Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RTX 3070 pegando 85 graus sem está sendo usada


Ir à solução Resolvido por Paulo Brandão,

Posts recomendados

Boa tarde, esses dias comprei uma RTX 3070 vision oc da gigabyte usada, ela chegou hoje e estou fazendo os testes, atualizando drivers e etc. Contudo, percebi que a placa acelerou os fans e pegou 85 graus agora sem eu fazer nada, o uso dela ta literalmente em 0%, to bem confuso. O vendedor falou que nunca foi aberta e aparenta mesmo, a placa ta muito novinha e segundo ele nunca foi pra mineração. Estou muito curioso porque os drivers estão atualizados e do nada ela ta com 85 graus e zero de uso, a seguir fotos

Vale ressaltar: A fabricante pede uma fonte de 650, estou usando uma de 600 só para fazer testes básicos, no fumark a tela desliga, acredito que por conta da fonte, então vou rodar um jogo leve só pra ver como ela se comporta, estou sentindo o uso de W dela muito baixo, alguma coisa está estranha nessa GPU, sinto que o vendedor esconde algo.

Sem título.png

Sem título2.png

Screenshot_2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suspeito, para a placa apresentar esse tipo de comportamento ela só pode estar com a pasta térmica mal aplicada ou realmente sem nenhuma pasta térmica. Você saberá se ela nunca foi aberta mesmo procurando os lacres originais que ficam em cima dos parafusos.

 

37 minutos atrás, Paulo Brandão disse:

Vale ressaltar: A fabricante pede uma fonte de 650, estou usando uma de 600 só para fazer testes básicos, no fumark a tela desliga, acredito que por conta da fonte, então vou rodar um jogo leve só pra ver como ela se comporta, estou sentindo o uso de W dela muito baixo, alguma coisa está estranha nessa GPU, sinto que o vendedor esconde algo.

Não é a potência da fonte que importa e sim a qualidade, existe muita fonte porcaria ai que se diz de 600W, mas a qualidade é lá no chão. Se você tiver uma BOA FONTE de 500-550W, não terá problema algum pra rodar uma RTX 3070. A recomendação do fabricante é para ter uma folga, eles sugerem uma fonte "às cegas" sem saber o restante da sua configuração, então precisam exagerar um pouco no valor.

 

A sua placa pode não estar desligando por falta de energia e sim por temperatura, se ela já está a 85ºC sem fazer nada, significa que vai ultrapassar facilmente o limite de 95ºC com um pouco de carga e vai desligar o PC por questão de segurança.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB  Após abrir um jogo consideravelmente pesado, notei que ela ficou em 100% de uso, 100% de fans tb, 80W de consumo e com 88 graus, isso não era notado na minha antiga placa (2060 super), ela também ficou com FPS bem baixo no jogo, pegava 150 e caiu pra 45 a 56, estou achando bem estranho. O problema pode ser por conta da minha fonte não ta suportando (VS 600 corsair 80 plus white) ou a placa ta com problema realmente e o vendedor tentou se livrar passando pra mim. Vou levar ela na casa de um amigo amanhã pra colocar na fonte dele e tirar as conclusões. De qualquer forma, o mercado livre me deu 9 dias para reclamar de algum problema com a compra, espero que de tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Brandão A VS600 é uma fonte bem meia boca mesmo, uma das piores da Corsair (é até uma vergonha pra marca vender uma fonte dessas), eu não colocaria ela em nenhum PC com placa de vídeo dedicada, no máximo aqueles PC's com vídeo integrado. 88W aí quer dizer que sua placa está limitando o desempenho então, provavelmente por conta da temperatura. Você verificou se ela ainda tem os adesivos em cima dos parafusos na parte de trás? Se não tiver é porque alguém já abriu ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Essa versão é a rev 1.0, ou seja, ela não tem LHR e foi vendida ali por mes 4 de 2021, depois de pouco tempo a gigabyte mudou as placas para rev 2.0, com lhr após uma certa data. A rev 1.0, segundo a gigabyte (conversei com eles) não possui adesivo nos parafusos, o que não influi na garantia mas nas novas 2.0 todas tem adesivo e lhr. Amanhã vou testar em uma fonte boa com Watts alto e tirar a prova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Paulo Brandão disse:

@GuilhermeGB Essa versão é a rev 1.0, ou seja, ela não tem LHR e foi vendida ali por mes 4 de 2021, depois de pouco tempo a gigabyte mudou as placas para rev 2.0, com lhr após uma certa data. A rev 1.0, segundo a gigabyte (conversei com eles) não possui adesivo nos parafusos, o que não influi na garantia mas nas novas 2.0 todas tem adesivo e lhr. Amanhã vou testar em uma fonte boa com Watts alto e tirar a prova.

Entendi. Mas eu já adianto que o problema aí está na refrigeração da placa, então desmonte, faça uma limpeza no dissipador e no chip gráfico e reaplique uma boa pasta térmica. Troque sua fonte o quanto antes, sugiro a XPG Core Reactor 750W (pouca diferença de preço pra versão de 650W).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!