Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como eu posso estender cabo de internet da sala até o quarto


Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Olá pessoal! Eu estou enfrentando problemas de conexão de internet no meu quarto, visto que o meu roteador fica na sala, que dá mais ou menos 20m de distância até o meu quarto. Eu moro em uma casa que tem bastante parede e como a cozinha fica justamente no "meio" da casa, os eletrodomésticos acabam atrapalhando o sinal de chegar até o meu quarto, tanto que atualmente estou usando um roteador da TP-Link como repetidor, porém às vezes nem com o repetidor ajuda porque o sinal oscila bastante e isso prejudica muito a minha experiência de download e navegação com a internet tanto no meu PC, tanto no meu celular ou PS4. Eu gostaria de pôr um fim nisso passando cabo de internet no roteador que fica na minha sala até o meu quarto, de preferência sem ter que usar aquelas canaletas de PVC que destrói gesso de paredes. Um fato curioso, é que eu percebi que no meu quarto, tem uma tomada com uma saída de ethernet. Tanto no meu quarto que fica no outro lado da casa, tanto no quarto dos meus pais que fica basicamente ao lado da sala. É uma tomada preta, vou deixar em anexo uma imagem aqui para vocês poderem ver. Agora que eu fico em dúvida: será que seria possível passar internet do roteador que fica na sala até o meu quarto usando essa tomada? Provavelmente a minha casa deve ter dutos separados para passar internet cabeada entro os cômodos creio eu... Vocês poderiam me ajudar com essa dúvida? Sou bem leigo nesse assunto ainda!

IMG_20220916_062532.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, 20 metros é possível você passar facilmente, se existir o sistema de dutos já instalado.

Basta comprar um cabo Cat. 5e de boa qualidade, os terminais RJ45 e um alicate crimpador (R$ 30).

Se comprar também um passa-fio (R$ 30), em vez de usar arame, vai facilitar a tarefa.

Dúvida: se existe uma tomada de rede na parede, será que o cabo de rede já não está lá instalado, bastando comprar uma extensão pronta, para conectar ao roteador e outra para conectar ao PC?

Verifique isso!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A menos que minha vista de 62 anos me engane, isso é RJ11 de telefone. Alguém lembra dessa coisa meio antiga? (rsrsrs)

Isso facilita para passar o cabo de rede usando o que já está passado.

Confira se não passam cabos de energia no mesmo conduíte, aí o indicado é usar um cabo STP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Muito obrigado! Agradeço pela resposta. Vou tentar desparafusar essa tomada e ver o que tem dentro dela, só por via das dúvidas. Daí eu vou verificar com mais precisão com um técnico específico aqui da minha cidade e ver quanto fica para ele passar a rede de internet da sala até o meu quarto. Inclusive eu tinha comprado essa semana um cabo de ethernet Cat5e de 20m, é capaz de poder usar ele também.

@Catelan Será que é mesmo? Sou um pouco leigo nesse assunto, mas se for realmente de telefone, então não seria possível passar a rede de internet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, XXMythLuan disse:

@Wal SJC Muito obrigado! Agradeço pela resposta. Vou tentar desparafusar essa tomada e ver o que tem dentro dela, só por via das dúvidas. Daí eu vou verificar com mais precisão com um técnico específico aqui da minha cidade e ver quanto fica para ele passar a rede de internet da sala até o meu quarto. Inclusive eu tinha comprado essa semana um cabo de ethernet Cat5e de 20m, é capaz de poder usar ele também.

@Catelan Será que é mesmo? Sou um pouco leigo nesse assunto, mas se for realmente de telefone, então não seria possível passar a rede de internet?

Tira o cabo de telefone, puxando ele com o cabo de rede preso na extremidade.

Conforme tira um, já vai puxando o outro para dentro do duto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, XXMythLuan disse:

@Wal SJC Muito obrigado! Agradeço pela resposta. Vou tentar desparafusar essa tomada e ver o que tem dentro dela, só por via das dúvidas. Daí eu vou verificar com mais precisão com um técnico específico aqui da minha cidade e ver quanto fica para ele passar a rede de internet da sala até o meu quarto. Inclusive eu tinha comprado essa semana um cabo de ethernet Cat5e de 20m, é capaz de poder usar ele também.

