Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá senhores, eu estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas e entramos em PHP. Eu quero montar um sistema para meus estudos, tenho por enquanto essas máquinas para tentar montar um ambiente de desenvolvimento caseiro:

> Computador (Server) - Linux Ubuntu 22.04 LTS

• Processador Intel Pentium Dual Core T4300 @ 2.10GHz
  • memória RAM 2 GiB DDR2
  • Armazenamento HDD 160 GB

> Computador (Dev) - Windows 10 PRO

• Processador Intel Core i3 6100 @ 3.70GHz 4T/2C
  • memória RAM 8x2 GiB DDR3 2100MHz
  • Armazenamento SSD 120 GB

O que estou pensando em construir, se não estiver errado, é o computador Linux como servidor que vai processar o PHP, banco de dados e outra linguagem no server, porém, gostaria de estabelecer uma forma onde eu hospede os arquivos no server (notebook) para que ele rode a página web, vou tentar demonstrar com um exemplo:

Fiz uma página simples em HTML+CSS, então pego os arquivos pelo pendrive e copio no diretório "/var/www/html" para usar o LAMP Server

Eu gostaria de configurar o SAMBA para usar juntamente nesse processo, então através do SAMBA eu copiava pela rede os novos arquivos para o diretório "/var/www/html" para então a página ser atualizada...

Esse processo está correto ou há outra forma "mais correta" e ou de "boas práticas" que podem estar me recomendando?

modelo01.png

Postado

@Jhones Sombra Bom você pode usar o git para salvar os seus códigos e puxar ele para o seu servidor, a outra opção e se conectar via ssh para trabalhar direto na sua maquina de servido.

A IDE que uso hoje em dia é o VScode eu uso essa lib para se conectar ao meu servidor para trabalhar nele, quando necessario.

É possível também trabalhar assim.

15 minutos atrás, Jhones Sombra disse:

O que estou pensando em construir, se não estiver errado, é o computador Linux como servidor que vai processar o PHP, banco de dados e outra linguagem no server, porém, gostaria de estabelecer uma forma onde eu hospede os arquivos no server (notebook) para que ele rode a página web, vou tentar demonstrar com um exemplo:

Fiz uma página simples em HTML+CSS, então pego os arquivos pelo pendrive e copio no diretório "/var/www/html" para usar o LAMP Server

Eu gostaria de configurar o SAMBA para usar juntamente nesse processo, então através do SAMBA eu copiava pela rede os novos arquivos para o diretório "/var/www/html" para então a página ser atualizada...

• Curtir 1
Postado

@GabrielSennaMs Vou testar esse jeito que você falou, mas queria fazer meio que "offline" no caso: Computador DEV crio as páginas e envio diretamente para o Computador SERVER, vou verificar se o GIT tem a opção de instalar localmente, estou conhecendo ainda sobre git.

Postado
28 minutos atrás, Jhones Sombra disse:

@GabrielSennaMs Estou instalando o pacote open-ssh pra usar no terminal aqui do Windows, ai vou verficar esse do git localmente, acho que vai dar bom

porque não segue a dica do @GabrielSennaMs?

Dev não é muito a minha área, mas sempre tenho que fazer ou testar algo relacionado para cliente e tudo o mais... e eu uso um ambiente similar ao que ele falou.

Máquina Linux: Git + Lamp + Rclone (backup do lamp)

Máquina Windows: VsCode e outras ferramentas mais...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!