Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relato velho golpe Aliexpress vendedor dá código rastreio de outra pessoa


Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

  • Membro VIP

É apenas um relato de como ocorre ou se desenvolve em 2022 o velho golpe no AliExpress onde o vendedor informa um código de rastreio de outra pessoa, eu fiz a compra normalmente como faço de vez em quando neste site e apenas fiquei empolgado com o rápido despacho e entrega em poucos dias sem qualquer cobrança da alfandega, acontece que o item não foi entregue apesar de que na transportadora DHL consta como entregue, só a partir dai é que comecei a investigar:

pedido.jpg.f75a938229367b9468757097cc9298a8.jpg

Acima é o pedido e abaixo o recibo de entrega obtido na transportadora DHL:

1201268872_Recibodeentrega.jpg.0cbc2883d7cacc868ed6853644e6f501.jpg

Também tentei a checagem do recibo por meu código de usuário, pelo telefone cadastrado e pelo CEP, em todos ocorreu divergência de informações e no Chat consegui a confirmação da farsa:

1586197516_RespostaDHL.jpg.fea63e8902484682e18e779348dc31f6.jpg

O único problema é que junto a transportadora não tem como mostrar ou demonstrar que o objeto não foi entregue no meu endereço, diferente como ocorre nos correios onde geralmente a entrega ocorre num estado diferente.

No site AliExpress as informações de entrega ainda não foram atualizadas e consta como a caminho, não sendo possível fazer qualquer contato ou reclamação neste momento:

Eva1.jpg.58958cf6419dbbcf83d9e3954105b6c2.jpg

O máximo que se consegue é a estimativa da data de entrega:

EVA2.jpg.18b885f3371268ca2eb19a5d38fd073b.jpg

Voltando na loja, vi que já foi extinta:

loja.thumb.jpg.1f433a14aecc6cdab56d4d9c63382444.jpg

E no produto apareceram as duas primeiras avaliações:

76538168_Reclamaes.jpg.1a7b84eef05faf22891b1652a6c1780f.jpg

 

Diante das informações obtidas é que pude avaliar os pontos característicos do golpe:

1- Loja nova sem avaliações, uma loja nova pode ser um vendedor sério mas, também pode ser um golpista e via de regra não se deve comprar de lojas sem avaliações, se bem que mesmo em lojas bem avaliadas existe a possibilidade do golpe;

2- Envio por outra transportadora diferente da oficial do AliExpress, algo a ser considerado dentro do conjunto antes de se clicar em comprar;

3- Valor do item abaixo do valor cobrado por outros vendedores, aqui eu vacilei feio porque não conhecia o rádio e não sabia que o valor dele é bem superior ao anunciado.

É isso, espero ter ajudado na sua próxima tomada de decisão para não cair neste corriqueiro golpe e se tiver mais alguma dica, compartilha ai.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Atualizando a situação; no site já aparece como entregue e agora à pouco abriu a opção de pedido de reembolso:

1.jpg.e696e2508b14cbf3f53ae643a94185a1.jpg

Tenho que levar em conta que as pessoas que elaboraram o golpe estudaram o funcionamento e conhecem bem todos os mecanismos do site. Por suposição pessoal eu considero que muitas compras são realizadas para um amigo ou então foram feitas por marinheiros de primeira viagem, ou melhor, novos compradores que não estão a par das nuances do site ou simplesmente não tem tempo para correr atrás e assim imagino que a margem de lucro do golpe está nestes usuários que de alguma forma não conseguem interagir e acabam ficando sem o dinheiro e sem a mercadoria prometida.

Então, neste meu caso concreto optei por relatar a verdade, registrando como não recebido, embora que também poderia ser classificado como enviado para o endereço errado mas, como já mencionei antes, a quadrilha estudou a fundo todas as etapas e eu não, desta forma, o vendedor deve saber de algum detalhe técnico que faça o caso lhe ser favorável, veremos como vai ser.

2.jpg.9c308063fad2dc1355476406df9cfc37.jpg

A única opção aceita foi o original refund.

3.jpg.ab8e09fe0047991291d556f3dd9bbd33.jpg

Tentei ser bem sucinto no campo de fornecer informações adicionais porque não sei se do outro lado existe alguma inteligência artificial ou uma pessoa real que esteja com preguiça de ler. Uma pessoa real poderia seguir os mesmos passos e verificar a divergência de informações comprovando que estou falando a verdade, já uma inteligência artificial, só Deus sabe o que ela iria decidir fazer.

4.jpg.2d609865a0c5de3b5979d175511c984c.jpg

Finalmente, registrei a contenda e ficou assim:

5.thumb.jpg.aa3447f92d64f164df90c78160643bba.jpg

Ainda não aparece a opção de opinar sobre o vendedor e poderia ser mais um a alertar sobre o golpe, se bem que agora não faz diferença porque a loja não existe mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!