Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma Memória Crucial Ballistix, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16 - BL8G32C16U4W e ontem percebi no Armoury Crate que minha memória RAM tá rodando a 2666 MHz sendo que ela é de 3200 MHz. Na BIOS achei 2 opções, mexer na XPG e escolher entre os perfis padrão e mais 2 onde ele roda a 3200 MHz mas tem uma sequência de números e no final 1.35v sendo que não sei se essa tensão é segura. Também achei uma configuração para ajustar a frequência da RAM que tá no padrão e não a 3200 MHz.

Minha dúvida é: é seguro ou necessário sair do padrão? Porque fico me perguntando: se colocaram 2666 MHz não seria uma medida de seguraça? E se for seguro e produtivo, qual melhor configuração: mexer no perfil XPG ou na frequência?

E também percebi no Armoury Crate que a medição minha DRAM 0 tá -2 MHz. O que seria isso?

Captura de tela 2022-06-30 000256.png

Captura de tela 2022-06-30 000229.png

Postado

@Terrônia acredito que você quer dizer XMP. E sim, é seguro usar XMP, pois é o perfil de overclock seguro que foi testado pelo fabricante e vem gravado no chip. A maioria esmagadora das memórias DDR4 vendidas hoje tem perfil XMP, inclusive todos os modelos de frequências mais altas (3200MHz pra cima). Se você não ativar o XMP ficará limitado a uma frequências do padrão JEDEC (geralmente 2666MHz ou menos).

• Curtir 1
Postado

@Terrônia O correto seria ver a DRAM frequency em Memory.

As placa-mãe mais básicas da Intel normalmente só costumam permitir que a memória rode na velocidade nativa - mas normalmente a opção de 3200mhz nem apareceria na BIOS se você não estivesse com um i5 ou processador superior. O max bandwidth está como 2666mhz.

Quanto ao -2mhz poderia ser problema de leitura do software mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!