Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Existem dois requisitos:

-Ter um jogo compatível com as tecnologias;

-Ter uma placa de vídeo compatível com as tecnoloiga.

Ray Tracing é algo suportado por placas NVIDIA (RTX 2000 e RTX 3000) e AMD (RX 6000) mais novas, porém o DLSS é tecnologia exclusiva da NVIDIA, só funciona nas placas RTX. A AMD tem algo parecido que o FSR 2.0.

Para utilizar alguma das duas tecnologias, caso você cumpra os requisitos acima, basta ir no menu de configurações gráficas do jogo e ativar.

Postado
  Em 24/06/2022 às 17:19, JoãoFilipe25 disse:

Boa tarde rapaziada, sou bem leigo nesse quesito de computador e queria saber como usa/ativa dlss e Ray Tracing nos jogos

Expandir  

Para isto é preciso ver se a sua GPU suporta estas tecnologias. Se sim, é preciso procurar o menu do painel de controle da placa de vídeo para ativá-las. Em alguns jogos, pode ser necessário ativar o recurso pelo menu do jogo.

Postado
  Em 24/06/2022 às 17:53, JoãoFilipe25 disse:

@RonaldoDuarte11 Minha placa de vídeo é uma 3050 que tem DLSS e Ray Tracing.
É só ativar no jogo então? Achava que teria que ativar em alguma configuração

Expandir  

Procura pelas opções do Ray Tracing e DLSS no Painel de Controle NVIDIA, clicando com o botão direito num canto vazio da área de trabalho e escolhendo a opção do painel de controle. Em "Configurações globais" (ou algo assim), procure pelas opções do Ray Tracing e DLSS e ative. Se, mesmo assim, não mudar nada no jogo, eventualmente será preciso ativar o recurso no menu do game.

Postado

@RonaldoDuarte11 acho que seria ativável no painel da NVIDIA se fosse algo que você pudesse forçar nos jogos, mas não é o caso, RT e DLSS são tecnologias que dependem de implementação no código do jogo. Eu já testei Ray Tracing no Cyberpunk 2077 na minha GTX 1660 Ti, bastou ativar nas configurações do jogo, nada mais. Claro que rodou muuuuito mais lento na minha placa do que numa RTX, mas os efeitos de Ray Tracing foram aplicados corretamente.

Postado

@JoãoFilipe25 Qual versão do Minecraft? Porque se não me engano o Java não ter suporte a Ray Tracing. Só o Minecraft Bedrock.

Postado

GTA 5 não tem Ray Tracing, e Minecraft só tem Ray Tracing na versão Windows 10/Bedrock em mapas específicos.

Se quer Ray Tracing no Minecraft, precisará usar algum shader que suporte tal recurso, o SEUS PTGI é o mais famoso e o que mais faz efeito, mas lembre-se que é um recurso muito pesado, a 3050 pode não aguentar em 1440P.

Postado
  Em 24/06/2022 às 18:26, GuilhermeGB disse:

@RonaldoDuarte11 acho que seria ativável no painel da NVIDIA se fosse algo que você pudesse forçar nos jogos, mas não é o caso, RT e DLSS são tecnologias que dependem de implementação no código do jogo. Eu já testei Ray Tracing no Cyberpunk 2077 na minha GTX 1660 Ti, bastou ativar nas configurações do jogo, nada mais. Claro que rodou muuuuito mais lento na minha placa do que numa RTX, mas os efeitos de Ray Tracing foram aplicados corretamente.

Expandir  

Você conseguiu colocar Ray Tracing numa GTX 1660 TI? Conte-me mais...

Provavelmente o Ray Tracing aí foi simulado por software, porém não é suportado pela placa, senão estaria disponível para configurar no painel NVIDIA.

Em placas NVIDIA com Ray Tracing nativo, dá para fazer um melhor balanceamento desse recurso.

Postado

@RonaldoDuarte11 O RayTracing para as GTX foi liberado desde 2019 por driver, só fica inviável jogar com FPS altos mesmo pelo tipo de núcleo que as GTX tem.

Postado

@RonaldoDuarte11 o suporte a Ray Tracing existe via DirectX, mas como eu disse, é muito lento pela falta de hardware especializado. Para todas as placas a partir da GTX 1060 foi liberado Ray Tracing via DirectX. Mas parece que no cabo do Cyberpunk 2077, o suporte foi removido para placas sem hardware especializado em atts recentes. Aqui tem alguns testes em alguns jogos com a GTX 1080 Ti:

Postado
  Em 24/06/2022 às 20:24, RonaldoDuarte11 disse:

Você conseguiu colocar Ray Tracing numa GTX 1660 TI? Conte-me mais...

Provavelmente o Ray Tracing aí foi simulado por software, porém não é suportado pela placa, senão estaria disponível para configurar no painel NVIDIA.

Expandir  

Os drivers modernos da NVIDIA fazem com que todas as placas de vídeo a partir da GTX série 1000 suportem Ray Tracing e DLSS.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!