Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receiver Gradiente model 900 canal esquerdo um pouco mais alto que o direito


Ir à solução Resolvido por Luan Costha,

Posts recomendados

Esse aparelho comprei ele no mercado livre,ele estava com ás saidas em curto coloquei tip41 novos,até inverti os cis do pré e ás próprias saidas e nada,troquei todos os eletroliticos,poliester e ceramico,peguei um potenciômetro de volume e balanço de outro aparelho emprestado ficou na mesma,até olhei direito novamente pra não me atrapalhar como fiz com o s95,e nada ai peguei do polyvox pr 80 também emprestado ficou mesma,só da pra notar quando você joga o potenciômetro de balanço pro esquerdo e pro direito quando ele ta regulado no centro nem da pra notar conferi o loudness ta ok e atuando,e também ele ta com defeito no rádio fm só chia e am morto totalmente mudo.

O esquema dele é esse daqui do link 

https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/gradiente-som/gradiente-receiver-m900-34479/

porque esse aparelho tem duas versões um que tem uns transistor com plaquinha que fica parafusada no dissipador e outra que é mais novo que no caso do meu usa é diodos para polarizar ás saidas q no caso foi trocados também

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha uns resistores de ceramico de 0,33 r que estavam um pouco alterados dando 2 r isso dos 2 canais,canal direito grave está ok agora,o esquerdo distorce um pouco com um grave alto fica dando aqueles ruidos nos falante parecendo um peido,vou examinando aqui depois trago resultado,estou fazendo é o teste de fogo diretamente na tomada não estou ligando na série.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Tlgd porém eu não uso alto por muito tempo,só aumento em volume alto pra ver se não está com distorção deixo uns 10 minutos depois uso do médio pra baixo e minha caixa é fraca pra ele é de 100w a que uso é de mini system fraca pra esse aparelho,e tava com ruidos no canal esquerdo como eu disse e não era a caixa porque eu inverti e continuou o problema depois eu vou ter que arrumar uma boa caixa acustica pra testar esse tipo de aparelho mas a que uso da pro gasto,ai batalhando aqui achei o trimpot do bias do canal esquerdo aberto,eles é dos grandões é difícil de achar se achar não é barato no canal esquerdo não achei mais nada só falta o canal esquerdo,depois de qualquer novidade eu retorno 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom comprei o trimpot em outra cidade com a troca ficou bom,porém ainda escuto uns ruido na caixa esquerda com musica pesada,musica leve de boas,só no lado esquerdo,fica com aqueles ruidos você sabe parece que o falante ta soltando gases kkkkkk,mas só noto de perto da caixa,vou quebrando a cabeça aqui depois retorno,e não é a caixa que inverto continua a mesma coisa .

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Voltando depois de quebrar a cabeça o problema é chavinha do loudness com mau contato,ai vou ter que abrir e lixar ela ela que tava causando o ruido no falante esquerdo.

Pra piorar a corda do dial quebrou nem encostei nele nem nada ele quebrou só por ter por causa da temperatura do ferro de solda porque eu soldei algubs componente q fica proximo a corda mas eu sei colocar gradiente sei colocar de cabeça porém pra trocar é trabalhoso eu sei colocar,ai vou deixar esse aparelho de lado,porque vou terminar aquele outro polyvox obrigado mais uma vez pela força 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom voltando novamente eu joguei um limpa contato nas chaves pararam de falhar novamente mais logo logo volta só joguei pra ver se o amplificador tava ok,mas ainda tinha um defeitinho no canal esquerdo ele ficava meio q chiando como se fosse defeito no potenciômetro de agudos ou os componentes próximos,ai novamente comecei a batalhar no amplificador e pré,ai achei o R139 de 15R quebrado por cima ele media bom por baixo da placa nas soldas ele dava como aberto ai vi q ele tava quebrado só troquei e pronto bó resolvido no amplificador,agora só falta ás limpezas das chaves,o radio mas por enquanto estou encostando o aparelho,o fm fica com chiado parecendo como se eu tivesse mexendo no dial mudando de estação, geralmente é um trimpot q costuma abrir quando é assim,mas creio q no radio vou conseguir arrumar sem ajuda qualquer dificuldade eu volto,qualquer novidade retorno se resolvi o bó ou se estou com dificuldade ainda 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Voltando aqui,estou passando dificuldade no rádio,o fm fica só chiando fica como se tivesse eu girando variavel pra mudar de estação o trimpot do qual desconfiei está ok,troquei cis,filtros de ceramicos,a fonte de 12v ta ok, capacitores de ceramicos,só me restou bobina de quadratura antes de fuçar nela e quebrar o capacitor vou passar um pente fino mais uma vez,troquei os transistores sem testar sem sucesso porque se não é bobina ou monobloco do fm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom quebrei o capacitor interno da bobina de fi o fm passou a ter audio porém com chiados ai regulando a bobina de fi e os trimers do varivel obtive uma melhora porém estou deixando o aparelho lado vou descansar um pouco ao terça boto ás mãos nele é só calibragem mesmo porque tem algumas estações que audio está bem limpo  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Como disse grande amigo esse receiver é meu comprei ele pelo mercado livre,o am dele está mudo geralmente costuma ser ci ou os capacitores de ceramicos ás bobinas estão ok eu atualmente não esquento a cabeça mais com am,aqui ainda tem sinal e funciona bem ainda principalmente em locais com serra,ai vou ver se consigo arrumar o am deixar ele funcionando perfeitamente pra passar pra frente,mas se eu ver q vai dar dor de cabeça ou vou gastar mais ai jogo a toalha 

