Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões de upgrade para Core i5-3570 + H61 + 8GB DDR3 até R$ 1000


Posts recomendados

Bom, eu estou saindo da minha plataforma com um soquete 775 para talvez uma 1155.

Estava pensando em partir para cima de uma H61 da Intel com um I3 3220, também com um pente de 8GB 1600mhz

 

Bom, eu queria sugestões nessa faixa de preço (500R$) 

E minha fonte é uma bomba de 450W, mas com prováveis 200W reais.

 

Minha intenção é rodar o básico, não me importo muito com gráfico desde que não pareça Terraria.

 

Talvez um Fortnite a 60 Fps fixo sem diminuição ou gargalo.

 

Me dêem sugestões milagrosas por favor S2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você não vai ter melhorias significativas nesse upgrade.
Eu pouparia + um pouco p/ chegar numa plataforma AMD de DDR4 e processador c/ vídeo integrado.
Novo, dá pra pegar kit com placa-mãe, 8 giga de ram e Athlon 300 por 900. Talvez ache algo usado c/ o Athlon 200. Se achar Ryzen 3 então, vai fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Acho que você não vai ter melhorias significativas nesse upgrade.
Eu pouparia + um pouco p/ chegar numa plataforma AMD de DDR4 e processador c/ vídeo integrado.
Novo, dá pra pegar kit com placa-mãe, 8 giga de ram e Athlon 300 por 900. Talvez ache algo usado c/ o Athlon 200. Se achar Ryzen 3 então, vai fundo.

 

Eu não sou muito chegado a linha da AMD, sempre obtive conhecimento pela Intel, então minha preferência seria essa.

Sobre melhorias significativas, meu Pc atualmente é um Pentium E5400 com 2GB ram DDR2, creio eu q a melhora vai ser extraordinária.

E também esse Kit de I3 3220 com 8 de ram e a H61, já joguei nele por um bom tempo em um PC da loja da minha avó e chegou a pegar 200 Fps no Minecraft com as Chunks em 16.

Gráficos tudo no médio.

Outra coisa, eu tenho uma única chance pra gastar esses 500 reais, se for pra juntar, será para um futuro upgrade.

Então se puder, me indica algum kit de Processador, placa-mãe e Ram pra pensar mais pra frente, com a possibilidade de ir subindo aos poucos com upgrades frequentes.

Isso com 500R$

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, gaelcomfome disse:

Então se puder, me indica algum kit de Processador, placa-mãe e Ram pra pensar mais pra frente, com a possibilidade de ir subindo aos poucos com upgrades frequentes.

 

Qualquer kit Intel da 11ª geração para trás vai complicar os seus "upgrades", pois para upgrade que valha a pena precisará trocar placa-mãe para trocar CPU.

Então qualquer coisa que comprar hoje por 500,00 - LGA 1155, LGA1150 com DDR3 estará basicamente jogando o dinheiro fora.

 

Uma APU AMD Athlon 3000G (que é um cavalo pangaré manco 🐎 4/4 ) tem um vídeo integrado melhor que qualquer Intel, e consegue rodar Fortnite em 720P.

 

Porém esta APU custa 350,00 (OEM sem cooler)  e um kit com cooler + placa-mãe +  - melhor 2x8Gb, DRR4 fica em ~1.100,00, mas conseguindo comprar, você poderá fazer "upgrade" para um 5600G por exemplo.

 

*  8 GB é pouco mas APU precisa de memória dual channel.


Em todo caso, esta pessoa deve vender o kit 1151 (cpu+placa-mãe+4 GB Ram), veja quanto quer (por MP).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 1lokos disse:

 

Qualquer kit Intel da 11ª geração para trás vai complicar os seus "upgrades", pois para upgrade que valha a pena precisará trocar placa-mãe para trocar CPU.

Então qualquer coisa que comprar hoje por 500,00 - LGA 1155, LGA1150 com DDR3 estará basicamente jogando o dinheiro fora.

 

Uma APU AMD Athlon 3000G (que é um cavalo pangaré manco 🐎 4/4 ) tem um vídeo integrado melhor que qualquer Intel, e consegue rodar Fortnite em 720P.

 

Porém esta APU custa 350,00 (OEM sem cooler)  e um kit com cooler + placa-mãe +  - melhor 2x8Gb, DRR4 fica em ~1.100,00, mas conseguindo comprar, você poderá fazer "upgrade" para um 5600G por exemplo.

 

*  8 GB é pouco mas APU precisa de memória dual channel.


Em todo caso, esta pessoa deve vender o kit 1151 (cpu+placa-mãe+4 GB Ram), veja quanto quer (por MP).

