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Aterramento residencial junto à aterramento e cerca elétrica


jrjaguar

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Olá amigos.

Estou fazendo um aterramento aqui em minha casa, onde tenho pouco espaço. Coloquei duas hastes de 2m40 em um beco que tenho, e estou entrando na fase de interligar as hastes e ligar tudo na forma TN-S. Tenho dúvidas em dois pontos que creio os amigos podem me ajudar:

1-Aqui na minha região não tem cabo de cobre nu para interligar as hastes e a compra pela internet está proibitiva. Eu posso utilizar uma outra haste terra de 2m40 para interligar as hastes. Penso em colocar na valeta que cavei no chão entre as duas hastes uma outra haste terra e interligar utilizando terminais das hastes e algum fio de boa qualidade.

2-Neste mesmo beco onde estão as duas hastes-terra, existe uma outra haste com o aterramento de uma cerca elétrica, que no momento está desativada, mas será reativada em breve. Ao colocar as duas hastes-terra, a ideia inicial era ligar tudo no barramento de aterramento da casa, ficando com 3 hastes ao todo. Mas descobri em minhas pesquisas posteriores que isso não é recomendável. A pergunta é: retiro desse beco lateral da cassa o aterramento da cerca elétrica e coloco em um outro ponto da casa? ou existe alguma outra solução para este problema?

 

Obrigado a todos que contribuírem.

Abraços!!!

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Em relação a pergunta numero 1:

você não estará mais protegido usando mais 2 hastes mesmo sendo uma delas para interligar, então por enquanto use somente UMA haste. Quando você encontrar (espero que em breve) compre fio de cobre nu 25mm e interligue a duas ou mais hastes. O ideal é fazer um aterramento com hastes em toda volta da casa, interligando elas com fio de cobre n Cabo de Cobre Nu 25mm² – 7 Fios x Ø 2,06 mm (NBR6524). 

Não esqueça de usar essa massa de calefação quando a conexão estiver pronta, para evitar umidade

Como+fazer+Aterramento+El%25C3%25A9trico

Não esqueça de usar um IDR de 30mA para todos os circuitos. Se quiser deixar o de iluminação sem, tudo  bem, mas coloque IDR 30mA em todos circuitos da casa. Pode comprar um DDR também que vai funcionar como disjuntor e IDR, ou compre o IDR + Disjuntor geral. 

 

2) Em relação ao aterramento da cerca elétrica parece-me que o correto e o seguro é fazer um aterramento específic para ela. Não compartilhe o aterramento da cerca elétrica com o da casa. você vai precisar consultar normas e técnicos de instalação de cerca elétrica para saber como realizar isso

 

P.S: Verifique o aterramento do neutro do padrão de entrada também. É importante que a conexão dele com a barra (haste) não esteja oxidada

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Na sua região você consegue encontrar cabos de 6, 10, 16 ou 25mm² rígidos (ou semi-rígidos)? São aqueles que tem os filamentos bem espessos praticamente igual ao cabo de cobre nu... Você pode comprar deles com isolamento PVC 750Volts (é mais barato que o EPR/PVC de 1kV) e remover o isolamento do cabo e ao mesmo tempo ir girando ele para "trançar" os filamentos (ou mais de um cabo, por exemplo 3 ou 4 cabos de 6mm²). O cabo flexível comum não vai servir, pois os filamentos são muito finos e a oxidação vai corroer eles em pouco tempo, tem que ser o cabo rígido.

 

O uso de IDR para circuitos em aterramento TN não é obrigatório (salvo em circuitos de áreas externas e áreas molhadas como cozinha e banheiro), mas em circuitos que usam aterramento tipo TT (aterramento totalmente separado do neutro) é obrigatório o uso de IDR para o desligamento automático dos circuitos caso ocorra fuga de corrente ao terra, pois se não houver um IDR nesse caso, pode trazer risco à segurança das pessoas em caso de acontecer alguma fuga de corrente na carcaça metálica de algum equipamento. Os esquemas TN (e derivados) não precisam disso, já que a fuga de corrente na carcaça dos equipamentos vai ser também um curto-circuito ao condutor de neutro (que vai desarmar os disjuntores de proteção e desligar o circuito), mas é desejável ter um IDR para proteção extra.

