Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual escolher: Biostar B450MX-s ou Gigabyte B450M DS3H V2?


Ojoojao
Ir à solução Resolvido por dudaskank,

Posts recomendados

Estou procurando uma placa-mãe que caiba no meu orçamento, leve um Ryzen 5 2600 e eu possa pensar em no futuro fazer o upgrade desse processador (n sendo meu objetivo principal). Pesquisando bastante, cheguei a conclusão de que uma placa-mãe b450 me supriria.

Achei a biostar B450MX-S por R$470 e uma gigabyte B450M DS3H V2 por R$550, diferença de 80 reais q com meu orçamento importa consideravelmente.

 

Agora o maior dos meus poréns, é q apesar do b450 dizer ter suporte ao Ryzen 5 2600, no site da biostar ele n aparece na lista de suportados, aparecem os Ryzen 5 2600e, Ryzen 5 2600x e Ryzen 5 pro 2600. Isso me deixou com um pé atrás de comprar essa placa, mesmo aparecendo lojas vendendo kits em q os dois estão juntos.

De resto, vi muita gente falar q a da biostar esquenta muito os bens e pelo jeito ela chega até uns 75°c 80°c, porém os dois únicos lugares q achei algo sobre a temperatura da gigabyte, me mostrou q ela chega a uns 80°c. também vi gente reclamando q a BIOS da biostar é ruim e o computador demora a inicializar de uns 40 sec a 1 min, n achei nada disso sobre a gigabyte.

Algo q n vi falarem e nsei se seria um ponto tão importante, pois a memória q poderei comprar é q 2666mhz, é que a biostar tem 2933mhz em oc, enquanto a gigabyte suporta nativamente.

 

Então gostaria de entender se iria me dar mal economizando esse 80 reais pois meu processador n iria funcionar e ela possivelmente inicializa de maneira mais lenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ojoojao Bom dia

 

Já que o orçamento está bem apertado eu pegaria a biostar, so que é bom se precaver.

De qualquer forma eu entrei no site da biostar e achei todos os processadores que você citou.

https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=1001#cpusupport

Quanto ao clock da memória, que controla isso é o processador e saber se ai subir ou não só na pratica.

As duas placas são bastantes semelhantes e a unica diferença que vi é que a gigabyte tem duas portas USB a mais e entrada DVI.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, 1lokos disse:

Caso decida que economizar os 80,00 na Biostar vale a pena, primeiro leia isso, para não dizer depois "eu não sabia". 🙂

 

 

 

@1lokos Pior q eu já vi todos seus comentários sobre essa placa aqui no fórum e vi também os vídeos desse amigo no YouTube, tô quase ficando louco de tanto reler e rever os vídeos uahsjahsgafagsggshhshshs, ele disse q sem os ajustes n passou de 75°c enquanto os vídeos q eu vi a gigabyte passou de 80°c, então na queria saber o que teria a dizer da gigabyte, se ela seria melhor mesmo e Valéria os 80 reais a mais, pois na questão dos vrms parece ser a mesma coisa, daí pra comprar a mesma coisa prefiro a mais barata também. 

Uma grande preocupação que eu estou é a compatibilidade da biostar com o Ryzen 5 2600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas esta Gigabyte que atingiu 80 graus deu thermal throttling - reduzir o clock do CPU(para diminuir o consumo)?

Pois com a Biostar isso acontece, como vários relatam.

 

Mas como você já viu as dicas do Andreyonline! acredito que se fizer os justes que ele fez no BIOS e ensina a fazer, e inclusive colocar um fan soprando no VRM, não deve ter problemas.

 

Ele ficou satisfeito e vai montar outro micro com a mesma B450MS-X, desta vez com um Ryzen 5600.

 

Compre o Ryzen 2600X que é suportado pela B450MX-S

 

AM4 Ryzen 5 2600X YD260XBCM6IAF 3.60 GHz N/A Pinnacle Ridge 95WB45JSC07.BSS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, 1lokos disse:

Caso decida que economizar os 80,00 na Biostar vale a pena, primeiro leia isso, para não dizer depois... "eu não sabia". 🙂

 

 

 

@1lokos Se a gigabyte realmente vale a pena por 80 reais a mais, n vai me dar o problema de vrms eu vou nela tranquilo, meu medo é o vídeo q vi dela, pois parece a mesma coisa. Vou até mandar o link aqui com a minutagem do vídeo.

