Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com uma dúvida, tenho uma SevenTeam 850W V-Force - ST-850Z-AF, ela é antiga, hoje segura sem problema minha Z690 com uma GTX 970, comprei uma RTX 3080, na especificação somente fala fonte de 750Watts, no papel ela aguentaria.

A fonte passa por limpeza periodicamente, a ultima fora esse ano, não tem nada de errado, capacitores sem sinal de defeito, nenhuma solda fria, tensões estáveis com a máquina em alta carga (Aida64), até o cooler está perfeito, a máquina é gamer, só ligo para jogos e mais nada, já segurou meu FX 8120 3.1Ghz com over para 4.8Ghz e um HD6950.

Postado

Difícil confiar numa fonte mais antiga com uma placa nova. Por mais que você coloque sua configuração em alta carga, você ainda não vai conseguir simular o comportamento de uma RTX 3080 no seu PC, que além de ter um consumo alto, essas placas mais novas tem muitos picos de energia de energia acima do seu consumo normal, o que pode vir a ser um problema para fontes "cansadas" pelo tempo ou com componentes de menor qualidade. A sua GTX 970 mesmo nem serve como parâmetro de comparação, pois é uma placa com consumo baixo por volta dos 150W, enquanto a RTX 3080 consome 350W com picos momentâneos entre 400-450W.

• Curtir 2
Postado

Pra você ver, sempre usei ela com folga, já estou com planos de trocar, mas, pretendo pegar uma com mais de 1000W, já que penso na 13º da Intel, pelas especificações que pesquisei, pede 80 Plus mínimo bronze, ela é e tem 82% de aproveitamento, ela tem 850W, 100W acima do mínimo recomendado, não queria gastar com fonte hoje, já que não tenho condições de pegar uma de mais de 1000Watts, aí compraria uma de 750W, sendo preciso trocar em um futuro próximo.

Postado

@Tiberio É essa mesmo que estava olhando, vou fazer alguns testes com a minha fonte, se eu perceber alguma instabilidade, vou comprar-la, se não, vou aguardar mais um pouco e comprarei uma de 1000W no final do ano, já quero comprar uma que se eu for trocar de processador i9 13º, já suporte os dois com folga.

Postado
1 hora atrás, BrunoAquino disse:

Pra você ver, sempre usei ela com folga, já estou com planos de trocar, mas, pretendo pegar uma com mais de 1000W, já que penso na 13º da Intel, pelas especificações que pesquisei, pede 80 Plus mínimo bronze, ela é e tem 82% de aproveitamento, ela tem 850W, 100W acima do mínimo recomendado, não queria gastar com fonte hoje, já que não tenho condições de pegar uma de mais de 1000Watts, aí compraria uma de 750W, sendo preciso trocar em um futuro próximo.

Seu pensamento está errado, não é assim que funciona a eficiência da fonte. Se a fonte é de 1000W ela tem que entregar 1000W quando for necessário e nada menos, na verdade elas precisam ter até uma reserva de potência para emergência. A questão é que pra entregar 1000W para seu PC, com uma eficiência de 82%, ela vai consumir 1219W da tomada (que é o que você paga), essas 219W a mais são perdidos na conversão de energia dentro da fonte. Se fosse uma fonte com 90% de eficiência, para entregar 1000W ela precisaria só de 1111W, ou seja, você economizaria 108W nessa, resultando também numa economia no fim do mês.

A questão que potência não é tudo na fonte, existem fontes de entrada de 800W que não chegam nem perto de uma fonte high-end de 600W, por exemplo. Essa fonte high-end de 600W tem muito mais probabilidade de estar funcionando com alto desempenho daqui 10 anos do que uma fonte de entrada de 800W daqui 5 anos. Lembrando que fontes classificadas com 80 Plus Bronze costumam ser modelos de entrada ou no máximo intermediários, as fontes de alto nível tem certificação 80 Plus Gold pra cima, pois são fontes construídas com maior qualidade, o que garante também menos desperdício de energia.

