Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A linha Xeon é boa para jogos?


Faol

Posts recomendados

Boa tarde, gostaria de saber se os processadores da linha Xeon da Intel são bons para jogos, pois vi eles na china com valores atrativos e parecem ter boas configurações porém fui dar uma pesquisada e vi bastante gente falando que não vale a pena pois eles são focados em servidores e coisas do tipo, não em jogos.

Mas eu olhei alguns testes e achei que o desempenho deles é ótimo, o que acham? Vale a pena comprar um Xeon ao invés de um Ryzen?

 

Eu estava pensando em comprar um Ryzen 5 4600G, mas se for melhor eu prefiro comprar um Xeon e uma placa de vídeo chinesa mesmo, contanto que o valor de ambos somados seja equivalente ao do Ryzen (R$ 799).

 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do jogo que estamos falando. Os Xeon acabam se dando bem em games que beneficiam um pouco mais do multi-core e que são com foco em campanha, mas sua desvantagem fica clara contra processadores modernos em jogos competitivos que dependem mais do single-core.

 

Claro que pelo preço não dá pra pedir muito desses processadores, são CPUs usadas durante centenas ou milhares de horas em servidores, e quando esses servidores são atualizados, os CPUs acabam sendo vendidos por preço de banana. O grande problema mesmo são as placas-mãe, as placas apropriadas para esse tipo de processador custam muito caro, mas os chineses oferecem opção mais em conta, as famosas placas "Frankenstein", montadas com partes de várias outras placas de outras plataformas e com BIOS modificada para funcionar com Xeon.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faol Há pós e contras obviamente, e dependendo do que deseja, mais contras kkkkkk

São processadores ultrapassados, e não são pra Desktop. Porém, algumas pessoas os utilizam, assim como eu.

 

O que eles tem em núcleos e threads (o que é algo que não se usa tanto em jogos), eles não tem em GHz, a não ser que faça um overclock. (me corrijam se estiver enganada pfvr)

 

Acho que o real problema deles são as placa-mãe, são bem limitadoras por assim dizer. Uma memória RAM de 3200 por exemplo, pode ser limitada a 1600 dependendo da placa-mãe. Além de serem caras (se for uma razoável a boa) na Ali se encontra algumas mais em conta, mas são bem "tortas"

 

Porém falo e falo mas, uso meu Xeon E5-2620 com minha X99 Atermiter (linha torta também) mas que funciona, e isso que importa pra mim kkkkkkkk

Se pretende mesmo comprar, se atente ao orçamento e encaixe uma possível taxa da alfandega também.

 

Mas se puder esperar e guardar sua grana pra comprar um R5 5600G + B450 + 16gb RAM (2x8) (é o que recomendo) pois se eu pudesse o faria. Há muitas promoções atrativas atualmente, e com a chegada de alguns processadores, a tendência é abaixar mais (assim espero)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Faol disse:

Boa tarde, gostaria de saber se os processadores da linha Xeon da Intel são bons para jogos, pois vi eles na china com valores atrativos e parecem ter boas configurações porém fui dar uma pesquisada e vi bastante gente falando que não vale a pena pois eles são focados em servidores e coisas do tipo, não em jogos.

Mas eu olhei alguns testes e achei que o desempenho deles é ótimo, o que acham? Vale a pena comprar um Xeon ao invés de um Ryzen?

Ryzen é melhor sem dúvidas, pois você vai usar para jogos.

 

Assim se você fosse fazer tarefas super estressantes eu ia de Xeon para termina com a vida útil dele sem pena e dps comprava outro de 60/100 reais e ia levando, pois os Xeon do Ali é apenas uma reciclagem de processadores que ainda funcionam em "quase perfeito estado" e também eu teria dó de torrar um Ryzen pelo valor dele kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
5 minutos atrás, Cordeir0o disse:

Assim se você fosse fazer tarefas super estressantes eu ia de Xeon para termina com a vida útil dele sem pena e dps comprava outro de 60/100 reais e ia levando, pois os Xeon do Ali é apenas uma reciclagem de processadores que ainda funcionam em "quase perfeito estado" e também eu teria dó de torrar um Ryzen pelo valor dele kk

Mesmo um processador usado ainda tende a durar anos e anos (ou mesmo décadas). E, além disso, não há um "desgaste acelerado" propriamente dito por fazer a máquina trabalhar em carga máxima durante muito tempo. O que encurta a vida útil de um processador é tensão excessiva (geralmente resultante de overclock mal calibrado) e/ou elevada temperatura (além dos limites descritos como aceitáveis pelo fabricante).

 

Particularmente, não gosto da ideia de recomendar um Xeon antigo desses, ainda mais para quem busca longevidade. Como mencionado pelo colega @GuilhermeGB, as placas originais já são antigas, raras e difíceis de encontrar, então quase sempre a pessoa precisa optar por um "Frankenstein" chinês sem garantia. Os caras fazem coisas como adaptar chipsets que nunca foram feitos para receber processadores Xeon, adaptar memórias DDR4 em plataformas feitas apenas para DDR3 e outras bizarrices, além de utilizarem PCBs de baixa qualidade e distribuição de fases que fica no limite para alimentar o processador. Essas placas tendem a não ser confiáveis e, quando estragam, assistência técnica quase nenhuma quer pegar (vide a GeTech Informática, para quem acompanha). E aí a pessoa precisa sair correndo atrás de outro "Frankenstein", porque fica sem saída. E ainda tem a chance do produto importado ser taxado (pois, segundo a legislação, deveria)...

 

Enfim, o preço desses kits Xeon é baixo, mas é necessário colocar o risco na equação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!