Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É necessária a formatação do armazenamento ao trocar a placa-mãe?

Garcês

Posts recomendados

Pretendo trocar a minha ASUS Prime A320M-K para uma Gigabyte B450 DS3H V2, eu já uso um HD de 1TB e um SSD de 240GB que da boot no Windows. Minha dúvida é: Eu tenho que fazer a formatação de ambos HD e SSD para troca da placa? Sei que o ideal seria a formatação, mas como eu não sou o único que usa o computador acaba tendo programas que eu nem tenho ideia de como fazer o backup para poder formatar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Moderador

Não é necessário, pois as muitas vezes, a peça que dá mais incompatibilidade quando trocada é o processador, mas pode haver que haja problemas depois da troca e a formatação vire uma opção.

Se for o caso do PC ter problemas após a troca, além da formatação geral, também a opção de restauração do Windows, que deleta apenas os programas mas mantém todos os arquivos, dependendo do programa, até arquivos locais, mas isso teria que ser visto com mais cautela.

• Curtir 1
Link para o comentário

Não é necessário, atualizei um pc e comprei NVMe para o novo e deixei o HD SSD no outro. Foi tudo sem problemas e ainda troquei o processador. Só tive de atualizar os drives.

Não é recomendação, mas usei o driver booster que limpou os drives desnecessários. 

Link para o comentário

30 minutos atrás, Garcês disse:

Pretendo trocar a minha ASUS Prime A320M-K para uma Gigabyte B450 DS3H V2, eu já uso um HD de 1TB e um SSD de 240GB que da boot no Windows. Minha dúvida é: Eu tenho que fazer a formatação de ambos HD e SSD para troca da placa? Sei que o ideal seria a formatação, mas como eu não sou o único que usa o computador acaba tendo programas que eu nem tenho ideia de como fazer o backup para poder formatar. 

Não precisa.

Faça um backup dos seus arquivos pessoais.

Tente desinstalar o máximo possível de dispositivos e eventuais programas instaladores de drivers de dispositivos on board, da sua placa-mãe antiga, por exemplo: vídeo, chipset, audio, lan, wifi, etc.

Após a desinstalação, não reinicie o PC.

Desligue o PC, troque a placa-mãe e religue.

Deixe o Windows instalar os drivers básicos e depois termine de instalar os demais drivers.

Link para o comentário

24 minutos atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

Não é necessário, pois as muitas vezes, a peça que dá mais incompatibilidade quando trocada é o processador, tela.

Acredito que quiz dizer: "a peça que dá menos incompatibilidade quando trocada é o processador". 😉 

@Garcês

Fazendo uma instalação nova - formatando o SSD;  teria o benéfico de tudo novo, sem entradas desnecessárias no registro, drivers antigos, etc.

Mas pode reaproveitar a instalação, melhor se  entrar no modo seguro do Windows (F8), for no painel de controle e desinstalar todos os drivers possíveis, desligue e faça a mudança de placa-mãe. Assim quando o Windows carregar e detectar o novo hardware não vai tentar usar drivers antigos.

• Curtir 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!