Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DPS conectado a outro DPS é possível?


Posts recomendados

@faller e demais colegas do forum, desde que seja respeitada a corrente maxima de cada DPS classe 3 (para evitar chegar ao limite de cada DPS e, assim, evitar aquecimento), existe algum problema em usar conetados (em serie) dois DPS's (no caso, filtros de linha com DPS integrado)?

Essa pratica confere mais protecao (em joules) numa situacao de surto eletrico, ou melhora na reducao de ruidos RFI/EMFi?

Pode existir algum conflito eletrico entre os dispositivos (eu me refiro a algum conflito em qualquer uma das caracteristicas dos 2 dispositivos, como protecao F+T, N+T, F+N/F+F, filtragem RfI/EMFi, funcao disjuntor ou fusível)?

Em suma, quais sao os beneficios ou maleficios dessa pratica?

Valeu, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2022 às 09:32, MaestroFC disse:

@faller e demais colegas do forum, desde que seja respeitada a corrente maxima de cada DPS classe 3 (para evitar chegar ao limite de cada DPS e, assim, evitar aquecimento), existe algum problema em usar conetados (em serie) dois DPS's (no caso, filtros de linha com DPS integrado)?

Essa pratica confere mais protecao (em joules) numa situacao de surto eletrico, ou melhora na reducao de ruidos RFI/EMFi?

Pode existir algum conflito eletrico entre os dispositivos (eu me refiro a algum conflito em qualquer uma das caracteristicas dos 2 dispositivos, como protecao F+T, N+T, F+N/F+F, filtragem RfI/EMFi, funcao disjuntor ou fusível)?

Em suma, quais sao os beneficios ou maleficios dessa pratica?

Valeu, abraços

Ligar um filtro de linha que já tenha varistores + um Iclamper pocket ou outro filtro que tenha tambem varistores?
Não há problema fazer isso, embora não acredito que irá melhorar a proteção contra surto.

Em relação a melhorar ruídos, não. O filtro de linha precisa ter um capacitor X bem dimensionado, indutor duplo, capacitor Y e sua casa aterramento para que o sistema de filtragem funcione. 

Se você não tem aterramento conectar dois iClamper Pocket em série ou dois filtros de linha em série não é nenhuma vantagem, ao meu ver. Não existe no mercado atualmente nenhum filtro RFI/EMI completo. O antigo Computer Protector da Clamper que tinha indutor duplo com capacitor X foi descontinuado em 2014/2015 e o Clamper Multiproteção com indutor + capacitor X e Y foi descontinuado mais ou menos em 2018.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
19 horas atrás, donzmaker disse:

Não há problema fazer isso, embora não acredito que irá melhorar a proteção contra surto.

Pode haver alguma melhora na proteção sim, pois esses DPS classe III não são muito eficientes se utilizados sozinhos (sem DPS classe II e classe I no quadro de disjuntores e no padrão de entrada.) Então com uma maior quantidade de DPS classe III, aquele surto que o primeiro não conseguir desviar, o próximo poderá desviar e daí por diante. Só não sei dizer o quão significativa pode ser essa diferença, seria necessário testar.

Afinal de contas, se não fizesse diferença, não faria sentido usar DPS classe III no computador, tendo em vista que hoje em dia quase todo eletrônico de qualidade tem circuito DPS na entrada de alimentação, ainda que seja só um simples varistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Pode haver alguma melhora na proteção sim, pois esses DPS classe III não são muito eficientes se utilizados sozinhos (sem DPS classe II e classe I no quadro de disjuntores e no padrão de entrada.) Então com uma maior quantidade de DPS classe III, aquele surto que o primeiro não conseguir desviar, o próximo poderá desviar e daí por diante. Só não sei dizer o quão significativa pode ser essa diferença, seria necessário testar.

Afinal de contas, se não fizesse diferença, não faria sentido usar DPS classe III no computador, tendo em vista que hoje em dia quase todo eletrônico de qualidade tem circuito DPS na entrada de alimentação, ainda que seja só um simples varistor.

Deixa eu ver se estamos falando a mesma coisa: Mais DPS classe 3 tipo 2 iClamper ou 3 iClamper pocket ligados em série? Não sei, pois a capacidade de absorção de cada varistor em linha... o ideal é ter 5 ou mais varistores interligados de preferência de 20mm fazendo um sanduiche com fusível térmico

Thermal_Fuse_held_Against_MOVs_with_Shri

 

Realmente não sei responder se ligando em série vai melhorar a proteção contra surto. Em relação ao DPS classe 3, de forma geral falamos do MOV (metal-oxide varistor) com algum tipo de desligamento/monitoramento, seja por fusível térmico ou outro dispositivo. Tem outros tipos de proteção tambem como centelhador a gás e etc, mas hoje em dia são raros de achar, aqui no Brasil o máximo que você vai encontrar são 2 varistores de 10mm + fusível térmico mesmo, ou de 14mm sem fusível térmico como é o caso do Embrastec. Se alguém souber algum tecnico que monte uma placa misturando varistores + centelhador a gás seria o ideal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!