 Aos 9:30 ele mostra as configurações sentadas e mais ou menos em 11:00 da pra ver já as temperaturas dos vrms subindo até 80°c. Vi o vídeo com a legenda traduzindo pro inglês, pra dar uma ajuda a entender melhor uahahausgsugssu, mas basicamente ele está comparando a versão v2 com a n v2, pois tiveram algumas mudanças nos vrms, no final do vídeo ele conclui q n foram mudanças realmente significativas pois a temperatura diminuiu apenas 3°c se n me engano.

 

 

22 minutos atrás, 1lokos disse:

Sim, mas esta Gigabyte que atingiu 80 graus deu thermal throttling - reduzir o clock do CPU(para diminuir o consumo)?

Pois com a Biostar isso acontece, como vários relatam.

 

Mas como você já viu as dicas do Andreyonline! acredito que se fizer os justes que ele fez no BIOS e ensina a fazer, e inclusive colocar um fan soprando no VRM, não deve ter problemas. Ele ficou satisfeito e vai montar outro micro com a mesma B450MS-X, desta vez com um Ryzen 5600.

@1lokos É q eu nem tenho gabinete bom e nem fans pra refrigeração dessa forma, também n qro gastar mais com gambiarras.

Estou pesquisando sobre thermal throttling já vi que aparentemente também da, mas trarei mais detalhes.

 

Sobre a questão de comprar o Ryzen 5 2600x eu n tenho essa opção, a placa estou escolhendo pra encaixar no nesse processador que é o processador que vou conseguir comprar, vai ser usado por 400 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, se esses R$ 80 estão fazendo diferença, eu na verdade veria outras opções, incluindo as com chipset A320.

 

Também encontrei uma da minha, muito interessante e o preço bom, mas é na Americanas e market place:

 

https://www.americanas.com.br/produto/5008769691?epar=bp_pl_00_go_infaces_d_60_n_comp_oi5&opn=YSMESP&WT.srch=1&offerId=626c211387c00289c267ca4f&gclid=Cj0KCQjwsrWZBhC4ARIsAGGUJur_P5DQh5xBKepCJwNxgM64JzlYOtYs355D4nHhmtmOi2E3X7cp59MaAn5AEALw_wcB

 

Eu uso um Ryzen 5 1600AF, mas tem BIOS pra geração 5000 dos Ryzen e tem o dissipador nas VRM's, que ajuda bem.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ojoojao disse:

@1lokos meu medo é o vídeo q vi dela, pois parece a mesma coisa.

 

 Aos 9:30 ele mostra as configurações sentadas e mais ou menos em 11:00 da pra ver já as temperaturas dos vrms subindo até 80°c. Vi o vídeo com a legenda traduzindo pro inglês, pra dar uma ajuda a entender melhor uahahausgsugssu, mas basicamente ele está comparando a versão v2 com a n v2, pois tiveram algumas mudanças nos vrms, no final do vídeo ele conclui q n foram mudanças realmente significativas pois a temperatura diminuiu apenas 3°c se n me engano.

 

Foi isso mesmo, mas observe que tanto a versão DS3H-CH (VRM 4+3) quanto a DS3H V2 (com VRM 4+2 digital) não travaram nem causaram thermal throttling durante o teste do Cinebench - que força o sistema ao limite; quando a temperatura chegou aos 80º, o clock continuou em ~4.260Ghz. 

 

Já as Biostar tem gente reclamando que não consegue jogar um mero CS - que força o sistema menos; sem sofrer thermal throttling.

 

Vi reviews com 4 modelos diferentes de Biostar e as 3 apresentaram thermal throttling, inclusive uma Z490, chipset do segmento "high end", a que se salvou foi uma B450MH.

 

Citação

@1lokos

Sobre a questão de comprar o Ryzen 5 2600x eu n tenho essa opção...

 

Então pare de "procurar sarna para se coçar" 😁 e pegue a Gigabyte B450M DS3H v2 ou a ASUS Prime B450M-GAMING II - R$ 660,00.

