Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Ethernet" não tem uma configuração de ip válida


Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

20220617_131719.thumb.jpg.1667198cfd387aa29dff3f2372155e80.jpg20220617_131700.thumb.jpg.4c9116a97cc4c7e62132780bb2b9b21c.jpgBom, eu montei recentemente meu PC e ainda não tinha usado internet, fui tentar usar hoje e recebi um erro ("Ethernet" não tem uma configuração de ip válida), imaginei que poderia ser talvez o cabo de rede que já era um tanto defeituoso, então troquei o pc de lugar e passei o roteador da sala pro quarto, isso tudo pra testar com um cabo diferente, e continuou dando o mesmo problema 

 

Minha placa-mãe é uma a320mh, acho que talvez essa informação seja relevante porque a minha antiga (IPMH61R3) precisava de drivers específicos para se conectar...

20220617_131821.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Ricardov disse:

Instalou os drivers da placa-mãe? Veja no gerenciador de dispositivos se não falta algum driver. Pode também tentar desativar e depois reativar a placa de rede.

Sim, reinstalei, até formatei o windows, instalei também o driver direto do site da fabricante e não aconteceu nada de novo, tentei também pelo 3dpnet e nada, creio que talvez o problema não seja driver... eu consigo rotear normalmente do celular pro PC, mas não gosto porque não carrega o celular e a internet é bem mais lwnta (20mbps contra 200mbps no cabo)

 

11 minutos atrás, roberto0071 disse:

sua placa-mãe é da gigabyte ou da biostar?

é da biostar, biostar a320mh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cleiton2040 disse:

Sim, reinstalei, até formatei o windows, instalei também o driver direto do site da fabricante e não aconteceu nada de novo, tentei também pelo 3dpnet e nada, creio que talvez o problema não seja driver... eu consigo rotear normalmente do celular pro PC, mas não gosto porque não carrega o celular e a internet é bem mais lwnta (20mbps contra 200mbps no cabo)

 

é da biostar, biostar a320mh

 

se você baixou os drivers desse link:

https://www.biostar.com.tw/app/pt/mb/introduction.php?S_ID=1024#download

 

e não funcionou então verifique se a placa de rede Ethernet n esta desativada na BIOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
58 minutos atrás, cleiton2040 disse:

Sim, reinstalei, até formatei o windows, instalei também o driver direto do site da fabricante e não aconteceu nada de novo, tentei também pelo 3dpnet e nada, creio que talvez o problema não seja driver... eu consigo rotear normalmente do celular pro PC, mas não gosto porque não carrega o celular e a internet é bem mais lwnta (20mbps contra 200mbps no cabo)

 

Isso nada tem a ver com o PC. A tal configuração IP válida vem do servidor DHCP que deve ser seu roteador.

 

Num primeiro momento pode testar fazendo o simples: veja qual a rede que usa em seu roteador e coloque seu PC em um endereço nessa rede, fixo, nas propriedades de IPv4 na placa de rede e vai saber se o problema é do tal servidor DHCP ou de conectividade mesmo...

 

 

image.png.fa9531e062f69496bb68861eeebf02cc.png

 

 

um exemplo. veja os endereços certos na sua rede...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, arfneto disse:

 

Isso nada tem a ver com o PC. A tal configuração IP válida vem do servidor DHCP que deve ser seu roteador.

 

Num primeiro momento pode testar fazendo o simples: veja qual a rede que usa em seu roteador e coloque seu PC em um endereço nessa rede, fixo, nas propriedades de IPv4 na placa de rede e vai saber se o problema é do tal servidor DHCP ou de conectividade mesmo...

 

 

image.png.fa9531e062f69496bb68861eeebf02cc.png

 

 

um exemplo. veja os endereços certos na sua rede...

 

Isso eu também tentei, mas não mexo muito com roteadores, o máximo que consegui de informação foi na aba LAN, mas nele não consigo o gateway e também n consigo o dns, tentei 8.8.8.8 como primário e 8.8.4.4 como secundário e também não consegui, de qualquer forma não tenho o gateway

 

 

image.png

 

 

ATUALIZAÇÃO

 

 

De fato não era isso, mas sua resposta ajudou pois era no roteador mesmo, era na verdade um filtro MAC, eu tinha configurado somente para o meu PC (antigo) funcionar, era por whitelist e só tinha o endereço MAC do PC antigo, e como eu disse, eu troquei de pc, e acabei esquecendo desse detalhe, então o acesso do meu PC estava bloqueado, pois é um endereço MAC novo/diferente.

Obrigado a todos que ajudaram, problema solucionado!image.thumb.png.34da6b976bbacf4ddbc62337a5d8d55a.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, cleiton2040 disse:

Isso eu também tentei, mas não mexo muito com roteadores, o máximo que consegui de informação foi na aba LAN, mas nele não consigo o gateway e também n consigo o dns, tentei 8.8.8.8 como primário e 8.8.4.4 como secundário e também não consegui, de qualquer forma não tenho o gateway

 

Nesses roteadores simples MUITAS vezes, como essa sua por exemplo, o servidor DHCP não tem uma entrada para você digitar o endereço do gateway. Então implicitamente o gateway é o roteador e o endereço do gateway é o endereço do servidor DHCP que 

e claro o endereço do roteador na rede interna. esse 192.168.100.1.  Isso é um inferno porque dificulta dividr a rede e ter mais servidores DHCP, por exemplo

 

Sugiro deixar uns endereços fora dessa faixa e não todos de 2 em diante para o DHCP. Reservando uns pode ser favorável se precisar testar ou por alguma razão ter algo na rede com endereço fixo. 

 

O gateway na Rede Local

 

O servidor DHCP na rede sempre vai oferecer um endereço de gateway então qualquer dispositivo na rede pode te dar esse endereço. Um telefone, uma impressora, uma TV, qualquer computador. No Windows basta rodar ipconfig /all e ver o resultado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!