@Catelan Será que é mesmo? Sou um pouco leigo nesse assunto, mas se for realmente de telefone, então não seria possível passar a rede de internet?

Como o @Wal SJC já disse, pode usar para puxar o da rede, mas (rsrsrs) usá-lo pra conectar a ethernet é impossível (1 par versus 4). Se você tiver um pouquinho de cuidado não precisa de mais niguém (ou um irmão apenas) para puxar. Solte as tomadas e teste, uma pessoa em cada ponta dando puxadinhas. Se estiver livre, basta remontar (uns 5 cm) as pontas de cada cabo e prender com fita isolante 3M (nem tente outra, rsrs). Um vai puxando devagar enquanto o outro vai empurrando (devagar também, rsrs). Se quiser fazer o serviço completo por conta própria, não precisará do alcate de climpagem, apenas comprar as tomadas fêmeas e um alicatinho de inserção.

Quem sabe você não descobre uma vocação?

image.png.07debc28c501c1a77f4b0a877582966e.png

image.thumb.png.b730392db01c015b6d9c740368c4aa13.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XXMythLuan Essa é uma tomada de telefone. Mas o que importa é que existe o duto e nem está sendo usado o telefone certo? 😉 

Seu cabo de 20m vai servir bem, mas vai ter que cortar um dos terminais para passar por dentro do duto porque se ele quebrar lá dentro não vai ser nada bom...

 

Se não está usando o cabo do telefone pode fazer o simples:

  •  amarrar bem a ponta do cabo de rede na ponta do cabo de telefone na sala e enrolar bem uma fita isolante na emenda para ficar liso e não enroscar dentro do duto
  • no quarto puxe o cabo de telefone até sair o cabo de rede
  • coloque o novo conector de rede na ponta 

 

Claro que o melhor é colocar um soquete RJ45 (a femea) em cada ambiente e usar dois cabos de rede comuns curtos, mas ai vai precisar dos soquetes claro. Mais uns 14 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Ah, uma coisa que eu queria falar e eu já ia me esquecendo também... Amanhã de manhã, um técnico da minha nova provedora de internet que eu contratei hoje, irá até ao meu endereço para fazer a instalação da internet fibra ótica de 750 MB. Como já havia dito anteriormente, os roteadores da minha casa costumam ficar na sala porque foi ali que o técnico havia puxado a fibra ótica. Atualmente estou com a internet fibra da Oi (os roteadores ainda continuam na minha sala), porém assim que o técnico instalar a minha nova internet, eu irei imediatamente cancelar a minha internet atual da Oi. O que eu queria saber, é que ao invés do técnico instalar na sala como de costume, eu pedir para ele instalar o roteador direto no meu quarto, sem ter que precisar passar aquela "cabarada" da sala até o meu quarto em direção a tomada que eu havia mostrado aqui no post. Eu conversei com os meus pais que contrataram a internet da Oi, e meu padrasto disse que na verdade eu não precisaria puxar nenhum cabo da sala até o meu quarto, porque ele disse que a casa inteira possui dutos específicos para poder passar a rede de internet, e que o roteador/modem da provedora poderia ser instalado em qualquer cômodo da casa. Se isso for verdade, o técnico pode colocar o roteador direto no meu quarto? Meus pais provavelmente irão ficar com um sinal mais fraco no quarto deles e na sala, porém eu acredito que isso seria facilmente resolvido fazendo aquele mesmo esquema que eu estava fazendo anteriormente com o repetidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@XXMythLuan Você pode resolver as 2 coisas ao mesmo tempo se puder estar lá na hora

 

Pode pedir ao técnico para instalar o modem no quarto onde precisa, passando o cabo pelo mesmo duto onde passaria aquele cabo que comprou. E dizer a ele para passar o cabo de fibra ótica e ap mesmo tempo passar o cabo de rede pelo duto junto com o de fibra ótica, Não tem dificuldade porque o de rede é fino e o de fibra ótica mais fino ainda. E pode tirar o cabo de telefone se tiver um no duo pra deixar tudo vazio mesmo.

