Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS B450m PRO S mostra temperatura errada


Posts recomendados

Ola, montei meu computador a dois dias, e aparentemente a placa mad esta mostrando a temperatura errada, simplesmente ao entrar na BIOS mostra a temperatura subindo a 95 graus, porém quando coloco a mão perto do processador ou na tampa traseira está fria, ao olhar o hwinfo acontece a mesma coisa, porém não tem nenhum resquicio de instabilidade no sistema, não trava nem nada, so mostra essa temperatura falsa, alguém sabe como resolver ou se é problema da placa-mãe, ou se é serio? Estou com medo pois comprei importado e não quero ter dor de cabeça de mandar para a garantia

Config do pc:

Ryzen 5 5500

B450m pro s ASUS

GTX 1660 ti

Fonte 600w

Air cooler pichau sage v2

Sistema windows 10 32bit

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, fontes.zs disse:

Ola, montei meu computador a dois dias, e aparentemente a placa mad esta mostrando a temperatura errada, simplesmente ao entrar na BIOS mostra a temperatura subindo a 95 graus, porém quando coloco a mão perto do processador ou na tampa traseira está fria, ao olhar o hwinfo acontece a mesma coisa, porém não tem nenhum resquicio de instabilidade no sistema, não trava nem nada, so mostra essa temperatura falsa, alguém sabe como resolver ou se é problema da placa-mãe, ou se é serio? Estou com medo pois comprei importado e não quero ter dor de cabeça de mandar para a garantia

Config do pc:

Ryzen 5 5500

B450m pro s ASUS

GTX 1660 ti

Fonte 600w

Air cooler pichau sage v2

Sistema windows 10 32bit

 

Essa informação pode estar errada e isso não é preocupante, se o PC estiver funcionando normalmente.

Sugiro que você rode  testes de stress/benchmark e veja o que acontece, antes de tomar qualquer decisão.

Algumas ferramentas para fazer isso:

3D Mark

Blender

CPU-Z (guia Bench)

Cinebench

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, fontes.zs disse:

@Imakuni @Imakuni @Wal SJC

IMG_20220926_204808.jpg

Ele fica instavel em 96 graus em idle e jogando 

Estavel*

Se o PC não desliga, não reinicia e não apresenta instabilidade durante o teste de stress/benchmark, essa temperatura só pode ser falsa, como eu te falei no início.

Para tirar a dúvida, após o equipamento funcionar durante algum tempo nessas temperaturas, abra o gabinete e veja se o cooler, o processador e as peças próximas estão exalando um forte calor.

Se estiverem apenas levemente quentes, pode ter certeza de que não está trabalhando a essa temperatura, são apenas indicações falsas, que não devem ser causa de preocupação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, fontes.zs disse:

Disso eu ja sei, ja coloquei a mao perto e não estava quente sei que esta mostrando errado, meu problema agora é com stutterings em jogos e baixo uso de gpu não sei se tem haver

É o seu processador super aquecendo e reduzindo o desempenho para tentar se salvar.

 

Não, essa leitura não é falsa. Seu processador está rodando nisso mesmo.

 

E pelas leituras, o problema é sim no cooler. Talvez você tenha montado errado, talvez tenha esquecido a pasta térmica, talvez não tenha tirado o plástico... de qualquer forma, tire e monte de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni mas eu ja coloquei a mao perto e não estava nada quente, nem os heat pipes e nem os vrms, inclusive a temperatura dos vrms é normal comparada com o processador, e em varios jogos o desempenho é normal com apenas alguns stutterings mas acho a é o HD

@Imakuni por exemplo, estou jogando a umas duas horas e consigo colocar a mão perto e esta quente mas em um nivel normal, acho que se estivesse realmente a 95 graus minha mão não sairia intacta 

@Imakuni pior que eu usei a pasta termica que veio junto com a placa talvez seja isso mesmo, porém não sei porque não esta quente, agora estou em dúvida se esta ou não com essa temperatura 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wal SJC disse:

Alguma coisa não está certa!

O TDP desse processador é de 65W!

Como ele pode estar esquentando tanto, se está trabalhando com apenas 15W e quando coloca a mão nele, não está quente?

 

7 minutos atrás, fontes.zs disse:

@Imakuni mas eu ja coloquei a mao perto e não estava nada quente, nem os heat pipes e nem os vrms, inclusive a temperatura dos vrms é normal comparada com o processador, e em varios jogos o desempenho é normal com apenas alguns stutterings mas acho a é o HD

@Imakuni por exemplo, estou jogando a umas duas horas e consigo colocar a mão perto e esta quente mas em um nivel normal, acho que se estivesse realmente a 95 graus minha mão não sairia intacta 

É exatamente por isso que eu estou falando que você deve investigar o cooler.

 

Se estivesse correto, o calor que o processador gera seria transferido para o cooler, que iria esquentar e dissipar. Mas como tem algum problema nessa transferência, o pouco que gera fica preso no processador e faz com que a temperatura dele, que não tem praticamente nada de massa ou área de contato para dissipar, suba as alturas. E, de novo, como não tem transferência, o pouco que passa para o cooler não faz esquentar.

 

Mas enfim. O conselho esttá dado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni @Wal SJC entendiiiii, e porque sera que os vrms não estão quentes também? É por causa do tdp baixo?

