Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlando LED RGB com arduino


Posts recomendados

Então, estou fazendo alguns testes com fitas de LED RGB no arduino e me deparei com um problema.

 

Fiz um circuito onde gostaria de usar o PWM do arduino para controlar o brilho da fita LED pra fazer alguns efeitos, então pensei em utilizar um ampop para amplificar a tensão e chegar aos 24v de alimentação da fita.

O circuito funciona normalmente, até eu conectar a saida do ampop na fita.

Quando conectei, a tensão de saida do ampop caiu pela metade, então acho que o ampop não seria o ideal para utilizar nessa ocasião.

 

Teriam algumas sugestões de qual componente usar, ou algo que estou fazendo errado para conectar a fita ao amplificador.

 

Ampop: LM348

Fita LED 5050 24V

fonte de alimentação do ampop: 24vdc 1,25A 30W

 

Agradeço a atenção de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu já acho que o problema é outro. O controle de brilho é melhor ser feito por pwm pelo famigerado analog_write() e um simples transistor como chave. Google pwm led arduino...

Ah táh.... foquei no ampop e visualizei algo linear ... se for este o caso, esquece o ampop.. Só o transistor deve dar conta com o pwm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, aphawk disse:

@Gabriel Alooz ,

 

Seu problema é a corrente que essa fita de Led consome .....

Dependendo do numero de Leds, a corrente pode passar fácil de 2A, enquanto esse amp op  não consegue fornecer nem 0,1 A ....

Primeiro passo : qual a corrente que essa fita de Led consome ?

 

Paulo

fazendo uma conta por cima a fita LED é de 60Wm ou seja, com uma alimentação de 24V, então consumiria 2,5A em 5 metros de fita

3 minutos atrás, .if disse:

Eu já acho que o problema é outro. O controle de brilho é melhor ser feito por pwm pelo famigerado analog_write() e um simples transistor como chave. Google pwm led arduino...

então, eu utilizo o transistor para controlar as cores, porém o brilho eu controlaria pela tensão de alimentação da fita, então no caso eu colocaria o PWM no transistor, a saida dele no ampop e do ampop para a alimentação da fita?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu ia te sugerir um 4º pwm pra controlar a alimentação da fita + uma jogadinha com pnp mas nem precisa. Basta criar uma variável brilho. Algo como

analog_white(brilho+R);

analog_white(brilho+G);

analog_white(brilho+B);

1 hora atrás, Gabriel Alooz disse:

o transistor para controlar as cores, porém o brilho eu controlaria pela tensão de alimentação da fita

 

Mostre seu circuito e [código] fonte

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, .if disse:

Eu ia te sugerir um 4º pwm pra controlar a alimentação da fita + uma jogadinha com pnp mas nem precisa. Basta criar uma variável brilho. Algo como

analog_white(brilho+R);

analog_white(brilho+G);

analog_white(brilho+B);

 

 

mas a variavel ela controla o tom o vermelho e não o brilho, pra eu conseguir varias cores.

e se por acaso eu quisesse um larajna e com efeito de breathing por exemplo? como eu faria?

 

Agora essa solução do 4 PWM com pnp talvez resolva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, aphawk disse:

@Gabriel Alooz ,

 

Não, eu não usaria o amp op .... Olhe aqui :

image.png.d13af9007d17f887b9929bf8425a51d8.png

Eu usaria um Logic Mosfet tipo N , tem de montes no Mercado Livre .... e ligaria direto na saída PWM do Arduino.

Já usei esse tipo de circuito até para controlar motores DC de 10A ....

 

 

Paulo

ah entendi, os resistores que usou variam de acordo com os valores de tensão? Pois o do pwm seria de 5v e a tensão de alimentação seria 24v.

 

você me ajudou demais valeu mesmo!

12 minutos atrás, aphawk disse:

@Gabriel Alooz ,

 

Não, eu não usaria o amp op .... Olhe aqui :

image.png.d13af9007d17f887b9929bf8425a51d8.png

Eu usaria um Logic Mosfet tipo N , tem de montes no Mercado Livre .... e ligaria direto na saída PWM do Arduino.

Já usei esse tipo de circuito até para controlar motores DC de 10A ....

 

 

Paulo

Eu poderia utilizar esse transistor para fazer o circuito?

Transistor IRFZ44N - MOSFET de canal N | Baú da Eletrônica (baudaeletronica.com.br)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

@Gabriel Alooz ,

 

Não precisa mexer nos valores dos resistores. Eles são apenas para que as cargas não demorem para sair do Gate do Mosfet.

 

Pode usar 5V no Arduino e os 24V nos Leds, não tem problema !

 

Ah esse IRFZ44N serve sim, eu também já usei ele...

 

 

Paulo

Muito obrigado pela ajuda cara, valeu mesmo!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

8 horas atrás, Gabriel Alooz disse:

mas a variavel ela controla o tom o vermelho e não o brilho, pra eu conseguir varias cores.

e se por acaso eu quisesse um larajna e com efeito de breathing por exemplo? como eu faria?

Na prática, a solução de 3 mosfet já diminui a corrente do mesmo jeito ao fazer o pwm.
Claro que você teria que fazer vários testes até chegar ao resultado que deseja.

 


Também creio ser possível colocar um mosfet npn na entrada controlando a tensão, e os 3 mosfet pnp na saída controlando as cores. Mas se a fita for longa, o npn vai ter que ser um cara bem parrudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...