Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, não estou entendendo bem o conceito do Node.js. A seguinte definição me foi dada: "O Node.js pode ser definido como um ambiente de execução Javascript server-side." Isso significa que com o Node.js veio a opção de utilizar JavaScript para fazer o backend de um site? Não entendi muito bem qual a sua utilidade e seu conceito.

• Moderador
Postado

@CaioNeves Um exemplo prático, é usar o node-webkit, para criar apps  desktop.  É só uma das possibilidades. O node.js é bastante usado para o backend em sites... exemplo de alguns que utilizam:  Linkedin,  Netflix, Ubber, Paypal, aplicativos em tempo real, Aplicativos de comércio eletrônico, Aplicativos complexas da Fintech, Aplicativos baseadas em localização e por aí vai..  ele é muito útil. 

Postado

@DiF Entendi mano, então por exemplo, se eu for fazer um site mais básico sem tanta interação, apenas utilizando o JS pro front-end. sem nenhuma interação com o back-end, não há necessidade de utilizar o Node ne?

Postado

Mesmo que sua aplicação seja somente e apenas frontend pode-se usar nodejs em conjunto com ferramentas tipo
task runners como webpack e/ou gulp, que vão transpilar, separar, uglificar, minificar seu javascript frontent, sass|less em css...
pra rodar/integrar pacotes de terceiros como yarn, npm ou parcel, etc...
Como já disseram acima, NodeJS não é somente e apenas backend.

Vais precisar de nodejs tb se for codar em typescript e depois transpilar em javascript frontend

você pode fazer uma aplicação inteira somente com javascript frontend.
Só vai precisar de backend, se precisar consumir algo de algum servidor
Se precisar persistir dados em algum database

• Moderador
Postado

@CaioNeves 

3 horas atrás, CaioNeves disse:

se eu for fazer um site mais básico sem tanta interação, apenas utilizando o JS pro front-end. sem nenhuma interação com o back-end, não há necessidade de utilizar o Node ne?

Sim. Nesse caso não precisa do node.js

Um sire mais básico, usar só o javascript para algumas interações como por exemplo aplicar efeitos em imagens, tabelas e etc...  Mas até mesmo sites simples são compostos com backend.. como por exemnplo usar o php para conectar-se ao banco de dados.. usar o javascript com o ajax para trazer  os dados de forma assíncrona.. 

Postado

@MailingTester Entendi mano, show! Então por exemplo, se eu for criar uma tela de login com o SweetAlert, eu posso aplicar ele utilizando o CDN. E caso eu precisasse de mais vários pacotes eu poderia optar por utilizar o Node né? Para ter um controle melhor do que eu estou utilizando e tal... Seria tipo isso? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!