Entendo o quão as linhas da AMD são *****, mas no momento quero o melhor pra agora.

E como vocês dizem, pra pegar a linha AMD é bastante caro se comparar com meu orçamento inicial, então olhem esse kit I5 e vê se vale a pena, apesar de ser do soquete 1155, creio eu q vá rodar algo interessante com uma placa de vídeo dedicada q eu vou focar mais pra frente, talvez uma GTX 1060, junto com mais um pente e uma fonte pra sobrar

IMG_20220906_151335995_MFNR.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria p/ buscar algo com DDR4 pelo menos.

E devido a isso, indicaria algo na plataforma AM4 da AMD, pois você pode depois trocar o processador por um Ryzen de 3ª ou 5ª geração, colocar 2 pentes de memória de 8 gb. Ups baratos e possíveis. Percebe que a plataforma que você quer comprar, tu fica preso em coisas usadas c/ preços caríssimos p/ futuros ups.

Segue o link que achei pelo melhor preço, embora seja 1 pente único, que não é o recomendado.
https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-amd-Athlon-300ge-a320m-8gb-DDR4-cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Eu diria p/ buscar algo com DDR4 pelo menos.

E devido a isso, indicaria algo na plataforma AM4 da AMD, pois você pode depois trocar o processador por um Ryzen de 3ª ou 5ª geração, colocar 2 pentes de memória de 8 gb. Ups baratos e possíveis. Percebe que a plataforma que você quer comprar, tu fica preso em coisas usadas c/ preços caríssimos p/ futuros ups.

Segue o link que achei pelo melhor preço, embora seja 1 pente único, que não é o recomendado.
https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-amd-Athlon-300ge-a320m-8gb-DDR4-cooler

Entendido, eu comprei aq um kit

I5 3570

H61

2 Pentes de 4gb DDR3 = 8GB

Um cooler

e um SSD de 128gb

 

No total deu 516 R$ no aliexpress, eu achei bem barato até, espero não ter nenhuma taxa quando passar pela alfândega.

 

comprei por que precisava de imediato mesmo!

 

Mas com suas dicas já estou pensando em fazer um upgrade para a plataforma AMD o mais depressa possível

.

Por quanto você me recomendaria vender esse kit i5?

 

Vamos supor que eu tenha em media mais 500 reais no final do ano e mais o dinheiro da venda do kit i5, poderia pegar este kit Athlon OU esperar ano que vem e juntar mais ou menos 1000 reais com a venda do kit i5 e pegar um kit melhor q esse do Athlon?

 

Deveria me manter nesse kit i5 sem nenhum up superficial até a compra do proximo kit?

 

Lembrando q eu desejo rodar no minimo um GTA V / Fortnite em 60 quadros acima sem diminuições

 

Apesar de que eu só jogo Minecraft atualmente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gaelcomfome recomendo ao invés de pegar um 5600x, optar pelo 5600. Pois a única coisa que muda basicamente é o preço.

 

E esteja ciente que processadores sem o G no final, não possuem vídeo integrado. Ou seja, não conseguirá usar essa config enquanto não tiver uma placa de vídeo.

 

Demais coisas espere dicas do pessoal!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, gaelcomfome disse:

Ryzen 5 5600x

Trocar pelo 5600, como já foi dito acima.

 

28 minutos atrás, gaelcomfome disse:

Fonte P550B Gigabyte 

Trocar essa fonte por uma Sharkoon WPM Zero Gold 550W, é melhor e mais confiável.

 

28 minutos atrás, gaelcomfome disse:

Ah, e a placa de vídeo eu penso em comprar uma RTX 3060 de 6 ou 12gb por último..

Pensei em uma RX 6600X, mas estou vendo ainda..

Também reforçando o que já foi dito acima, você não conseguirá usar aquela configuração sem placa de vídeo. Se pretende fazer isso, terá que optar por um Ryzen 5 5600G. Em poder de processamento ele é mais fraco que o 5600 e o 5600X, é o mesmo 5500, mas você ganha um vídeo integrado equivalente a uma RX 550/GTX 750 Ti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Isadora Anastacio disse:

@gaelcomfome recomendo ao invés de pegar um 5600x, optar pelo 5600. Pois a única coisa que muda basicamente é o preço.

 

E esteja ciente que processadores sem o G no final, não possuem vídeo integrado. Ou seja, não conseguirá usar essa config enquanto não tiver uma placa de vídeo.

 

Demais coisas espere dicas do pessoal!!

