Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Curva de Fan ideal para a CPU


Posts recomendados

Minha configuração é:

 

b560m aorus elite / i5 11400 /CM Hyper T4

 

Queria saber qual seria uma curva de fan legal pra deixar configurada.

 

Eu queria colocar a fan em 100% quando atingisse 70c. Mas sempre que coloco um valor acima de 65c e salvo, ele volta pra 65c.

Os outros valores também mexem sozinhos. Quase nunca o valor que coloco lá fica exatamente igual.

 

Não sei se é alguma maluquice da placa-mãe, algum controle automático, mesmo estando no manual.

 

Vocês sabem como resolver isso? Se tem algum programa que mexa na curva da CPU fan, sem ser na BIOS, como o MSI  Afterburner faz pra GPU.

 

image.thumb.png.1e8836e97ac2c5fcd09fd446c87d6ae4.png

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Uma coisa que me incomoda bastante é a inconsistência. 

Muitos jogos batem 65c~69c por um breve momento e depois normalizam. E eu acho insuportável a fan aumentando e diminuindo a velocidade toda hora.

 

Em um BF V da vida, fica sempre por volta dos 72~73c porque o jogo usa quase 100% do processador continuamente. Nesse caso, beleza.

 

Mas em um minecraft, por exemplo, toda vez que carregam muitos chuncks de uma vez, a temperatura sobe pra perto do 70 por uns 5 segundos e cai novamente. Fazendo a fan subir pra 100% e cair pra 60% logo em seguida.

Queria tentar aumentar esse limite pra 70c  pra evitar um pouco dessa instabilidade.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Pensei em comprar um cooler gamdias boreas m1-610 que vejo a galera recomendando pra ver se melhora nisso. Mas não sei se ele tem uma diferença tão grande em relação ao meu Hyper T4, pra valer pagar 165 reais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Não entendi muito bem, como assim de trás pra frente? Tipo "espelhar" esses números? 

Mas nesse caso, se o estagio 7 sempre fica em 100%, ele não ficaria em 100% a 20c?

 

E o problema em si não é o estagio 7 estar em 100%, eu quero que ele fique em 100%, mas só quando a temp esteja acima de 70c.

Eu não consigo seta a temperatura em mais de 65c que a BIOS joga ela de volta pra 65c.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Ah sim, isso eu meio que já estava fazendo.

Mas realmente não consigo colocar nenhuma temperatura acima de 65c, seja no estagio 6 ou no 7. Ele simplesmente volta pra 65c.

 

Vou tentar descobrir algum programa que me permita fazer isso sem ser pela BIOS, porque por lá ela ta limitando em 65c sei lá porque.

 

Também acabei comprando o cooler gamdias boreas m1-610, espero que por ele ser melhor, menos jogos cheguem nesse pico de 65c que causa a oscilação rápida entre o estagio 6 e 7

Só estou torcendo pra caber no meu gabinete. Pelo o que medi na régua, cabe. Mas as medidas desse meu Hyper T4 estão meio diferentes em relação ao site. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Nossa, que bizarro. Aqui realmente não deixa eu alterar.

E lembro de ter atualizado a BIOS quando recebi a placa-mãe. Vou conferir se tem outra versão.

 

Sera que tem algum outro jeito pra resetar a BIOS ou coisa assim? Porque de configuração parece estar igual a sua, tirando a curva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Então, te falar que consegui resolver.

Eu estava alterando os valores digitando diretamente os números ali embaixo.

 

Alguns funcionavam, alguns mudavam o valor sozinhos e outros não alteravam, como no caso do estagio 7 em 65c.

 

Resolvi mexer direto pelo gráfico, arrastando as bolinhas. Funcionou. Consegui passar de 65c e mexer e tudo certinho.

Agora é só fazer alguns testes com a curva de fan.

 

Você acha que até quantos graus seria bom deixar o processador?

Deixei desse jeito por enquanto e já deu uma melhorada. Em uma meia hora de Battlefield V, ficou por volta dos 73c, com um pico só de 75c e logo voltou. Quase igual era antes, e com 25% menos velocidade.

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Takedo disse:

Alguns funcionavam, alguns mudavam o valor sozinhos e outros não alteravam, como no caso do estagio 7 em 65c.

 

Resolvi mexer direto pelo gráfico, arrastando as bolinhas. Funcionou. Consegui passar de 65c e mexer e tudo certinho.

Agora é só fazer alguns testes com a curva de fan.

Eu acho que fiz direto no gráfico.. Por isso, não lembro desses problemas..

 

 

33 minutos atrás, Takedo disse:

Você acha que até quantos graus seria bom deixar o processador?

Deixei desse jeito por enquanto e já deu uma melhorada. Em uma meia hora de Battlefield V, ficou por volta dos 73c, com um pico só de 75c e logo voltou. Quase igual era antes, e com 25% menos velocidade.

Eu fiz alguns testes na semana do feriadão e em carga máxima da CPU, com o Hyper T4, ele fica mesmo na casa dos 70 ~ 75ºC.. Isso, em render de vídeo.. Pra jogo parece alto, mas tu disse que BF come a CPU, então, faz mais sentido.. Aí, entra gabinete e refrigeração do PC..

 

Uma coisa que preciso lembrar é que, esse placa NÃO obedece a especificação de TDP da Intel, ou seja, ela aplica o Boost da CPU, pelo tempo que for necessário.. Dessa forma, o 11400 fica em 4.2GHz, o tempo todo.. No teste que falei acima, ele puxa 120 Watts fácil.. Não lembro o TDP máximo que o T4 aguenta, mas não deve ser muito longe disso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou o cooler novo, Gamdias Boreas m1-610, e acho que a diferença foi mínima. 

 

Em Idle, com o PC parado, continua na faixa dos 36c

Jogando, talvez tenha baixado uns 3c, nada muito diferente disso.

 

Não fiz nenhum teste muito preciso. Mas achei que notaria mais diferença.

Talvez com uma curva de fan mais alta a diferença seja maior, mas tentei deixar ela baixa mesmo por causa do som.

 

Impressão que da é que o processador sempre vai atingir medidas X. Se eu deixar a fan em 50% ou 80% no Battlefield V, vai continuar bem próximo dos 70~73c.

 

Sobre o barulho, tenho a impressão de que em idle ele esta levemente mais alto e jogando, levemente mais baixo.

Talvez seja só efeito placebo, mas parece que estou escutando mais o PC em idle agora do que antes. Mesmo tendo baixado a curva. Talvez dê pra baixar mas ela em Idle, sendo que a temperatura continua igual, mas preciso testar.

 

No final das contas acabei me arrependendo da compra. 

 

.image.thumb.png.51ac52cee98a6c93ebb324884b274f8d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...