 

E se seu gabinete não tem boa refrigeração (qual o modelo?) mais um motivo para não comprar a Biostar, pois vai contribuir para o seu aquecimento.


A proposito vi um teste (Pc Dicas) que colocando um fan soprando sobre o VRM de uma B450M Aorus Elite abaixou a temperatura em até ~10 graus.

 

Como não se acha nada recente sobre Biostar em sites em Inglês eu tinha pensado em procurar review algum site Asiático, e foi conveniente você linkar o MyClubID da Indonésia... mas os caras lá não quiserem se dar ao trabalho de testar placas desta marca. 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 1lokos disse:

 

Foi isso mesmo, mas observe que tanto a versão DS3H-CH (VRM 4+3) quanto a DS3H V2 (com VRM 4+2 digital) não travaram nem causaram thermal throttling durante o teste do Cinebench - que força o sistema ao limite; quando a temperatura chegou aos 80º, o clock continuou em ~4.260Ghz. 

 

Já as Biostar tem gente reclamando que não consegue jogar um mero CS - que força o sistema menos; sem sofrer thermal throttling.

 

Vi reviews com 4 modelos diferentes de Biostar e as 3 apresentaram thermal throttling, inclusive uma Z490, chipset do segmento "high end", a que se salvou foi uma B450MH.

 

 

Então pare de "procurar sarna para se coçar" 😁 e pegue a Gigabyte B450M DS3H v2 ou a ASUS Prime B450M-GAMING II - R$ 660,00.

 

E se seu gabinete não tem boa refrigeração (qual o modelo?) mais um motivo para não comprar a Biostar, pois vai contribuir para o seu aquecimento.


A proposito vi um teste (Pc Dicas) que colocando um fan soprando sobre o VRM de uma B450M Aorus Elite abaixou a temperatura em até ~10 graus.

 

Como não se acha nada recente sobre Biostar em sites em Inglês eu tinha pensado em procurar review algum site Asiático, e foi conveniente você linkar o MyClubID da Indonésia... mas os caras lá não quiserem se dar ao trabalho de testar placas desta marca. 😁

@1lokos 

Eu queria mais era comprar uma placa de 660, mas só conseguiria se alguém me disponibilizasse 105 reais.


Tenho 1.135 reais disponíveis, daí tenho q tirar para o processador q consegui um por R$400, para a memória mais em conta que achei R$180 e sobrar para a placa-mãe que vai me sobrar R$555.
No fim as únicas opções que tenho são essas duas e n qro gastar e ter perigo de ter problemas.

 

Sobre o thermal throttling, pesquisei e achei isso:


https://linustechtips.com/topic/1285581-cpu-throttling-problem/

O cara usou o mesmo processador que eu

 

https://www.youtube.com/watch?v=EpWKoBqbrTo

Foi por conta de um over clock

 

Vi em outro forum que n consigo colar o link isso aqui:

161984390_Capturadetela2022-09-23175854.thumb.png.7b206e14469b282713e2412ae93d0c92.png

Inclusive eu n sei lembro do andreyonline ter falado de thermal throttling no vídeo e se falou, n sei se foi por conta de over clock.

 

Agora a questão nem é mais se a biostar vale, descartei ela. Mas agora n sei se essa gigabyte vale.

2 horas atrás, dudaskank disse:

Olha, se esses R$ 80 estão fazendo diferença, eu na verdade veria outras opções, incluindo as com chipset A320.

 

Também encontrei uma da minha, muito interessante e o preço bom, mas é na Americanas e market place:

 

https://www.americanas.com.br/produto/5008769691?epar=bp_pl_00_go_infaces_d_60_n_comp_oi5&opn=YSMESP&WT.srch=1&offerId=626c211387c00289c267ca4f&gclid=Cj0KCQjwsrWZBhC4ARIsAGGUJur_P5DQh5xBKepCJwNxgM64JzlYOtYs355D4nHhmtmOi2E3X7cp59MaAn5AEALw_wcB

 

Eu uso um Ryzen 5 1600AF, mas tem BIOS pra geração 5000 dos Ryzen e tem o dissipador nas VRM's, que ajuda bem.