Então para eu conseguir utilizar essa configuração sem uma placa de vídeo offboard vou precisar de um Ryzen 5 5600G? 

 

Em relação aos outros, sem olhar o preço, é melhor o pior?

Vi que o clock dele é um pouco menor comparado com os irmãos dele..

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Trocar pelo 5600, como já foi dito acima.

 

Trocar essa fonte por uma Sharkoon WPM Zero Gold 550W, é melhor e mais confiável.

 

Também reforçando o que já foi dito acima, você não conseguirá usar aquela configuração sem placa de vídeo. Se pretende fazer isso, terá que optar por um Ryzen 5 5600G. Em poder de processamento ele é mais fraco que o 5600 e o 5600X, é o mesmo 5500, mas você ganha um vídeo integrado equivalente a uma RX 550/GTX 750 Ti.

Entendido, então essa configuração é realmente a ideal, visando jogos e streaming..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gaelcomfome se você pensa em pegar o 5600G, eu sugiro economizar na placa-mãe. O único diferencial mais relevante de uma B550 é o suporte a PCI-Express 4.0 para placa de vídeo e SSD, mas o 5600G é limitado ao PCI-Express 3.0, então a placa-mãe vai funcionar em 3.0 (já que PCI-Express é recomprometível). Pensando nisso, você pode economizar uns R$300-400 numa placa A520 ou B450.

 

Alguns usuários podem ficar meio preocupados por causa dessa limitação ao PCI-Express 3.0, mas tirando os dois modelos vergonhosos da AMD, a RX 6400 e RX 6500 XT, quase todas as outras placas de vídeo funcionam muito bem em 3.0. Também não existe muita vantagem prática para usuários comuns ao utilizar SSD PCI-Express 4.0, você pode usar um SSD 4.0 em uma configuração 3.0, apesar de haver uma limitação nas velocidades sequencias, as velocidades que mais importa na utilização do dia a dia, que são as velocidades aleatórias, não sofrerão limitações, pois nossa tecnologia atual ainda não chegou nesse nível.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@gaelcomfome se você pensa em pegar o 5600G, eu sugiro economizar na placa-mãe. O único diferencial mais relevante de uma B550 é o suporte a PCI-Express 4.0 para placa de vídeo e SSD, mas o 5600G é limitado ao PCI-Express 3.0, então a placa-mãe vai funcionar em 3.0 (já que PCI-Express é recomprometível). Pensando nisso, você pode economizar uns R$300-400 numa placa A520 ou B450.

 

Alguns usuários podem ficar meio preocupados por causa dessa limitação ao PCI-Express 3.0, mas tirando os dois modelos vergonhosos da AMD, a RX 6400 e RX 6500 XT, quase todas as outras placas de vídeo funcionam muito bem em 3.0. Também não existe muita vantagem prática para usuários comuns ao utilizar SSD PCI-Express 4.0, você pode usar um SSD 4.0 em uma configuração 3.0, apesar de haver uma limitação nas velocidades sequencias, as velocidades que mais importa na utilização do dia a dia, que são as velocidades aleatórias, não sofrerão limitações, pois nossa tecnologia atual ainda não chegou nesse nível.

Então Pegando um Ryzen 5 5600g ao invés do 5 5600x, teria que fazer um Downgrade na placa-mãe que era uma B550M para uma B450m

 

Em questão de desempenho e performance, vai ter uma diferença significante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, gaelcomfome disse:

Então Pegando um Ryzen 5 5600g ao invés do 5 5600x, teria que fazer um Downgrade na placa-mãe que era uma B550M para uma B450m

 

Em questão de desempenho e performance, vai ter uma diferença significante?

A placa-mãe não vai afetar o desempenho nem um pouco. O 5600G funcionaria na B550, mas seria um gasto extra que não dará retorno prático. Há sim uma pequena diferença de desempenho entre os processadores, mas pra você conseguir ver essa diferença na prática precisará ter uma placa de vídeo muito potente ou rodar um jogo muito intenso para o processador.

 

Você pode ver aqui os dois lado a lado com estão com uma RTX 3080 em resolução 1080p, pois é justamente para forçar um gargalo de CPU e ver o poder de cada um. Se fossem combinados com placas mais intermediárias, ou até com a própria RTX 3080 em 1440p ou 4K, a diferença entre ambos às vezes nem seria notada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, então você pode fazer um favor?

 

Pegar a configuração inteira baseada nessa conclusão de pegar uma B450m e um Ryzen 5600g, com os melhores preços do mercado, em sites confiáveis.

 

Por favor, aí sim posso marcar como solução e finalizar esse tópico.