Só falta o Am vou ver se vai compensar,o cordão do dial e limpeza das chaves e iluminação feito isso está finalizado

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@BCP Voltando a colocar ás mãos nele então nesse estou passando mais ou menos a situação q passei no polyvox pr 80 porém esse não queima,nesse daqui nas ligações originais das lampadas fica de boa,porém quando está em volume alto o led fica variando o brilho conforme o ritmo da música fica me incomodando engraçado q o led do ponteiro fica quietinho nem varia o brilho,ai quero fazer nesse daqui a mesma ligação que fiz no polyvox ligando no transistor que manda os 12 ou 13 pro rádio,a pergunta q faço onde ligo o catodo do led,caso o R148 aquecer qual valor você me indica colocar,ai você recomendar também ligar um resistor em série com os leds de 100r ou de outro valor ?

PS:Nesse daqui vou usar leds de alto brilho também 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Nesse som ai, quem regula os 12V é o transistor T108, você pode colocar os LEDs em série com um resistor de 470R ou 330R e ligar no emissor do transistor, o anodo do LED tem que ficar virado para transistor e o catodo vai ao terra. O mesmo terra (negativo) dos capacitores C133 e C135.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando aqui,ainda não mexi na iluminação e ainda não fiz ás ligações do led como você falou,vim pra falar que o am joguei a toalha ou seja desisti, primeiramente troquei ci,capacitores de ceramicos,transistores,quebrei os capacitores interno da bobina de fi do am e nada,tentei ajustar o trimer do variavel q nesse aparelho o trimer de ganho do am é o quarto e ultimo trimer do variavel,olhei de tudo e nada,só me restou o variavel,mas como o fm funciona então am joguei a toalha,e chave seletora também conferi tudo em ordem,e alguém antes de mim tentou consertar o am dele porque a placa do radio tava mexida que nem uma salada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP O que me recomendaria pra eu limpar a placa a placa do rádio está encardida de sujeira é aquelas sujeiras q só sai com uma limpeza mais profunda,eu resolvo assim lavando com água corrente e detergente,porém só faço isso em dia que está sol e deixo secando por uns 10 15 dias,e esses dias aqui está frio e chuvendo direto,qual produto q você me recomenda passar e que seca rápido.

Aqui a foto da placa 

https://www.facebook.com/100073776030864/posts/pfbid026Gv52kde3P9hqKmsHyUx6Zu4kyXojUKoTyHBfeNU6LDHuki5kxRay2qj2FenaeAql/?app=fbl

Tentei passar pincel umedecido com alcol isopropílico e limpa contato sem sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@BCP Aparelho quase no ponto,só esperando a placa secar bem por uns dias já aproveitei abri e fiz limpeza em todas ás chaves exceto liga e desliga que eu não arrisco mexer nessa,ai só estou esperando a placa secar bem demorei a retornar porque o calor não chegava agora o sol forte chegou 

https://www.facebook.com/100073776030864/posts/pfbid0xEAwoqbiVHoLJb2yNHhNQ48DdYpUHKxGrUTZvTeWZkotqbTafjX6iSnzE7GrMazNl/?app=fbl 

Não ficou uma limpeza maravilhosa mas ficou melhor q tava antes uma porqueira.

Ai depois de deixar secar bem vou fazer os testes dos leds.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!