Ir ao conteúdo

Excel Excel: no comando SE, existe comando ou "XXX", ou "YYY" ou "ZZZ"?

Ir à solução Resolvido por AfonsoMira,

Posts recomendados

Postado

Olá.

Estou precisando fazer um comando no Excel para o meu trabalho e quero usar o comando que seja tipo "ou isso, ou isso ou isso". Segue exemplo abaixo:

• =SE(A1="Fiesta";D1;SE(A1="Gol"ou"Palio"ou"Chevette";D2;D3))

Criei um exemplo com carro para ficar mais fácil de entender 🙂 .

No caso do primeiro SE, se estiver escrito "Fiesta" na célula A1, ele irá copiar o que está escrito na célula D1.

Já no segundo SE eu queria que se na célula A1 estiver escrito "Gol", "Palio" ou "Chevette", ele copie o que está escrito na célula D2.

E se nada atendesse, copiar o que está na célula D3.

O problema está no segundo SE, onde eu marquei em negrito. Eu não consigo fazer conforme expliquei para vocês.
Eu sei que eu poderia repetir os SE, mas o código iria ficar muito grande pois tenho muitas variáveis.

Sabe se é possível fazer isso e como fazer?
Muito obrigado.

• Solução
Postado

Boas @Esraeu ,

Experimente assim:

=SE(A1="Fiesta";D1;SE(OU(A1="Gol";A1="Palio";A1="Chevette");D2;D3))

Utilizando a função OU após o SE, pode acrescentar mais que 1 critério.

Material para ler: Aqui

• Curtir 2
Postado

@Esraeu O outro critério pode ser com OU, mas se tiver muitos acho mais simples criar uma tabela e fazer busca, p.ex,

=SE(A1="Fiesta";D1;SE(CONT.SE($B$2:$B$20;A1);D2;D3))

Assim se A1 = Fiesta a fórmula retorna D1. Já no outro critério se o veículo de A1 for encontrado no intervalo B2:B20 retorna D2. Caso contrário retorna D3.

• Curtir 3
Postado

@AfonsoMira Funcionou completamente! Vai diminuir bastante o comprimento do código.

@Midori Esse método também funcionou muito bem e acho que o utilizarei pois é melhor para um banco de dados maior, aliás eu já tenho a lista.

Obrigado pelas respostas!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...