 

 

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O usuario acima está correto, porém minha memória está  péssima. Em relação ao IDR em todos circuitos ele tem razão; a norma fala em áreas molhadas e áreas externas. Porém convém colocar em todos circuitos


Sem querer dizer que é melhor ou pior, ou pior e melhor, mas na Argentina atualmente já chega a fase (ou duas fases) + neutro no teu QDC dentro do AP ou casa e vai direto no IDR, é obrigatório. Qualquer diferença entre fase e neutro na faixa ou acima de 35mA ele vai acionar, isso é bom porque mostra que algo não está correto, ou alguém levou um choque ou o IDR está com defeito. Então eu colocaria o IDR em todos circuitos. Se ele desarmar, você já sabe que tem algum problema. 


Moro em um prédio velho e aqui no AP fiz  TN-C-S e o IDR 30mA nunca desarmou, a não ser quando eu mesmo comprei um habotest para fazer o teste nas tomadas.  Eu tenho um IDR reserva e é um aparelho que custa 200 reais no máximo, você pode salvar vidas. Nos Estados Unidos eles não tem IDR no quadro e sim no soquete das tomadas, de 5mA e se não me engano na Gra Bretanha é obrigatório IDR 30mA seja em TN-S ou TN-C-S em todos circuitos

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3 horas atrás, donzmaker disse:

O usuario acima está correto, porém minha memória está  péssima. Em relação ao IDR em todos circuitos ele tem razão; a norma fala em áreas molhadas e áreas externas. Porém convém colocar em todos circuitos


Sem querer dizer que é melhor ou pior, ou pior e melhor, mas na Argentina atualmente já chega a fase (ou duas fases) + neutro no teu QDC dentro do AP ou casa e vai direto no IDR, é obrigatório. Qualquer diferença entre fase e neutro na faixa ou acima de 35mA ele vai acionar, isso é bom porque mostra que algo não está correto, ou alguém levou um choque ou o IDR está com defeito. Então eu colocaria o IDR em todos circuitos. Se ele desarmar, você já sabe que tem algum problema. 


Moro em um prédio velho e aqui no AP fiz  TN-C-S e o IDR 30mA nunca desarmou, a não ser quando eu mesmo comprei um habotest para fazer o teste nas tomadas.  Eu tenho um IDR reserva e é um aparelho que custa 200 reais no máximo, você pode salvar vidas. Nos Estados Unidos eles não tem IDR no quadro e sim no soquete das tomadas, de 5mA e se não me engano na Gra Bretanha é obrigatório IDR 30mA seja em TN-S ou TN-C-S em todos circuitos

 

Sim, é sempre bom ter IDR em todos os circuitos para a segurança das pessoas e para prevenir possíveis surpresas como contas de energia de mais de 1000 reais por causa de alguma fuga de corrente em algum ponto da instalação, tem gente que acha caro, mas eu acho barato considerando o valor que custa uma casa ou apartamento e é um equipamento que se for de boa qualidade vai durar fácil mais de 15 ~ 20 anos.

 

Eu também moro num apartamento já meio antigo, concluído em 2002, ainda usava disjuntores NEMA antigos. Ano passado eu troquei todos por disjuntores DIN curva B, coloquei um DPS de 45kA 275V e coloquei um IDR e dusjuntor geral no QDC, mas tive que tirar os chuveiros do IDR, porque ao ligar 2 chuveiros ao mesmo tempo a fuga de corrente dos dois chuveiros somada desligava o IDR... Como não tinha espaço para colocar IDRs separados para cada chuveiro dentro do QDC, eu deixei os chuveiros fora do IDR (hoje eu acho uma PÉSSIMA ideia ligar circuito de chuveiro no IDR que alimenta o resto da casa, senão já viu, deu uma fuga de corrente um pouco maior na água do chuveiro e a casa inteira fica sem energia! Kkkkk).

 

Aqui era pra ser bifásico (é o que consta na conta de luz), mas no QDC chegam 2 cabos de fase, um neutro e um terra nu (todos de 16mm²), mas pra minha surpresa, os dois cabos de fase são a mesma fase, quando eu testei com o multímetro era pra dar 380V, mas dava 0V entre os dois cabos! Então na prática é uma instalação monofásica 220V, mas lá no medidor de energia do térreo tem um disjuntor bifásico de 40A onde um dos cabos sobe para o QDC do apartamento e alimenta os circuitos do apartamento e o outro cabo alimenta os circuitos dos chuveiros (são 3 chuveiros)... Eu nem sei se esse tipo de instalação era algum padrão da época (alguma norma da concessionária de energia daqui, talvez).