 

Além disso, eu queria confirmar novamente se essa configuração tá boa pra streaming de alguns jogos, GTA online, Fortnite e outros do nível..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Há sim uma pequena diferença de desempenho entre os processadores, mas pra você conseguir ver essa diferença na prática

 

Não diria pequena, neste teste do Testing Gaming a GEOMEAN dos 8 jogos foi  ~28%.

 

Diferença que é mais do que ganho do cobiçado 5800X3D dá sobre o 5600X (nas mesmas condições, com a VGA high end),  embora custe mais do que o dobro a GEOMEAN foi de ~24% em 23 jogos (vide HU abaixo).

 

5 horas atrás, gaelcomfome disse:

 ...uma RTX 3060 de 6 ou 12gb por último...

 ...uma RX 6600XT...

 

O 5600G tem uma performance entre 3600 e 5500, no teste do HU você pode ver que o 3600 com uma RX 6600XT perde 10% de frames (em média) em relação ao 5600X, esta diferença aumentará quanto mais forte for a placa de vídeo que usar.

Entre o 5600G e o 5600 considere uns 8%. Pouco? Trocar um 5600 por um 5700X gastando mais 500,00 não da este ganho.

 

O problema do 5600G (1.120,00) é que terá que pagar o mesmo preço do 5600 (1.100,00) para ter uma performance ~8% inferior.

 

213970399_VGAscalling.jpg.e54617c90c0115490cf3cce504254f24.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, 1lokos disse:

 

Não diria pequena, neste teste do Testing Gaming a GEOMEAN dos 8 jogos foi  ~28%.

 

Diferença que é mais do que ganho do cobiçado 5800X3D dá sobre o 5600X (nas mesmas condições, com a VGA high end),  embora custe mais do que o dobro a GEOMEAN foi de ~24% em 23 jogos (vide HU abaixo).

 

 

O 5600G tem uma performance entre 3600 e 5500, no teste do HU você pode ver que o 3600 com uma RX 6600XT perde 10% de frames (em média) em relação ao 5600X, esta diferença aumentará quanto mais forte for a placa de vídeo que usar.

Entre o 5600G e o 5600 considere uns 8%. Pouco? Trocar um 5600 por um 5700X gastando mais 500,00 não da este ganho.

 

O problema do 5600G (1.120,00) é que terá que pagar o mesmo preço do 5600 (1.100,00) para ter uma performance ~8% inferior.

 

213970399_VGAscalling.jpg.e54617c90c0115490cf3cce504254f24.jpg

Obtive uma conclusão aqui.

 

Voltei pra intel novamente e to pegando um i5 de 10th

 

I5 10400F

H510M-A Pro MSI

1x8GB Ram DDR4

RTX 3060 12GB

Fonte 650W AzzA 80 plus bronze e pfc ativo

SSD 256 sata 2,5

Cooler box

 

Não sei se é uma das melhores configurações, vou ter que bater muita tecla pra uma decisão final...

 

Obs: o orçamento dessa configuração foi de 5 mil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Joao531 disse:

@gaelcomfome Eu pegaria o i5 12400F.

Também pensei assim, pouparia mais dinheiro caso eu queira ir para a 13th deles, já que a placa-mãe tem suporte 🙂

E se eu quisesse uma placa de vídeo melhor (não é necessário) era só vender essa e comprar outra.

 

São peças atuais, ainda valem mt!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gaelcomfome 10400F é inferior ao 5600G em poder de processamento, só pra você saber. Se quiser pegar um i5 eu recomendo o 12400F.

7 horas atrás, gaelcomfome disse:

Fonte 650W AzzA 80 plus bronze e pfc ativo

Fonte lixo, não caia nessa cilada. Para essa RTX 3060 o mínimo que recomendo é a Sharkoon WPM Zero Gold 550W.

7 horas atrás, gaelcomfome disse:

1x8GB Ram DDR4

Seu PC vai passar mal com tão pouca RAM, a maioria dos jogos atuais vai rodar mal. É altamente recomendado montar um PC com 16GB hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Tiberio disse:

@gaelcomfome RTX 3060 > RTX 2060

 

 

Na linha de VGAs da NVida um numero maior no nome não implica que o modelo tenha mais desempenho, pois podem ser de linhas diferentes.

 

1º - Quando usadas com  CPU "de entrada" - i3, i5, R 5k; com monitor de 24" ou menor, na resolução Full HD, a diferença entre a 2060 e 3050 nos joguinhos da moda é de ~15% em favor... da 2060.

