Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD 6TB: como substituir conector de alimentação da placa lógica?


Posts recomendados

Bom, meu gabinete é bem grande e pesado, havia destravado do lado interno para limpeza, para agilizar a limpeza. O que acontece é que os cabos estavam extremamente apertados e acabou que por questão de meio centímetro quebrou o plástico de alimentação do HD.

Levei para todas as assistências da cidade, ninguém fazia a troca do plástico traseiro e logo condenaram o HD. Teve um que se atreveu a fazer o reparo, mas ele soldou a peça novamente... 

Bem ela saiu sozinha e até estragou uma entrada de alimentação da minha fonte. O HD não está sendo mais reconhecido e meu pc estava sem dar boot por conta disto. 

 

Estou tentando fazer a troca da traseira, mas meu problema é o seguinte. Existem 5 travas e não sei como tirar de maneira segura. Vi um técnico de informática fazendo o reparo através de ar quente, mas não tenho isto aqui.

Abaixo seguem imagens. 
Foto 1, são as travas pela visão de cima, o que está riscado de azul não se mexe, o que está riscado de verde se moveu.
Na foto 2 é a visão das travas pela parte de baixo.
A foto 3, é mostrando que o plástico está começando a rasgar devido a puxar pelo alicate.
Na foto 4 não tem espaço para puxar do outro lado, se colocar onde quebrou irá entortar os pinos de energia.

que eu faço galera? Como que eu posso substituir isto? Visto que a assistência técnica daqui não dá conta. É um HD de 6TB, não vou perder não.

[spoiler]

Foto 1.jpg

Foto 2.jpg

IMG_4036.JPEG

IMG_4037.JPEG

[/spoiler]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@DecayWolf Boa tarde

 

O conector de alimentação está inteiro? 

É que na foto parece que está quebrado!

Foto 1.jpg

Se for apenas onde que está verde que quebrou, não tem importância.

Veja se não arrancou a trilha da placa, se não arrancou pode ser que resoldar esse ponto com um ferro de solda resolva.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@DecayWolf Boa tarde

 

O conector de alimentação está inteiro? 

É que na foto parece que está quebrado!

 

Se for apenas onde que está verde que quebrou, não tem importância.

Veja se não arrancou a trilha da placa, se não arrancou pode ser que resoldar esse ponto com um ferro de solda resolva.

 

 

Sim, está inteiro. É o modelo dele assim meio curto mesmo.
Mas soldar sai sozinho com o tempo, só durou uns 3 meses até dar pau novamente (Não, não fiz absolutamente nada depois que soldou, deu pau sozinho). Perdi uma entrada do cabo original da minha fonte EVGA 1300W gold, porque o plástico soltou dentro dela. Inclusive nem mais o plástico eu tenho, porque entupiu a cabeça.

Tem que fazer a troca mesmo. Se eu tivesse estas máquinas de esquentar, parece um serviço simples, rápido e fácil.  

Complicado, acabei de passar nas assistências técnicas da cidade. 

Primeiro nunca ninguém fez este serviço e nem sabem o que é, alguns até perguntaram que tipo de HD era... O técnico não reconhece uma traseira de HD... 
TODOS (embora nunca realizaram o serviço e nem saibam o que é), queiram dessoldar e retirar os dentes de alimentação sata/fonte... Primeiro que estes dentes não travam nada, apenas alimentam a placa do HD, segundo que isto iria quebrar o HD irreversivelmente. 
Teve um até que disse que cobrava 120,00 a hora, tendo dito que não sabia quantas horas iria levar... Fiz o cálculo o garoto queria ganhar apenas 20k/mês. Para quebrar o meu HD. 

***** viu. Cidade de interior no Nordeste é pior que o inferno.

 

Bom, já que pela minha cidade ninguém faz nada, resolvi forçar... 
O lado bom é que consegui tirar quase todo, o ruim é que emperrou e arrancou 2 dentes.

Onde marquei de vermelho não estou conseguindo tirar... Vou ver se consigo empurrar com uma chave de fenda... Mas acho que o HD já era. 

Foto.jpg

IMG_4039.JPEG

Tirei tudo, mas sairam outros 3 dentes... Vou nem perder meu tempo pedindo para o pessoal soldar. 
Vou ver se a empresa envia outra parte superior do HD completa, então é só parafusar de volta e pronto, o disco rígido está bom. Senão fizerem está troca... Então já era... 
Mas já estava perdido no momento em que eu não tinha o equipamento e as assistências não faziam o conserto... Melhor quebrar de uma vez do que ficar se remoendo com uma coisa fácil e simples, mas que ninguém faz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Thiago Miotto disse:


O problema é que o plástico que fica embaixo dos dentes quebrou, a cabeça de alimentação da fonte fica sambando, sem conseguir encaixar. Então não liga/conecta.
Este adaptador alongador, tem a mesma cabeça que a minha fonte, e continuaria sambando. Tem que recolocar o plástico novamente embaixo dos dentes, para isto o correto seria trocar a traseira.
Sim, teria que arrumar de outro. Tenho um velho aqui de 500gb que nem sei se funciona mais... Estava querendo pegar dele... Mas como já deu errado, não vou quebrar o outro sem motivo.

Bom, eu consegui remover completamente a traseira, mas 5 dentes saíram no processo.
Por coincidência ou não, os que saíram foram justamente do lado que quebrou e foi soldado. Todos os outros estão perfeitos, como se nada nunca tivesse acontecido. 
Estou tentando entrar em contato com a marca WD, mas o telefone cai e ninguém atende. Vou tentar enviar um e-mail, mas não lembro o código de série nem de onde comprei. 
Mas é um caso difícil e bem improvável de dar certo.

Será que se eu trocar a cabeça de um HD de 500gb da WD por este de 6TB daria certo? Porque o dísco digito está bom, é a só a cabeça que quero trocar mesmo.
E neste caso como é troca completa é tudo feito nos parafusos, sem mexer na traseira.
Vou comprar para fazer o teste, se não der certo devolvo. 

Agora olhando aqui, eu deveria ter quebrado as travas de alguma forma. Só fiquei com medo de estragar o chip verde, mas... Era melhor do que ter puxado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!