Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tudo bem galera do hardware?

Possuo um notebook Positivo Motion Q464C Intel Atom Quad Core 4GB 64GB.

Tenho ele faz uns 2 anos acredito, gostaria de fazer um upgrade nele para não ter que vender e comprar um pc, vocês acham que é possível fazer algo mesmo sendo tudo integrado? queria trocar desde a memória de armazenamento até a placa-mãe, não gostaria de descartar algo tão prático assim, então conto com a ajuda de vocês já que é minha ultima esperança.

Postado

Upgrade nele é quase impossível, é tudo soldado inclusive a HD. Trocar a placa-mãe num notebook não dá também. Quando eu vi processador Atom já pensei xii… Mas não é tão ruim quanto eu pensava porque tem 4 núcleos. Pelo que pesquisei o desempenho dele está entre um Core2Duo e um I3 com uma vantagem: consumo de energia incrivelmente baixo, apenas 4 watts contra 20 watts de um processador normal de notebook, ele não precisa nem de ventoinha. A HD dele é do tipo eMMC que é inferior a uma SSD mas bem superior a uma HD mecânica. O problema é a capacidade, 64 GB hoje em dia não dá pra nada. Então quais as opções?

Entenda que o que pesa hoje em dia num computador pra valer é jogos e edição de vídeo HD. Depois disso a própria internet. O resto não muda muito. Eu há quase um ano descobri por acaso um navegador chamado Brave que é baseado no Chrome que vem com uma coisa que já deve ser popular aqui mas eu nunca tinha usado que é um adblock. A diferença é grande, porque ele não baixa nem é obrigado a processar os anúncios que muitas vezes são pequenos vídeos e pesam um bocado tanto em memória como em processamento. Outro dia instalei o Brave numa máquina fraquíssima, um Dual core com 2 gigas de memória, HD mecânica e Windows 7 e fiquei bobo como acessou bem a internet. No meu note com 6 gigas e SSD abre 20 janelas com um “pé nas costas”. Alguns sites reclamam do adblock e muito poucos não abrem se não desligá-lo o que é fácil, desligar e depois ligar de novo. Quanto ao armazenamento você tem as seguintes opções: comprar um cartão de memória pra preservar o grande lance desse note que é a portabilidade ou partir pra uma HD externa. Tenho 6 Hds externas mecânicas da Western Digital, 3 modelo My Passport e 3 modelo Elements, uma de 2 teras e as outras 5 de 1 tera. Comecei a comprá-las em 2013 e nunca deram problema mas tem que tomar cuidado, HD mecânica não suporta pancadas principalmente se estiver em funcionamento. Uma HD externa mecânica de 1 tera da W.D. deve estar na faixa de 300 a 400 reais e funciona muito bem até na USB 2.0 já que a sua HD interna é rápida(o seu note tem uma 2.0 e uma 3.0 bem mais rápida). O prático disso é que seus arquivos vão ser facilmente transportáveis o que facilita quando você comprar uma máquina mais potente. Outra opção é fazer uma SSD externa com um case de HD e uma SSD Sata normal de 480 gigas que deve estar na faixa de 400 reais. As vantagens são a rapidez quando conectada na USB 3.0 (o que é relativo com HD externa), imunidade a pancadas, maior durabilidade, consumo mais baixo quando você usar o seu note na bateria e você eventualmente pode usar ela mais pra frente pra envenenar um note usado (ou até um desktop) com mais memória e processador  mais potente mas amarrado por uma HD mecânica que, quando usada como HD principal leva uma surra inacreditável de uma SSD SATA comum. No coitadinho core 2 Duo da minha mãe reduziu o tempo de boot de 3 minutos pra 20 segundos, e abre qualquer janela na hora. No meu I7 reduziu o tempo de boot de 3 minutos pra 5 segundos.

• Obrigado 1
Postado

@katheus gaming

Kkk. Bom, se o seu note aceita upgrades menos mal. Apesar de descontinuado e sem suporte ainda acho que o Windows 7 é uma boa opção pra máquinas com pouca memória. Outra opção é uma SSD (desde que não seja falsificada, cuidado) nem que seja de uns 200 gigas, nunca é perdida. Quando o Windows dá aquelas congeladas de vários minutos, fica acessando a HD e as vezes nem descongela mais e é que ele está reorganizando a tal memória virtual e nas HDs mecânicas pode ser um processo lentíssimo. Sem ter que ficar movimentando a cabeça pra lá e pra cá as eletrônicas fazem isso rapidinho as vezes em segundos. Eu fiquei entre comprar a SSD ou aumentar a memória do meu note que só tem 6 gigas com 2 pentes desiguais e não me arrependi de ter escolhido a SSD, ficou mais barato e acabou com todos os problemas.

Uns 4 anos atrás instalei numa Dell celeron d525 com 1 giga de memória de 2006 uma dessas versões “light” do Linux, era o “Xubuntu” e agora tem também o “Lubuntu” que, pelo que pesquisei é joia também e é 64 bits. É meio chato pra instalar programas, tem que ser na tal janela “terminal” por linha de comando e como não entendo de Linux peguei as instruções no Google. Aí é copiar o comando do navegador (o Xubuntu veio com o Firefox nativo) e cola na tal janela e se não der certo procura  instrução em outro site e acaba dando certo. Mas depois de instalar o principal ficou uma máquina bem usável, é clicar nos ícones e no equivalente do menu iniciar e um abraço, até minha mãe com 75 anos na época conseguiu aprender a usar muito fácil. O Libre Office é muito bom, eu uso no Windows também, é bem mais fácil de usar que as versões modernas da Office da Microsoft cheias de firulas que a maioria não usa, abre e exporta sem problemas os arquivos da Microsoft bem como PDFs e Epub também. Como não precisava de anti vírus (e acho que ainda não precisa) o que amarra demais máquinas antigas foi muito bem até. É que na hora de instalar a gente define uma senha mãe e sem ela o Linux não instala nada. Numa outra máquina que instalei deixei a impressora ligada no USB durante a instalação e instalou um driver sem as “perfumarias” pesadas da HP. Aliás instalou todos os drivers necessários e nas duas máquinas que instalei fez “dual boot” automaticamente pra não eliminar o Windows e leu a partição do Windows sem problemas. O Xubuntu só precisava de uns 30 gigas de espaço livre na HD e claro, você define o tamanho da partição que o instalador vai criar. Obvio que vai bem desfragmentar a HD antes e se der pra fazer um backup da HD por garantia melhor, embora eu não fiz nenhum dos dois e funcionou beleza. Ficam as dicas.

Postado

Melhor opção (pra mim) seria instalar um Linux nele... rs
Entre Xubuntu e Lubuntu, como o @Andreas Karl sugeriu, fique com o xubuntu, o lubuntu de umas atualizações pra cá ficou meio bugado (pode ser q já tranham resolvido, faz quase 1 ano que não o uso) e é mais "cru" quanto ao gerenciamento do desktop (da parte gráfica), da mt problema pra quem ainda tá aprendendo a usar o linux.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...