Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com essa placa-mãe da MSI (B560M PRO-VDH), uso um SSD Kingston NV1 250GB com Windows 10 Pro x64 e um HD Seagate ST1000DM010 de 1TB pra armazenamento, processador Intel Core i5 10400 2,90GHz, o equipamento foi todo montado e instalado, tudo normal, rodou perfeitamente o sistema, depois foi necessário instalar uma placa de rede Knupp KP-T90A pra uma necessidade de uso com outro , após instalar essa placa de rede e verificar a inicialização do sistema o mesmo não estava entrando, retirei a placa de rede e o sistema continuava sem entrar normalmente, formatei o SSD pensei que o sistema tinha corrompido, porém o PC começou a apresentar informações estranhas, estou desconfiado que o problema é na própria placa-mãe, em um dado momento ele apresentou artefato na tela, depois de formatar ele não apresentou mais o artefato mas apresentou um erro de que não conseguia entrar no sistema operacional e em outro momento tem tela azul (DRIVER PNP WATCHDOG) vi aqui as circunstâncias em que acontece esse erro mas o controlador SATA está configurado normal, da forma nativa (AHCI), o pendrive boot tá com o Windows encapsulado como GPT e quando foi instalado a primeira vez não houve problema algum, um detalhe que percebi foi que ao iniciar o computador algumas vezes o HD não apareceu na lista da BIOS e nem na lista do Windows, na hora de formatar o SSD. Verifiquei novamente e o HD não aparece na BIOS de jeito nenhum. Retirei a conexão SATA da placa-mãe e deu um erro: "INSTALAR O WINDOWS - O Computador foi reiniciado de forma inesperada ou encontrou um erro inesperado. A instalação do Windows não pode continuar. Para instalar o Windows, clique em "OK" para reiniciar o computador e reinicie a instalação." Vou tentar reinstalar o Windows mais uma vez sem o SATA conectado e vê se ele conclui e complemento esse post.

MSI - Artefato.jpg

MSI - Erro de inicialização.jpg

MSI - Erro Tela Azul.jpg

Postado

Parece windows corrompido, acho que por hora deixar a placa de rede, desacoplada do pc, só para constar que não é ela o defeito, outra coisa checa o disco com verificação de blocos ruins, pra evitar mais ainda deixaria o HD sata, botava o windows, reiniciaria, instalava a placa de rede, reiniciaria, e então conectaria o HD, só para ter certeza que não são esses causadores do erro. att

Postado

@Danis Barsant foi por aí que segui, retirei a placa de rede e desconectei o SATA, aí formatei o SSD e deu beleza,  aí fui colocar a placa de rede, conectou, iniciou o Windows e tal, mas agora pra desligar, ela não desliga. Próximo passo, vou desligar no botão direto, retirar a placa de rede, conectar o SATA e ver se liga e desliga normal, se der certo eu vou devolver essa placa de rede, o que você acha?

• Curtir 1
Postado

@Danis Barsant cara, o PC não tá reconhecendo o sata de jeito nenhum, tô vendo aqui as configurações na BIOS e na parte de periféricos integrados tem as configurações SATA, lá tá no AHCI que já é padrão a outra opção seria pra Optame Memory, nos conectores tem as opções de ativar e desativar o Hot plug, mas não achei informações que ele é compatível com essa tecnologia, já troquei de porta na placa-mãe e nada, tô sem entender o porque a BIOS não vê o HD. 

Postado

@Ivo Morais  troca o cabo, a porta, veja se reconhece, se não conseguir de maneira nenhuma, tente conectar ele em outro pc, só para ver se reconhece, talvez o hdd esteja condenado, ou corrompido.
Agora o windows está funcionando? Tipo liga e desliga normal sem o hdd ?

Postado

@Danis Barsant troquei o cabo e reconheceu, liguei e desliguei e deu certo, agora o conflito é essa placa de rede, pior que eu nem queria que fosse essa placa, tava querendo da TP-Link, mas o cliente quis ir pelo mais barato, é osso, vou tentar mais uma vez, se o PC ligar e desligar de boa, beleza, se ele não desligar, eu tiro essa porqueira e volto aqui pra relatar a situação final.

@Danis Barsant essa placa de rede é um problema, pesquisei sobre esse tipo de problema, mas ninguém achou uma solução, falaram de uma outra marca e modelo que poderia ter problema de lote. Complicado desse jeito, vou preferir devolver e pegar a TP-Link, acho mais confiável. 

• Moderador
Postado

@Ivo Morais A tela azul possui o código de parada DRIVER_PNP_WATCHDOG. Indica que a operação PnP de um driver falhou. Se o problema começa quando você usa essa placa de rede, tudo leva a crer que ela é o problema.

• Curtir 1
Postado

@Rio McCloud na verdade o conflito vai ficar igual a um outro tópico que já existe no fórum de PC que não desliga por conta de placa de rede. Depois que reinstalei o sistema sem a placa de rede e o HD SATA deu certo, voltei a colocar o HD mas tive que trocar o cabo novo SATA, mas quando coloquei a placa de rede e tentei desligar o PC aí a tela apaga mas as luzes ficam todas acessas e não achei nem aqui e nem em outro fórum uma resposta pra isso, por fim, vou devolver essa placa e adquirir uma TP-Link, caso aconteça novamente vai ser mais fácil conseguir um retorno deles.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...