UefiTool, selecionar somente "BIOS Region", ir no menu "Action > Region > Extract as is", e usar esse arquivo parcial extraído pra gravar no FPT.

* DESATIVE / INTERROMPA totalmente o Windows Update.

* VERIFIQUE no programa Crystal Disk se o seu disco está "Saudável", não pode estar em "Alerta", que aí ele já começou a corromper arquivos

Pode baixar o ME System Tools daqui: https://www.alisaler.com/category/programas/intel-me-system-tools/

Pode baixar o Uefitool daqui: https://www.majorgeeks.com/files/details/uefitool.html

1 - Antes, remova todas as senhas da BIOS, desative o Secure Boot, desative TPM e criptografia BitLocker. Se a placa tiver um jumper "ME_UNLOCK", coloque o jumper neste lugar.

2 - Instale os drivers do Chipset / Intel ME, abra o programa HWInfo64, identifique a versão do ME FW. Procure o ME System Tools na versão exata do seu ME, descompacte somente a versão que precisa. Vai ter o "Flash Programming Tool", USE A VERSÃO PARA WIN32, E NÃO USE A VERSÃO WIN64.

3 - Pesquise no Menu Iniciar "cmd", abra o local do arquivo, copie o CMD.exe, cole o CMD.exe (não atalho) dentro da pasta Win32 do FPT, abra como administrador.

4 - Faça o backup da BIOS digitando o seguinte comando no CMD:

FPTw.exe -BIOS -d biosreg.bin

5 - (opcional) Caso você tenha o AMIBCP 3.46, 4.55 e também 5.XX, tente abrir o backup biosreg.bin dentro de alguma das versões do AMIBCP. Atenção, o arquivo provavelmente só vai abrir na versão certa do seu Aptio.

Aptio IV é para AMIBCP 4.

Aptio V é para AMIBCP 5.

6 - Caso consiga sem erros, pegue o arquivo que você quer gravar (lembre-se, parcial, tamanho 2,5MB ou 6 MB), renomeie para update.bin e digite este comando no CMD:

FPTw.exe -BIOS -f update.bin

7 - Após ver a mensagem de sucesso, desligue a placa-mãe. Se estiver com pilha, tire, faça o Clear CMOS, desligue a fonte, devolva a pilha, e tente ligar a placa-mãe.

Esse manual serve para "converter" placas mãe "brasileiras" (Positivo, Megaware, PC-Ware, Daten, etc) nas suas versões originais estrangeiras (ECS, Gigabyte, Foxconn, etc), desde que identifique o modelo exatamente igual, use o arquivo parcial como descrito, e mantenha a mesma versão de ME. Cuidado, se o fabricante disponibilizou uma atualização de ME, primeiro mude a marca da placa usando o ME antigo, e só depois atualize o ME.

• 1 ano depois...
Postado

Bom dia

Se alguém ainda interessar , vou postar está BIOS original de uma placa que reparei hoje.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!