Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi gente, eu não sou perita em computadores e estou planejando comprar um SSD, porém tenho algumas dúvidas, sei que vocês tem um tópico para dicas e que existem explicações na internet mas as minhas são específicas e fica difícil achar o que eu procuro.

Tenho um PC com 2 HDs (1tb, 250gb), mas não é o suficiente, eu pensei em comprar outro HD mas vou logo para o SSD que é mais veloz.

- Se eu colocar um SSD com capacidade pequena e ter o Windows lá, caso eu use algum programa instalado nos outros HDs, a velocidade é afetada?

- Seguindo a pergunta anterior, compensa ter um com grande capacidade ou posso ter um pequeno só para ter instalado o básico? (Com programas e jogos pesados no HD)

- A marca do SSD é muito relevante?

- O preço flutua muito em um pouco período de tempo?

- Um técnico me informou sobre modelos de SSDs e que talvez não fossem compatíveis com minha placa-mãe, podem conferir para mim e qual eu deveria comprar? segue a foto da minha placa retirada do site da ASUS. (ASUS Prime B350 Plus)

Edit: Sobre os modelos, ele me disse que existem 2 e que um é mais rápido, minha dúvida foi sobre isso.  🙂

Obrigada!

motherboard.jpg

Postado

1- a iniciação vai ficar muito veloz e você vai sentir a diferença de cara e recomendo comprar um SSD de pelo menos 500G para pode instalar mais coisas e aproveitar essa velocidade .

2- Compensa, mas quando você tiver um SSD você vai querer ter tudo nele para abrir mais rápido ( experiencia própria ) então recomendo pegar um de tamanho mediano como citei a cima.

3- Sim e muitas marcas chinesas te passam a perna inclusive. Eu recomendo marcas como (Kingston, Crucial, San Disk, ADATA e muitas outras.) quem puder citar mais fique á vontade.

4- como Placa de Vídeo e Processadores o SSD é instável podendo ter mudança de preço apenas por causa do Dólar e nada mais.

5- A sua placa suporta o Modelo de SSD M.2 Sata que é um pouco antigo, mas ainda é muito bom ele tem uma entrada diferente dos demais. (Inclusive quem puder mandar fotos das entradas para enfatizar melhor eu agradeço porq eu estou no trabalho rsrsrs).

qualquer outra dúvida pode pergunta! Acho que resumi bastante.   

• Amei 1
Postado
6 minutos atrás, Nine Rutzen disse:

- Se eu colocar um SSD com capacidade pequena e ter o Windows lá, caso eu use algum programa instalado nos outros HDs, a velocidade é afetada?

A velocidade dos programas no HD vai continuar igual sempre foi, mas o que for instalado no SSD tende a funcionar um pouco mais rápido, pois mesmo um SSD lento é muito mais rápido que um HD comum.

7 minutos atrás, Nine Rutzen disse:

- Seguindo a pergunta anterior, compensa ter um com grande capacidade ou posso ter um pequeno só para ter instalado o básico? (Com programas e jogos pesados no HD)

Depende do que você usa, se você armazena em maior parte arquivos pessoas que não se beneficiam da velocidade de um SSD, não há necessidade de armazena-los em um SSD.

11 minutos atrás, Nine Rutzen disse:

- A marca do SSD é muito relevante?

Sim, não só a marca, mas o modelo também. Isso porque existem diversos níveis de qualidade de SSDs no mercado, existem SSDs excelentes, bons, ruins e péssimos. A qualidade do SSD não interfere apenas na velocidade, também interfere na durabilidade e confiabilidade.

13 minutos atrás, Nine Rutzen disse:

- O preço flutua muito em um pouco período de tempo?

Se você analisar em um período curto os preços estão até estáveis, mas analisando num período mais longo o preço dos SSDs vem caindo conforme vão ficando mais populares e as tecnologias acessíveis.

14 minutos atrás, Nine Rutzen disse:

- Um técnico me informou sobre modelos de SSDs e que talvez não fossem compatíveis com minha placa-mãe, podem conferir para mim e qual eu deveria comprar? segue a foto da minha placa retirada do site da ASUS. (ASUS Prime B350 Plus)

Sua placa-mãe é compatível com SSDs SATA e NVMe, no caso de SSDs NVMe, suporta velocidade até PCI-Express Gen 3 x4, modelos com até por volta de 3500MB/s. Se você usar SSDs mais rápidos (PCI-Express Gen 4 x4, por exemplo), você conseguirá ter acesso a velocidade total deles. Mas em geral, esses SSDs mais rápidos são muito mais caros, portanto inviáveis para a maioria dos usuários no momento.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

Olá @Nine Rutzen.

6 minutos atrás, Nine Rutzen disse:

Existe algum fator que limite a escolha do modelo? Tipo, em relação ao meu processador, fonte ou outro componente como é o caso de placas de vídeo que não atingem seu potencial máximo?

Não. A compatibilidade e limitação fica a mercê da sua placa-mãe, que nesse caso aceita todos os tipos de SSD e HD.

A única limitação que poderia ocorrer é caso você, por exemplo, compre um SSD NVMe e instale ele no seu computador usando um adaptador para Sata. Nesse caso, ele limitaria sua velocidade. Mas provável que não é algo que você queira fazer, é apenas uma curiosidade.

• Amei 1
Postado

Obrigada a todos pelas respostas! Acho que vou optar por um modelo de velocidade média com a maior capacidade que seja viável comprar.

Tenho MUITOS programas e jogos instalados, então vou deixar os principais no SSD como os programas de edição de imagens/ vídeo.

Agora me resta buscar a loja e marca. Obrigada novamente! ☺️

Postado

Quero apenas adicionar mais uma informação, @Nine Rutzen , que acabei lembrando agora.

image.thumb.png.285b80afbd56040ad3cfa9dcd10d5245.png

Se você optar por uma unidade de armazenamento que utilize o M.2 da sua placa-mãe, as portas Sata 5 e 6 não irão funcionar. Então não se desespere caso uma das suas unidades não funcionar, apenas troque para uma das outras 4 portas que esteja disponível. Caso não souber identificar (normalmente na placa-mãe tem a indicação), é só ir testando cada uma até funcionar.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...