Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha internet no cabo não passa de 10Mb


Posts recomendados

Boa tarde, estou com uma dúvida e não sei o que fazer.
Eu usava meu computador no próprio quarto em que se localizava o modem(portanto um cabo curto). Quando eu fazia os testes de internet dava em média 200Mbps. Agora estou em outro quarto, com o exatamente o mesmo computador, usando um cabo de 20 metros, esse cabo é cat6 de qualidade 100 % cobre e homologado pela anatel, e os conectores são cat 6. Agora a internet não passa de 10 Mbps nos testes, já troquei os conectores umas 3 vezes e continua com a mesma limitação, não sei se tem a ver com a qualidade da minha crimpagem, por eu não ser profissional, ou sei lá o que, alguém pode me ajudar? Obs.: Quando testo no meu notebook com o mesmo cabo, dá por volta de uns 40 Mbps

Screenshot 2022-07-20 172145.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Ricardov disse:

Deve ser problema na crimpagem ou no cabo. Para funcionar em velocidade acima de 100 Mbit/s tudo é crítico. Que marca é esse cabo?

Copperlan cat 6. É homologado pela anatel. Eu fui dar uma pesquisada e fiz uma alteração aqui no computador e ajudou, a internet aumentou, porém está limitada a 100mbps half duplex. Quando coloco full duplex meu pc se desconecta da internet.

imagem_2022-07-20_190604230.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você não tem um testador de cabos ethernet, você pode ligar um computador numa ponta do cabo, e outro computador na outra ponta do cabo (a maioria das placas de rede modernas identificam quando tem um TX/RX invertido, e invertem a recepção/transmissão sem precisar do cabo ser cross), aí você testa uma transferência de um arquivo grande entre as duas pontas. Deixe tudo automático essa parte de velocidade/duplex, apenas configure um endereço IP fixo diferente para cada um dos computadores do teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Thomaz Lopes disse:

Copperlan cat 6. É homologado pela anatel. Eu fui dar uma pesquisada e fiz uma alteração aqui no computador e ajudou, a internet aumentou, porém está limitada a 100mbps half duplex. Quando coloco full duplex meu pc se desconecta da internet

 

Cabos e conectores Cat6 ao invés de Cat5e em redes Gigabit não vão fazer qualquer diferença, exceto por eles serem muito mais caros e muito mais chatos de passar por dutos. O e de 5e (enhanced) quer dizer que eles são homologados para links de até 1Gbps, para uma distância de até 100m e patch cord de no máximo 5m. A menos que você tenha alguma coisa no caminho desses 20m que gere uma interferência infernal não vai fazer diferença.

 

Cabos e terminais são associados aos switches e roteadores: se a rede roda a 10Gbps então deve mesmo usar cabos Cat6 e terminais de acordo.

 

19 horas atrás, Thomaz Lopes disse:

Obs.: Quando testo no meu notebook com o mesmo cabo, dá por volta de uns 40 Mbps

 

Isso sugere que nem o cabo seja o problema. Se não for muito complicado, tire o cabo do duto e teste com o cabo ao lado do modem. E teste em seguida com um cabo curto original e com o laptop também nos dois casos e deve ter alguma conclusão

 

17 horas atrás, Thomaz Lopes disse:

fiz uma alteração aqui no computador e ajudou, a internet aumentou, porém está limitada a 100mbps half duplex. Quando coloco full duplex meu pc se desconecta da internet

 

Ao perceber uma conexão os drivers dos dois lados do cabo por padrão negociam a melhor conexão possível. Auto-negociação, auto-handshake, o nome que usarem. Não dá pra imaginar um driver, que é um simples programa de computador, não achar a melhor configuração de conexão e a gente achar no YouTube ou em algum canto uma fórmula para melhorar tudo. Em especial em casos como definição de half ou full-duplex.

 

Algo que se pode mudar de fato ali e que o driver não vai adivinhar é alguma coisa de gerenciamento de energia que é particular ao site, ou coisas como WOL e magic-packets. De resto acho mesmo difícil fazer qualquer diferença.

 

Pode ajudar a entender o que acontece aí usando o que @Marco Tada escreveu. E fazendo isso com os dois cabos. E veja se estão bem ajustados os seus terminais nos conector da sua placa de rede. Os terminais Cat6 tem mais metal e blindagem e podem não se ajustar bem no socket da placa de rede com os filamentos bem mais fininhos Cat5e.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!