 

Poderá ver percentual diferentes em testes de outros "YouTubers reviewers" ... porque estes escolheram jogos diferentes para o teste.

 

Aliás, suspeito que alguns até usam a seleção dos jogos para manipular o resultado do teste em favor de um ou outro CPU, como alguns que são patrocinados por lojas, então sempre olhe mais de um comparativo para ter referência.

 

Já vi resultado favorável para CPU X num vídeo do canal ZYX famoso e depois resultado favorável ao CPU Y em outro vídeo do mesmo canal, a diferença foi os jogos escolhidos para o teste.

 

2060x3050.jpg.d31eea8798637ea680cc6b596f8c3f8a.jpg

 

Gráfico do teste do IS.

 

Talvez a 3050 possa vantagem se quer jogar com resolução 2.5 k, com um monitor de 27" ou maior, o que talvez exija um CPU acima dos "de entrada". Não olhei comparativos neste cenário.

 

Citação

I5 10400F + RTX 3060 12GB 

 

Esqueça i5 de 10ª ou 11ª geração (este devido ao problema do Power Limit) para "economizar", com orçamento apertado compre um i3-12100F.

 

Na média em jogos o i3-12100F rende 12% a mais que o i5-10400F e 3% a menos que o i5-11400F, custando menos do que ambos.

 

i3x15.jpg.651e7f8e02b093ccd52981dabe63b894.jpg

 

O "kit padaria" (CPU+placa-mãe+Mem) mais barato é:

 

i3-12100F - 690,00

Gigabyte H610M H - 559,00 

Custo - 1.249,00

+ 16 GB: 2 pentes de memória DDR4 Geil Orion, 8GB, 3200MHz (195,99) - 392,00

Total: 1.641,00

 

Também entrega mais desempenho (FPS) e é mais barato que um kit (CPU+placa-mãe) de Ryzen 5500.

 

Só não compre o i3 se quer usar para fazer Lives jogando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@gaelcomfome 10400F é inferior ao 5600G em poder de processamento, só pra você saber. Se quiser pegar um i5 eu recomendo o 12400F.

Fonte lixo, não caia nessa cilada. Para essa RTX 3060 o mínimo que recomendo é a Sharkoon WPM Zero Gold 550W.

Seu PC vai passar mal com tão pouca RAM, a maioria dos jogos atuais vai rodar mal. É altamente recomendado montar um PC com 16GB hoje.

Entendido cidadão.

Config até 5 mil, me recomenda qual?

apenas em territorio nacional, nada de Alli 

 

quero mais é fazer stream em jogos de campanha e RPG

Tlou, GTA online, Fortnite, Rdd2, Uctd4 e etc

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, gaelcomfome disse:

Entendido cidadão.

Config até 5 mil, me recomenda qual?

apenas em territorio nacional, nada de Alli 

 

quero mais é fazer stream em jogos de campanha e RPG

Tlou, GTA online, Fortnite, Rdd2, Uctd4 e etc

 

Vamos lá:

 

AMD Ryzen 5 5600 - R$1.100

Placa-mãe Gigabyte A520M DS3H - R$530

Memória Geil Orion 8GB 3200MHz (x2) - R$420

SSD Kingston NV1 1TB - R$488

Fonte Sharkoon WPM Gold Zero 550W - R$400

MSI RTX 2060 6GB Ventus GP - R$1.800

 

Total (sem gabinete): R$4.738

 

Sugestões de gabinete custo-benefício:

 

Mancer Frost Rainbow - R$230

Pichau Apus White - R$250

Mancer Narok - R$260

 

Pode dar uma olhada em outros modelos com a frente em mesh, que é essencial para proporcionar boa ventilação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Vamos lá:

 

AMD Ryzen 5 5600 - R$1.100

Placa-mãe Gigabyte A520M DS3H - R$530

Memória Geil Orion 8GB 3200MHz (x2) - R$420

SSD Kingston NV1 1TB - R$488

Fonte Sharkoon WPM Gold Zero 550W - R$400

MSI RTX 2060 6GB Ventus GP - R$1.800

 

Total (sem gabinete): R$4.738

 

Sugestões de gabinete custo-benefício:

 

Mancer Frost Rainbow - R$230

Pichau Apus White - R$250

Mancer Narok - R$260

 

Pode dar uma olhada em outros modelos com a frente em mesh, que é essencial para proporcionar boa ventilação.

Eu encontrei no mercado nacional, um usado com algumas peças bem superiores.

 

Segue a foto da configuração:

 

ele custa 4800 reais, o que você acha? tá estranho?

Screenshot_20220918-014622~2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!