E porque quando eu coloco a mao do lado do processador naquele ferrinho do soquete não esta quente 

 

E eu ja tenho esse pc a umas duas semanas, sera que ja não teria fritado se estivesse a essa temperatura mesmo esse tempo todo? Uso umas 6 hora por dia

Outra coisa que esqueci de dizer é o baixo desempenho dele em testes de benchmark, esse processador era pra fazee 5000 pontos pelo que vi em outros videos porém o meu so faz 2800, não sei se é culpa do HD também, pelo o que eu sei os dados passam nessa ordem: HD>ram>cpu sera que por causa da velocidade de leitura e escrita do cpu estarem baixas ele esta tendo esse desempenho ruim em benchmarks? ( O de baixo é o meu teste, e o de cima é o do adrenaline )

 

Screenshot_2022-09-27-00-55-10-225_com.google.android.youtube.jpg

IMG_20220927_005338.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fontes.zs disse:

@Imakuni @Wal SJC entendiiiii, e porque sera que os vrms não estão quentes também? É por causa do tdp baixo?

VRM só esquenta se tiver muita energia passando por eles, coisa que não acontece quando o consumo do processador está baixo.

 

1 hora atrás, fontes.zs disse:

E porque quando eu coloco a mao do lado do processador naquele ferrinho do soquete não esta quente 

Pela mesma razão. O processador esquenta porque a parte que gera calor é muito densa, mas a quantidade de energia dissipada em si não é tão grande assim..

 

1 hora atrás, fontes.zs disse:

E eu ja tenho esse pc a umas duas semanas, sera que ja não teria fritado se estivesse a essa temperatura mesmo esse tempo todo? Uso umas 6 hora por dia

Agradeça aos mecanismos de segurança.

 

1 hora atrás, fontes.zs disse:

Outra coisa que esqueci de dizer é o baixo desempenho dele em testes de benchmark, esse processador era pra fazee 5000 pontos pelo que vi em outros videos porém o meu so faz 2800, não sei se é culpa do HD também, pelo o que eu sei os dados passam nessa ordem: HD>ram>cpu sera que por causa da velocidade de leitura e escrita do cpu estarem baixas ele esta tendo esse desempenho ruim em benchmarks? ( O de baixo é o meu teste, e o de cima é o do adrenaline )

De novo, são os mecanismos de segurança fazendo o trabalho deles. Quando superaquece, o processador capa o desempenho numa tentativa desesperada de diminuir o consumo para evitar de torrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fontes.zs você precisa verificar com cuidado pois, se estiver esquentando de fato, ou se for apenas uma informação falsa, o Thermal Throttling do processador vai atuar da mesma forma, pois a informação de temperatura que o sistema está recebendo, é essa.

Sugiro que você verifique o cooler, principalmente o perfeito contato dele com o processador.

Se estiver tudo em condições satisfatórias e o cooler estiver suportável ao toque, com a temperatura indicando 96 graus, tente desativar o Thermal Throttling e observar.

A ideia é tirar a duvida: a temperatura de trabalho está realmente chegando aos 96 graus, ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC como assim thermal trottling? Como desativo isso? 

Outra coisa que estou achando estranho é q quando ligo a temperatura não esta travada em 95 graus, ela vai subindo de 40 ate 95, como se não estivesse mostrando errado, estou começando a achar que esta mesmo s 95 graus, nem vou ligar enquanto não checar isso do cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, fontes.zs disse:

@Wal SJC como assim thermal trottling? Como desativo isso? 

Outra coisa que estou achando estranho é q quando ligo a temperatura não esta travada em 95 graus, ela vai subindo de 40 ate 95, como se não estivesse mostrando errado, estou começando a achar que esta mesmo s 95 graus, nem vou ligar enquanto não checar isso do cooler

Sim, o indicação pode estar errada ou não. Pelo que você está dizendo, não está. Então, antes de mais nada, certifique-se de que o sistema de refrigeração está funcionando perfeitamente. Se a temperatura estiver alta, você precisa descobrir o motivo, antes de pensar em outras soluções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, fontes.zs disse:

@Wal SJC mano ja tirei e coloquei o cooler de volta e estou com o mesmo problema, como desativo o thermal trottling? É pela BIOS? Tenho que acionar a garantia da placa-mãe ou do cpu?

Se o processador estiver esquentando de fato e você desativar o Thermal Throttling, poderá danificar o mesmo. 

você só pode fazer isso se tiver absoluta certeza de que o core do processador nunca atingirá temperaturas acima de 90ºC (Tjmax), que é o limite especificado pela AMD.

Se passar disso, você poderá danificá-lo.

A desativação do Thermal Throttling é feita pela BIOS, mas o nome da função varia conforme a placa-mãe e o processador.

você teria que procurar na sua BIOS, por algo relacionado a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por mim — posso até estar errado, mas acho difícil — tá claro que não é um falso indicativo.

Se desativar o Thermal Throttling agora pode dar problema, não faz isso.

 

7 horas atrás, fontes.zs disse:

mano ja tirei e coloquei o cooler de volta e estou com o mesmo problema

Efetuou a troca da pasta térmica por uma melhor? verificou se o plástico não estava lá? REALMENTE montou certo?

 

É muito estranho estar atingindo essas temperaturas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Samuel_- disse:

Por mim — posso até estar errado, mas acho difícil — tá claro que não é um falso indicativo.

Se desativar o Thermal Throttling agora pode dar problema, não faz isso.

 

Efetuou a troca da pasta térmica por uma melhor? verificou se o plástico não estava lá? REALMENTE montou certo?

 

É muito estranho estar atingindo essas temperaturas.

 

Ele já fez tudo isso que você citou.

Na minha opinião, em vez de desativar o Thermal Throotting ele deveria acionar a garantia.

Mas, antes, precisa ter 101% de certeza que está esquentando mesmo, senão vai ser tempo perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!