Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de Linha Clamper ou Estabilizador


Ir à solução Resolvido por TheNeuromancer,

Posts recomendados

Para entenderem meu dilema, passei por alguns problemas, uso filtro de linha normal (desses que tô tem um botão on/off e um fusível), já uso há anos, uns 7 anos. Entretanto o que aconteceu foi o seguinte, primeiramente a placa de onboard queimou, comprei uma off board em menos de algumas horas também queimou, comprei então desse adaptadores de rede USB, está funcionando até hoje. Mas em menos de 2 meses tive dois monitores que passaram pelo mesmo problema, ambos ficaram com tela branca. Tanto os monitores quanto o computador é ligado diretamente a este filtro de linha, por este motivo acredito que ele seja o causador, aliás ele não está mais protegendo os equipamentos. O dilema é, devo comprar um filtro de linha Clamper ou um estabilizador, para evitar este tipo de problema em outros equipamentos?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, AntonioLB disse:

O dilema é, devo comprar um filtro de linha Clamper ou um estabilizador, para evitar este tipo de problema em outros equipamentos?

Estabilizador jamais, leia abaixo, e o mais importante é evitar usar fontes genéricas.

 

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, TheNeuromancer disse:

Recomendo que veja este vídeo, bem completinho e vai sanar muitas dúvidas. Eu vi ele há um tempo, por isso não lembro de tudo para explicar no comentário, mas garanto que vai te dar uma imensa luz sobre o assunto.

 

Cara este vídeo ajudou perfeitamente, realmente ele sanou até o possível motivo de ter queimado tanto a minha placa de rede onboard quanto a off board. Já estou providenciando a compra de clamper tanto para meu desktop, quanto para minha TV na sala e para minha geladeira, pois onde moro você não faz ideia do surto de energia que dar. Muito obrigado, de verdade.

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, AntonioLB disse:

e para minha geladeira, pois onde moro você não faz ideia do surto de energia que dar. Muito obrigado, de verdade.

Talvez não seja recomendado usar esse filtro de linha da Clamper na geladeira, já que quando o motor da mesma dispara precisa de uma alta corrente, e pode ser que o filtro não suporte tal corrente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Tiberio disse:

Estabilizador jamais, leia abaixo, e o mais importante é evitar usar fontes genéricas.

 

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

 

 

No caso não se trata apenas na questão de PC em si, mas sim numa proteção elétrica como todo. Como falei, pedir 2 monitores que ficaram com tela branca, com certeza algum surto ou ruído passou e afetou a placa referente ao display

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, AntonioLB disse:

No caso não se trata apenas na questão de PC em si, mas sim numa proteção elétrica como todo. Como falei, pedir 2 monitores que ficaram com tela branca, com certeza algum surto ou ruído passou e afetou a placa referente ao display

Se os monitores estavam ligados no estabilizador está explicado por que eles deram problema.

 Se estavam ligados no filtro de linha comum não estavam sendo protegidos, filtros de linha comuns são na verdade meras extensões e não trazem proteção nenhuma aos equipamentos.

O fato de terem fusível não quer dizer que estão protegidos, o fusível só queima depois que a descarga elétrica passa por ele e atinge o equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Tiberio disse:

Se os monitores estavam ligados no estabilizador está explicado por que eles deram problema.

 Se estavam ligados no filtro de linha comum não estavam sendo protegidos, filtros de linha comuns são na verdade meras extensões e não trazem proteção nenhuma aos equipamentos.

O fato de terem fusível não quer dizer que estão protegidos, o fusível só queima depois que a descarga elétrica passa por ele e atinge o equipamento.

Este foi o meu erro, estava ligados no filtro de linha, não uso estabilizador, por isso surgiu a dúvida do que usar. Acredito que o filtro de linha comum só é "bom" quando está novo. Como falei, já uso este a 7 anos e agora surgiu os problemas, monitores, placa de rede, acho que até minha placa de vídeo que queimou faz uns 4 anos deve ter sido por algum surto ou ruindo deixado passar pelo filtro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surtos oriundos de raios podem vir por vários caminhos, podem vir pela rede elétrica, podem vir pela linha telefônica (se você usar internet ADSL) e atingir seu modem e a partir dele atingir os equipamentos que estiverem conectados com o cabo de rede, podem vir também pela antena de TV ou cabo coaxial...

 

Em lugares com pouca densidade de moradores (regiões sem prédios) também existe um risco muito maior de queimar equipamentos em quedas de energia ou raios que caem em árvores ou na rede elétrica. Em regiões com muitos prédios é bem mais difícil de algum raio conseguir induzir surtos muito grandes na rede elétrica, mas mesmo assim convém usar DPS e DPS/Filtros de linha para proteger os equipamentos.

 

Então é sempre bom instalar DPS no quadro de energia das casas (QDC), pelo menos um DPS de 45kA por cada fase, é um equipamento que não custa caro (em torno de 50 reais mais ou menos) e ajuda a proteger a casa toda contra surtos elétricos vindos da rede elétrica.

 

image.png.e14d454387ae364001552f61e7844abe.png

 

Além do DPS no QDC (conhecidos como DPS Classe II) você também pode usar os DPS nas tomadas próximas aos aparelhos e também DPS específicos para linha telefônica ou cabo coaxial de antena (precisam de aterramento para funcionar), que são os "DPS Classe III".

 

Faça também uma revisão na instalação elétrica da sua casa, verificando o aperto dos bornes das tomadas, dos bornes dos disjuntores e as conexões do neutro dentro do QDC e lá no medidor de energia, porque mau contatos em qualquer um desses pontos da sua instalação TAMBÉM causam a queima de equipamentos (com o passar dos anos as conexões podem folgar ou oxidar, criando aquele "zinabre" no cobre dos cabos e fazendo um mau contato que vai criar oscilações na passagem da corrente elétrica).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!