Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena pagar um pouco mais em uma fonte de maior potência?


Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Fala, turma. Estou prestes a fazer um upgrade de VGA para uma 3070, e junto pretendo colocar uma fonte nova.

 

Através de pesquisas, li muito bem sobre as fontes core reactor da xpg, e estou pensando em pegar uma 650w. Porém, não pude deixar de perceber que outras fontes da mesma linha, de potência maior, estão um pouco mais caras. Vi um vídeo de um mano recomendando pegar uma 850w pensando em longevidade, ter uma fonte que dure por muitos e muitos anos sem precisar trocar para possíveis futuros upgrades.

 

E ai, sera que vale a pena investir em maior potência pensando em longevidade? Sei que com meu kit Ryzen 5 3600x + 3070 uma 650w já seria mais que o suficiente, porém o ponto do rapaz do vídeo me deixou com uma pulga atrás da orelha. E além do mais, existe algum ponto negativo em ter uma fonte de potencia muito alta comparado com o que o sistema consome?

Captura de tela 2022-09-15 181257.png

Captura de tela 2022-09-15 181238.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Para fins de máxima eficiência energética, a fonte deve ser usada na faixa entre 50 e 80% de sua capacidade nominal.

Assim, se o seu equipamento consome 400W, a fonte ideal para ele é de 500W a 800W, nunca mais, para evitar o desperdício de energia, ao longo de toda a vida útil da fonte, a qual pode chegar a 10 anos ou mais.

E, claro, levando em conta o custo/benefício e o seu orçamento.

Detalhe: tenha em mente que você não vai usar o PC na potencia máxima full time. Tem que ver o uso que predomina no seu caso, para não exagerar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!