 

Pode ser que o técnico não tenha ferramenta ou interesse em terminar o trabalho, mas deixando o cabo já na parede você pode contratar alguém ou fazer isso você mesmo outra hora. Tem conectores RJ45 femea --- acho que da marca Pial entre outras --- para uso doméstico que são instalados sem ferramenta, exceto uma chave de fenda. Eles tem uns furos onde você insere os cabos coloridos nos furos da mesma cor, e uma ranhura de uns 3mm onde você coloca uma chave de fenda e gira 1/4 de volta pra direita e já era.

 

Compra dois desses e você mesmo faz isso outro dia... 

E nesse caso quando der você coloca outro roteador na sala. Ou ao menos leva um cabo de rede para a TV que consome muito do wifi que já vai ficar ruim.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, arfneto disse:

@XXMythLuan Você pode resolver as 2 coisas ao mesmo tempo se puder estar lá na hora

 

Pode pedir ao técnico para instalar o modem no quarto onde precisa, passando o cabo pelo mesmo duto onde passaria aquele cabo que comprou. E dizer a ele para passar o cabo de fibra ótica e ap mesmo tempo passar o cabo de rede pelo duto junto com o de fibra ótica, Não tem dificuldade porque o de rede é fino e o de fibra ótica mais fino ainda. E pode tirar o cabo de telefone se tiver um no duo pra deixar tudo vazio mesmo.

 

Passar 2 cabos se o interesse do @XXMythLuan no quarto é internet? Algumas operadoras não usam fibra, mas coaxial, já fica mais ruinzinho. Aí, um belo dia ele quer usar o note na sala, (ou na cozinha, ou na varanda, ou no banheiro...) e vai ficar com Wi-Fi lento de novo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XXMythLuan O problema pode só mudar de lado se não passar o cabo para a sala e levar sinal de rede para lá. São dois problemas:  o sinal do wifi vai ficar fraco lá. Pode não achar importante mas vai dividir o mesmo potencial de tráfego via wifi com todos os dispositivos. E aí se tiver uma TV na sala ligada na rede com wifi ruim ela vai f. todo mundo porque o tráfego de streaming é muito intenso. E se não usa agora pode acabar usando na semana que vem, porque streaming do Youtube ou do Netflix, Disney, HBO via celular projetado para a tela da TV está ficando muito muito comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Sei que não vai ter muito a ver com o post que eu criei, porém infelizmente tenho notícias negativas a respeito da minha internet fibra ótica de 750 MB que eu eu havia contrato ontem, sexta. O técnico iria vir hoje até o meu endereço, até aí tudo bem... O problema é que as 10h, o técnico que iria vir aqui em casa me ligou dizendo que o cabeamento da provedora no qual eu contratei, não passava na minha rua, e daí ele teria que fazer um tal de cruzamento na rua de cima que tem disponibilidade para poder passar o cabo até a minha casa e como ele não pode mexer nos outros cabos das outras provedoras, ele me recomendou que eu entrasse em contato com o vendedor que eu havia contratado a internet para poder tentar chegar em uma solução. Enfim, quem acaba saindo prejudicado é o próprio cliente né? Agora estou sem internet em casa porque eu tinha pedido para a minha antiga provedora Oi cancelar a minha internet pois eu achava que já sairia usando a minha rede nova e agora mesmo estou conversando com vocês usando meu 4G kkkkkkkkkkk... 😂 Vou ter que resolver isso sem falta semana que vem, porque isso é inadmissível. Inclusive o próprio vendedor havia dito para mim que o meu endereço tinha disponibilidade! Eles mentem na cara dura para tentar passar a perna no cliente né... Enfim, agora só resta esperar e ver no que vai dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!