Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, onde trabalho se desfizeram de umas maquinas e consegui um Fan muito forte de um servidor, esté que esta na foto, meu computador pessoal com minha placa-mãe é esse:

GA-B250M-Gaming 3 (rev. 1.0)

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-B250M-Gaming-3-rev-10#kf

Ja tenho todo o esquema de refrigeração pronta, meu gabinete só cabe 2 fans frontais, e queria trocar um deles por esse, ele ligado é absurdo a força do menino, vai minha pergunta:

Vou ter algum problema? Minha placa-mãe aguenta ele ? Minha fonte é uma 850W superdimencionada para as configs que tenho, isso não seria o problema.

HTB1aeCPn9fD8KJjSszhq6zIJFXak.jpg

HTB1ykd6n8TH8KJjy0Fiq6ARsXXay.jpg

Postado

Rapaz, fiquei perdido agora, fui tentar conectar ela, só que a estrada eu acho que é antiga demais, não faço ideia de como conectar, tentei de uma forma e ela não ligou, estou com medo de ficar futucando kkk Alguma dica ?

Postado

Esse terminal tem 4 fios, mas você só precisa de 2.

Os outros 2 servem para controlar e monitorar a rotação.

O vermelho é o positivo (+12V) e o preto o terra.

O azul e o amarelo você não vai usar.

Tem que usar algum adaptador, ou adaptar o próprio terminal, para jogar os 12V nos cabos vermelho e preto.

• Curtir 1
Postado

Os conectores  SYS_FAN1,  SYS_FAN2,  SYS_FAN3 da placa-mãe tem a guia "anti-burro" deslocada para a esquerda na direção do pino 1, observe a pinagem do SYS_FAN3 que é mais fácil de acompanhar, da esquerda para direita:

Sysfan.jpg.f45a7e63ad47e9c6a806bc96ff3c1990.jpg

Os conectores SYS_FAN na placa-mãe tem 4 pinos.

O conector do Fan de servidor tem espaço para 5 pinos porém um não é usado, chuto que as cores são:

Amarelo - GND >>>>>>>>>>>>>> Pino 1 do SYS_FAN

Vermelho - tensão >>>>>>>>>> Pino 2 do SYS_FAN

Preto - Sense >>>>>>>>>>>>>>> Pino 3 do SYS_FAN

Roxo - PWM Speed Control >>>> Pino 4 do SYS_FAN

Então o conector do Fan teria que ser encaixado num dos SYS_FAN da placa-mãe com as guias "anti-burro" voltadas para fora, para que o fio amarelo fique no pino 1.

Se você colocou com as guias "anti burro" dos conectores coincidindo, a fiação ficou ao contrário.

O SYS_FAN3 é o mais prático para testar pois o pino 1 esta para a esquerda, onde vai o fio amarelo.

fan1.png.7024dddf8a6d3f2dee70fcbfd6fc3380.png

Testando - POR SUA CONTA E RISCO -  dando certo - fan  ligando, se quiser você pode desmontar o conector do fan, empurrando as travas dos encaixes com um agulha e depois montar na ordem certa, de forma que os "anti-burro" fiquem coincidentes.

• Amei 1
Postado
14 minutos atrás, 1lokos disse:

Os conectores  SYS_FAN1,  SYS_FAN2,  SYS_FAN3 da placa-mãe tem a guia "anti-burro" deslocada para a esquerda na direção do pino 1, observe a pinagem do SYS_FAN3 que é mais fácil de acompanhar, da esquerda para direita:

Sysfan.jpg.f45a7e63ad47e9c6a806bc96ff3c1990.jpg

Os conectores SYS_FAN na placa-mãe tem 4 pinos.

O conector do Fan de servidor tem espaço para 5 pinos porém um não é usado, chuto que as cores são:

Amarelo - GND >>>>>>>>>>>>>> Pino 1 do SYS_FAN

Vermelho - tensão >>>>>>>>>> Pino 2 do SYS_FAN

Preto - Sense >>>>>>>>>>>>>>> Pino 3 do SYS_FAN

Roxo - PWM Speed Control >>>> Pino 4 do SYS_FAN

Então o conector do Fan teria que ser encaixado num dos SYS_FAN da placa-mãe com as guias "anti-burro" voltadas para fora, para que o fio amarelo fique no pino 1.

Se você colocou com as guias "anti burro" dos conectores coincidindo, a fiação ficou ao contrário.

O SYS_FAN3 é o mais prático para testar pois o pino 1 esta para a esquerda, onde vai o fio amarelo.

fan1.png.7024dddf8a6d3f2dee70fcbfd6fc3380.png

Testando - POR SUA CONTA E RISCO -  dando certo - fan  ligando, se quiser você pode desmontar o conector do fan, empurrando as travas dos encaixes com um agulha e depois montar na ordem certa, de forma que os "anti-burro" fiquem coincidentes.

Nesse caso, para usar os 4 terminais, seria:

1 - Preto

2 - Vermelho

3 - Amarelo

4 - Azul

(Lembrando que essa ventoinha consome 3 vezes mais corrente do que um fan de 120mm comum).

Postado

Achei o esquema de um conector fan de 5 pinos - 4 usados, de

13 minutos atrás, Rennan Carv4lho disse:

@1lokos @Wal SJC Muito obrigado explicação e explanação sensacional! Matou minha duvida! 

Atenção que você deve desmontar o conector, empurrando a trava dos pinos com uma agulha e montar seguindo a indicação do Wal SJC.

Este fan deveria estar num servidor Dell, vide o esquema da pinagem (wire color) original: Amarelo - Vermelho - Preto - Azul - sem uso. Por isso tem que mudar para o padrão PWM standard (o que o Wal disse).

Ligando em PWM a placa-mãe controla a rotação do fan, conforme definir no BIOS.

107728358_Fnan2.jpg.314f6350c02f4256d0601d9d42232ed8.jpg

Fonte.

Agora o fato de já ter ligado uma vez sem ajustar pode ter "matado" o circuito controlador do fan. "F". :tw_tounge_wink:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!