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Em 17/09/2022 às 04:50, marclbr disse:

 

Sim, é sempre bom ter IDR em todos os circuitos para a segurança das pessoas e para prevenir possíveis surpresas como contas de energia de mais de 1000 reais por causa de alguma fuga de corrente em algum ponto da instalação, tem gente que acha caro, mas eu acho barato considerando o valor que custa uma casa ou apartamento e é um equipamento que se for de boa qualidade vai durar fácil mais de 15 ~ 20 anos.

 

Eu também moro num apartamento já meio antigo, concluído em 2002, ainda usava disjuntores NEMA antigos. Ano passado eu troquei todos por disjuntores DIN curva B, coloquei um DPS de 45kA 275V e coloquei um IDR e dusjuntor geral no QDC, mas tive que tirar os chuveiros do IDR, porque ao ligar 2 chuveiros ao mesmo tempo a fuga de corrente dos dois chuveiros somada desligava o IDR... Como não tinha espaço para colocar IDRs separados para cada chuveiro dentro do QDC, eu deixei os chuveiros fora do IDR (hoje eu acho uma PÉSSIMA ideia ligar circuito de chuveiro no IDR que alimenta o resto da casa, senão já viu, deu uma fuga de corrente um pouco maior na água do chuveiro e a casa inteira fica sem energia! Kkkkk).

 

Aqui era pra ser bifásico (é o que consta na conta de luz), mas no QDC chegam 2 cabos de fase, um neutro e um terra nu (todos de 16mm²), mas pra minha surpresa, os dois cabos de fase são a mesma fase, quando eu testei com o multímetro era pra dar 380V, mas dava 0V entre os dois cabos! Então na prática é uma instalação monofásica 220V, mas lá no medidor de energia do térreo tem um disjuntor bifásico de 40A onde um dos cabos sobe para o QDC do apartamento e alimenta os circuitos do apartamento e o outro cabo alimenta os circuitos dos chuveiros (são 3 chuveiros)... Eu nem sei se esse tipo de instalação era algum padrão da época (alguma norma da concessionária de energia daqui, talvez).

No caso  o problema é a agua e não o IDR. Se você fizer uma limpeza na caixa d'agua e mesmo assim não resolver, compre um chuveiro blindado. Aqui em casa é encanamento velho e o lorenzetti com esse tipo de resistência nunca desarmou IDR

266619.jpg?w=800&h=800&v=no-change&qs=ig

 

Aqui no Brasil temos 220v bifasico (na verdade é 380V na rua 3 fases...)= mas chega duas fases na tua casa + neutro

Fase A 220V + Fase B 220V + neutro

provavelmente se tem 2 chuveiros 1 está na fase A e outro na fase B. O neutro é o mesmo da fase A e B

Se você misturar as duas vai dar 380V, mas não foram feitas para uso assim, pois residencialmente você pode ter até trifásico, mas sempre respeitando Fase 1, Fase 2 e Fase 3, nunca usando Fase 1 + 2 ou fase 2+3 em uma residência comum.

você pode pedir trifasico até num apartamento se houver a infraestrutura disponível dentro do predio, vai ser 3 fases + neutro e cada fase alimentará em 220V 
Fase 1 = 220V

Fase 2 = 220V

Fase 3 = 220V 

 

 

Em cidades 127V/220V residencial são duas fases de 115/127V + neutro

Aí sim no chuveiro por exemplo pode-se usar as duas fases 127V sem o neutro, se for bifasico de verdade.

Geralmente em cidades assim só é usado 220V para ar condicionado e chuveiro, no máximo mais uma tomada na cozinha totalizando 3 circuitos 220V, o resto é  127/115V mesmo (famoso 110V)

 

Acho que essas duas acima são as configurações mais comuns no Brasil. 


P.S: Se entre fase + fase dá 0V é porque elas se cancelam, ou seja, é configuração acima trifasica no transformador em triângulo onde jamais se deve usar 2 fases 220V combinadas. Esse tipo de configuração Fase + Fase é mais comum em supermercado, industria, escitórios grandes ou até mesmo pequena empresa desde que justificado o uso de 380V (como s necessário um elevador por exemplo), então será feito uma instalação específica onde a concessionária não vai utilizar provavelmente a mesma rede que abastece o teu bairro...

 

Se você ligar dois chuveiros no mesmo IDR (ou DDR) de 63A, ele vai desarmar, não porque detectou fuga, mas porque ultrapassou os 63A de seguança dele. Nesse caso como você falou tem q ter um IDR para cada chuveiro. Se for um chuveiro só, apenas um IDR é necessário para fase + neutro

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