Postado

@BrunoAquino a recomendação de 750W do fabricante já vem com uma boa margem para garantir que você não terá nenhum problema. O consumo médio de uma RTX 3080 é por volta de 300-350W, se você tiver no seu PC um Core i7, na pior das situações ele vai consumir algo entre 150-200W com overclock, o que eleva o consumo total do PC a 550W, então você ainda teria 200W de folga pra fonte trabalhar sem nenhum problema.

Para um PC desses o máximo que eu pegaria é uma fonte de 850W, o modelo XPG Core Reactor de 850W está alguns trocados acima da de 750W, então vale a pena. Mas eu não acho viável pagar muito mais caro numa fonte de 1000W igualmente boa ou pagar "barato" numa fonte de 1000W inferior a uma XPG Core Reactor. Uma fonte de 1000W que estaria no nível dessa XPG seria a Corsair RM1000X, está por R$1.200 na Kabum, quase o dobro de Core Reactor de 750W:

https://www.kabum.com.br/produto/319341/fonte-corsair-rm1000x-1000w-80-plus-gold-fully-modular-bivolt-com-cabo-preto-cp-9020201-na

• Curtir 1
Postado

@BrunoAquino, recomendo a leitura do tópico fixado no setor: Como Escolher Uma Fonte De Alimentação - Dimensionamento. Comprando uma fonte de alimentação superdimensionada, tu farás com que o teu sistema opere em baixa carga em uma parte significativa do tempo de utilização do computador, faixa esta em que a tua fonte de alimentação apresenta baixa eficiência.

• Curtir 4
Postado

Phynsx será que você pode me ajudar, Estou com o seguinte Setup 
i9 9900KF 
Z390F Strix 
4x DDR4 16gb 3200MHZ RGB Hyperx
RTX 3070 Strix 
2 SSD 500gb 
1 HD 1T 12rpm 

Fiz os cálculos pela calculado de TDP e cheguei em 800W 

Seguinte opções de fonte:
SEASONIC 850W X-SERIES FULL MODULAR 80 PLUS GOLD PFC ATIVO, SS-850KM
Seasonic Focus 850W Full Modular 80 Plus Gold - SSR-850FX
Xpg Core Reactor, 850w, 80 Plus Gold Modular
Corsair RM850, 850W, 80 Plus Gold, Modular, Preto - CP-9020235-NA
Cooler Master MWE Gold V2 850W, 80 Plus Gold, Full Modular, PFC Ativo, Bivolt, Preto - MPE-8501-AFAAG-WO
DEEPCOOL PM850D, 850W, 80 PLUS GOLD, PRETA, R-PM850D-FA0B-WO

Ou teria outra para indicar ??

Qual deveria escolher ?

(Vi você comentando em um post, eu vi que manja muito do que fala, por isso queria sua ajuda !)

Desde já agradecido !

@Phynsx 

Postado
42 minutos atrás, Gabriel Mariano disse:

Seguinte opções de fonte:
SEASONIC 850W X-SERIES FULL MODULAR 80 PLUS GOLD PFC ATIVO, SS-850KM
Seasonic Focus 850W Full Modular 80 Plus Gold - SSR-850FX
Fonte Xpg Core Reactor, 850w, 80 Plus Gold Modular
Fonte Corsair RM850, 850W, 80 Plus Gold, Modular, Preto - CP-9020235-NA
Fonte Cooler Master G800 800W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, MPW-8001-ACAAG-WO
FONTE DEEPCOOL PM850D, 850W, 80 PLUS GOLD, PRETA, R-PM850D-FA0B-WO

Qual deveria escolher?

Recomendo que compres uma RM 750W ou uma CORE REACTOR 750W.

Mesmo que operes o teu sistema em sobrefrequência, em um cenário de utilização variável (ocasionando picos de consumo na tua placa gráfica), ambos os modelos terão potência suficiente.

Considere também os modelos de 650W das séries supracitadas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!