@dudaskank Foi bom falar dessas outras placas, pois eu vi essa até por 360, que seria um preço bom, mas n sei se serviria muito pra fazer um upgrade dps e principalmente. também vi no magazine e luiza uma ASUS tuf b450m que parece bem robusta por 581 reais, mas procurei garantia e n vi e essas lojas abrem a placa pra teste e lacram dnv. ai n sei se da pra confiar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ojoojao Evite BIOSTAR, muita gente reclama dessas placas por vários motivos.

Recomendo que ou pegue a AB350 citada acima ou a B450 DS3H V2 mesmo.

29 minutos atrás, Ojoojao disse:

Tenho 1.135 reais disponíveis, daí tenho q tirar para o processador q consegui um por R$400, para a memória mais em conta que achei R$180 e sobrar para a placa-mãe que vai me sobrar R$555.
No fim as únicas opções que tenho são essas duas e n qro gastar e ter perigo de ter problemas.

E a GPU? Sabe que os Ryzen sem o final G não possuem gráficos integrados né?

PS: Qual fonte irá usar com o PC?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
35 minutos atrás, Ojoojao disse:

@dudaskank Foi bom falar dessas outras placas, pois eu vi essa até por 360, que seria um preço bom, mas n sei se serviria muito pra fazer um upgrade dps e principalmente. também vi no magazine e luiza uma ASUS tuf b450m que parece bem robusta por 581 reais, mas procurei garantia e n vi e essas lojas abrem a placa pra teste e lacram dnv. ai n sei se da pra confiar.

 

A Gigabyte AB350 como disse suporta os últimos AM4 já, aliás inclusive vi em um vídeo com PCIe 4.0, com a BIOS F52f. Não consigo testar pois ainda não atualizei para Ryzen 5 5500 ou 5600 por aqui, mas pretendo, hoje uso com 1600AF, que é o 2600 com menos clock. Também há algumas A320 já suportando os Ryzen 5000, só confirme indo nas páginas da placa-mãe e vendo os processadores suportados, mediante atualização de BIOS também.

 

Sobre as Biostar, também não tenho o que reclamar não, usando em stock suportou bem esse mesmo Ryzen 5 1600AF numa Biostar A320MH Pro que está com meu filho hoje.

 

10 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

E a GPU? Sabe que os Ryzen sem o final G não possuem gráficos integrados né?

PS: Qual fonte irá usar com o PC?

 

Ponto bem colocado, sem GPU sem vídeo nesses Ryzen citados. Se não possuir GPU dedicada, seu orçamento permite apenas Athlon 300GE/3000G, que está dentro da casa dos R$ 350~400, nesse caso teria que caçar um desses ou um Ryzen com G no nome (R yzen 3 2200G, 3200G, 5 2400G, 3400G, 4650G, 5600G, etc)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiência com essa placa da gigabyte (que inclusive comprei na KABUM) foi de ter vindo sem funcionar.

 

Levei a primeira para assistencia montar meu computador e não ligava.

 

Pedi para trocarem, trocaram e o problema se manteve.

 

Tive que pedir estorno do dinheiro e comprar uma, optei pela b450m ASUS TUF GAMING I e funcionou na hora.

 

Quanto a outras especificidades não entendo muito, só sei que pra mim a gigabyte não deu liga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/09/2022 às 18:00, Ojoojao disse:

@1lokos 

Sobre o thermal throttling, pesquisei e achei isso:
https://linustechtips.com/topic/1285581-cpu-throttling-problem/

O cara usou o mesmo processador que eu

 

https://www.youtube.com/watch?v=EpWKoBqbrTo

Foi por conta de um over clock

 

Vi em outro forum que n consigo colar o link isso aqui:

161984390_Capturadetela2022-09-23175854.thumb.png.7b206e14469b282713e2412ae93d0c92.png

 

 

Mas estes casos foram com a Gigabyte B450M DS3H-CH com VRM 4+3 sendo que a B450M DS3H V2 recebeu um novo VRM 4+2 digital, ou seja o fabricante procurou corrigir o problema.

 

A propósito, no vídeo que linkou mais um caso que colocando um fan topo do gabinete sobrando na direção do VRM e "refrescou", como o Andreyonline" fez. 🙂 

 

É de se duvidar que a GA-AB350M-DS3H V2 seja melhor opção, afinal é a "avó" da atual B450M DS3H V2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!