Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A muitos anos atrás eu levei meu PC pra formatar e aproveitei e pedi para colocarem um SSD pra mim. O problema é que, antes, o Windows ficava no HD (Windows 7 professional) e ele voltou com o Windows instalado no SSD (Windows 7 Ultimate). Não entendia muito essas coisas, então vivi com aquilo. Foi só hoje, quando decidi formatar o PC, que percebi que estava com 2 Windows. 

Formatei o SSD com o HD desconetado, reinstalei o W7 nele (SSD) e fui formatar o HD pelo Explorer, mas quando eu vi não tava la. Entrei na BIOS e o pc reconheceu o HD no HDD Priority, mas não no BOOT Priority. Não sei se é certo dizer, mas o SSD "não ta enchergando" o HD.

Eu então entrei no HD pelo HDD Priority e percebi que o HD também "não ta enchergando" o SSD. Mesmo assim, formatei ele – já que esse era meu objetivo inicial.

Pronto, HD e SSD formatado.

O problema é que o SSD não funciona com o HD conectado e vice-versa. Quando estão conectados juntos, pede para Selecionar outro Boot Device – mesmo com o SSD possuindo SO.

Fiz tudo que encontrei na internet – mudei as portas SATAS, entrei em gerenciamento de disco e nada. 

Quando desconecto o HD o SSD inicia sem problemas (não fica aparecendo erro de Selecionar outro Boot Device).

Pensei em tirar a bateria da BIOS. Teria algum problema nisso? Estou em busca da resposta certa, mas quero resolver esse problema logo.

Meu PC é da positivo

i5-2310 64x se não me engano

placa-mãe Eup2013

2 memórias RAM de 4GB cada

1 HD de 1TB da Samsung

1 SSD da Kingston de 120GB

Postado

Você definiu a prioridade de boot na BIOS setup?

Se você tem dois dispositivos com boot e ele está te perguntando, provavelmente existe algum conflito, que o sistema não consegue decidir sozinho.

Tipo, a BIOS está com uma prioridade e o BCD do Windows com outra.

Provavelmente havia dual boot antes, e ao reinstalar o Windows, a partição de inicialização antiga não foi excluída.

Assim, ficaram 2 possibilidades diferentes: ou segue o boot direto, pela prioridade da BIOS, ou segue a prioridade do BCD, que pode estar diferente.

É apenas uma hipótese, dentre outras possibilidades, mas você precisa verificar.

Se não souber editar o menu de boot, via prompt de comando ("bootrec /rebuildBCD"), use o software EasyBCD (versão não comercial - free) para editar da forma desejada, via Windows. https://neosmart.net/EasyBCD/

O EasyBCD é melhor, porque permite visualizar facilmente a situação atual e reduz a possibilidade de errar, deixando o Windows sem boot.

Bom trabalho!

Postado

O certo:

1) Faça backup

2) Esqueça o sistema instalado no HD e remova do computador.

3) Coloque o SSD, de preferência, na porta SATA0

4) Reinstale a versão correta (licenciada) apagando todos os volumes do disco.

Postado
2 horas atrás, Wal SJC disse:

O EasyBCD é melhor, porque permite visualizar facilmente a situação atual e reduz a possibilidade de errar, deixando o Windows sem boot.

Então é melhor fazer esse procedimento através do EasyBCD? 

Caso eu optasse por utilizar o prompt de comando seria: apertar F8 e clicar em modo de segurança com prompt de comando?

Vou tentar aqui!

Postado
3 horas atrás, Wal SJC disse:

editar o menu de boot, via prompt de comando ("bootrec /rebuildBCD")

eu entrei no prompt de comando e coloquei os comandos como diz no suporte da microsoft: https://support.microsoft.com/pt-br/topic/usar-bootrec-exe-no-windows-re-para-solucionar-problemas-de-inicialização-902ebb04-daa3-4f90-579f-0fbf51f7dd5d

o problema é que não foi encontrado o arquivo BCD. O que eu faço? O que isso quer dizer?

20221005_110658.thumb.jpg.4a8ec9663dfdfaeebc22033c6e1aeed2.jpg

Aliás, porque está escrito system32 se meu pc é 64x?

• Triste 1
Postado

@miwjd

1) System32 é o nome da sub-pasta.

2) Esse comando não vai adiantar na situação.

Postado

@Catelan

Quando o HD estava descontado, igual na foto anterior, a unidade C era o SSD. 

Agora conectei o HD para ver se consigo acessar ele pelo cmd (Nunca mexi no cmd do Windows). Quando fui verificar os diretórios da unidade C:, ele passou a ser "Reservado pelo sistema".

Você sabe o que significa? 

20221005_112312.thumb.jpg.281fd60f3c78478c1486f9bf093a65a6.jpg

• Triste 1
Postado

Fora do Windows muda tudo, esqueça esse lance todo e faça o que falei. Ou bata a cabeça tentando dessas outras maneiras.

Postado

@Catelan

Então eu devo formatar o SSD (PORTA SATA0) com HD desconectado? 

Porque eu fiz isso, deletei todas as partições do SSD e tudo mais. Mas posso fazer de novo.

Postado

@miwjd

3 horas atrás, Catelan disse:

O certo:

1) Faça backup

2) Esqueça o sistema instalado no HD e remova do computador.

3) Coloque o SSD, de preferência, na porta SATA0

4) Reinstale a versão correta (licenciada) apagando todos os volumes do disco.

Postado
2 horas atrás, miwjd disse:

Então é melhor fazer esse procedimento através do EasyBCD? 

Caso eu optasse por utilizar o prompt de comando seria: apertar F8 e clicar em modo de segurança com prompt de comando?

Vou tentar aqui!

Através do EasyBCD fica mais fácil você visualizar o que está fazendo.

O bootrec está nas ferramentas avançadas, da mídia de instalação do Windows, onde você pode fazer diversos tipos de manutenção da instalação, sem precisar instalar tudo de novo, por causa de um único arquivo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!