Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construção e componentes internos do filtro de linha UPSAI FM10


Posts recomendados

  • Moderador

Boa noite!

Devido à minha necessidade de tomadas a mais para a instalação de meu servidor de arquivos e switch de rede em meu sistema, decidi trocar meu Clamper Energia 5 por outro filtro de maior capacidade.
Dentre as opções na faixa de 100 reais com entrega, estavam o Clamper Energia 8 e o UPSAI FM10. Como recebi boas referências da UPSAI, acabei optando por este, o que foi um erro visto que é muito inferior ao Clamper Energia 8. Não é um produto que recomendo.
Seguem fotos e especificações dos componentes utilizados nele:

Construção externa:
IMG_20220614_120447.jpgIMG_20220614_120508.jpgIMG_20220614_120613.jpg

 

Caixa feita em aço pintado com tinta epoxi, cabo PP Forusi 3x0.75mm² e conector Forusi de 3 pinos e 10A reto.

Construção interna e componentes:

IMG_20220614_113624.jpgIMG_20220614_113637.jpgIMG_20220614_113732.jpgIMG_20220614_120650.jpg
 

1x Varistor MYG 10-431 (Creio ser o mesmo que o MYG-10K431) entre o fase e o neutro
1x Capacitor Topmay MPX-X2 250V entre o fase e o neutro
1x Chave Micro Disjuntor 10A 250V
10x Tomadas Rimaflex

Observações: As soldas aparentam ter sido feitas à mão, porém não foi limpo e há resíduos de fluxo de solda por todo o interior da caixa.

Embalagem do produto:
IMG_20220614_134833.jpgphoto_2022-06-14_11-19-24.jpg

  • Curtir 4
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por abrir e tirar fotos

Como pode ver é um filtro meia boca, sem barramento e com cabinho dfe cobre fazendo a função do barramento. Varistor sem fusível termico e somente 1 varistor

 

Eu compraria o iClamper 8 ou uma extensão ligada em um Intelbras EPS 301


Esse "filtro" acima aí da Upsai vale a pena por 15 ou 20 reais, no máximo. Deveria ter uma nobra NBR com segurança mínima para fabricação de filtros, filtros com DPS e protetores eletronicos. Repare nesse teu UPSAI a proximidade que fica o "barramento" de cobre da fase com o do terra. Isso aí deveria ser retirado do mercado


Parece muito com os filtros da PW, só que os da PW custam 22 reais e tem barramento mais seguro

 

Parece que eles dobraram o condutor de cobre a mão para não encostar no terra

Deprimente

https://imgur.com/a/KToGne8

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@donzmaker , infelizmente não há como devolver, mas o valor cobrado por ele é absurdo pela (falta de) qualidade.

Eu deveria ter conferido o tópico, pois é o mesmo modelo que se encontra aqui.

Talvez dê para aproveitar pra alguma coisa.

Um dos condutores de cobre consegui dobrar na mão por acidente apenas encostando, então fizeram o mínimo do mínimo. O manual menciona entrar na classificação ANSI C62.41 categoria A, mas não tenho certeza se realmente encaixaria nela.

Assim que puder irei comprar um Clamper Energia 8, como deveria ter feito a princípio.

 

11 horas atrás, donzmaker disse:

Deveria ter uma nobra NBR com segurança mínima para fabricação de filtros, filtros com DPS e protetores eletronicos. Repare nesse teu UPSAI a proximidade que fica o "barramento" de cobre da fase com o do terra. Isso aí deveria ser retirado do mercado

De acordo! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

@donzmaker , infelizmente não há como devolver, mas o valor cobrado por ele é absurdo pela (falta de) qualidade.

Eu deveria ter conferido o tópico, pois é o mesmo modelo que se encontra aqui.

Talvez dê para aproveitar pra alguma coisa.

Um dos condutores de cobre consegui dobrar na mão por acidente apenas encostando, então fizeram o mínimo do mínimo. O manual menciona entrar na classificação ANSI C62.41 categoria A, mas não tenho certeza se realmente encaixaria nela.

Assim que puder irei comprar um Clamper Energia 8, como deveria ter feito a princípio.

 

De acordo! 

Essa classificação ai ANSI C62.41 se não me engano é só por conta do circuit-breaker, o microdisjuntor dele, que é a unica peça que é possível aproveitar na minha opinião

 

Ele é uma porcaria. Qualquer leigo consegue ver que não é seguro e deveria ser banido do mercado. O certo era entrar com denuncia no Procon ou no Inmetro mas duvido que eles façam algo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Em minha concepção o filtro tem que ter no mínimo os seguintes componentes, que deverão ser soldados na linha de energia do filtro nessa ordem: 1º Fusível de 10A (ou com valor compatível com a potência da fonte ex: 500(W) = Fusível de 5(A) em rede 127(V) ou 3(A) em rede 220(V) ( A=W÷V )), 2º varistor 14d221k para rede 127(V) ou 14d391 para rede 220(V), 3º capacitor de segurança X de 0.47uF 250V ou 400V, 4º diodo TVS bipolar P6KE220CA para rede 127V ou P6KE400CA para rede 220(V)- só serve o bipolar (CA). Como funciona: O fusível abre e protege o circuito caso algum componente falhe, o capacitor instalado após o varistor atenua picos de tensão e o diodo instalado por último elimina os picos de tensão que eventualmente passarem pelo varistor e capacitor, por ser um dispositivo ultra rápido o P6KE não deixa nenhum pico de tensão passar. SOBRE A SOLDAGEM: Soldar os polos do fusível em série com a fase, os demais componentes soldar uma perna na fase e uma perna no neutro.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!