Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luz cai ao ligar fonte do PC


Posts recomendados

15 minutos atrás, Hallan Silva disse:

Aconteceu pelo menos 4x, com intervalo de meses, ao ligar a fonte(pcyes electro v2 450w 80 plus bronze) na chave. Usando um filtro iclamper 5, ligando o filtro, ao ligar a fonte a luz caiu.

Na sua casa é 110 ou 220V?

Talvez o disjuntor esteja mal dimensionado.

Ou pode haver aparelhos demais pendurados no mesmo circuito, o que não é bom.

Para resolver com segurança, seria melhor pedir a um eletricista para dar uma verificada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Provavelmente o problema seja na sua rede elétrica, se o disjuntor não desarma ele pode estar com problema, ou pode ser que realmente a energia falte.

Na casa onde eu morava ligaram o portão eletrônico com fio de telefone, até descobrir isso(o fio ficava enterrado) achávamos que era o chuveiro ou o disjuntor com problema, cheguei a trocar por outro.

Tentou em um cômodo diferente? (Que seja outro disjuntor)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Boa tarde,

 

110v, os aparelhos da casa sao: o computador, 1TV , 1geladeira e 6lampadas.

@PedroNoal Eu acho estranho o fato de apenas ligar a chave, sem precisar ligar o pc para acontecer a queda da energia.

Só temos um disjuntor, não funcional, rs. Eu cheguei em pensar que poderia ser a tomada ou o cabo de força da fonte, apesar de o cabo ser 10A 3x 0.75mm. No caso, se o cabo for de baixa qualidade e a polaridade da tomada estiver invertida, poderia ser o principio do problema? Eu vou verificar a tomada nesses proximos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Hallan Silva disse:

@Wal SJC Boa tarde,

 

110v, os aparelhos da casa sao: o computador, 1TV , 1geladeira e 6lampadas.

@PedroNoal Eu acho estranho o fato de apenas ligar a chave, sem precisar ligar o pc para acontecer a queda da energia.

Só temos um disjuntor, não funcional, rs. Eu cheguei em pensar que poderia ser a tomada ou o cabo de força da fonte, apesar de o cabo ser 10A 3x 0.75mm. No caso, se o cabo for de baixa qualidade e a polaridade da tomada estiver invertida, poderia ser o principio do problema? Eu vou verificar a tomada nesses proximos dias.

O cabo que vai do disjuntor até a tomada é de 0,75mm2?

E o disjuntor é de 10A?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC confirmando os valores que citei, é referente ao cabo de força da fonte. Sobre a sua pergunta, busquei as informações o fio é de 2.5mm. O único disjuntor da casa fica numa caixa de relógio e me parece  ser um número 30 em cima da chave de ligar/desligar, está meio apagado. Não pagamos conta de luz, logo não temos os serviços da light, quando a luz foi cortada, foram os homens da light que fizeram a própria ligação para não ficarmos sem luz, está assim desde então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hallan Silva disse:

@Wal SJC confirmando os valores que citei, é referente ao cabo de força da fonte. Sobre a sua pergunta, busquei as informações o fio é de 2.5mm. O único disjuntor da casa fica numa caixa de relógio e me parece  ser um número 30 em cima da chave de ligar/desligar, está meio apagado. Não pagamos conta de luz, logo não temos os serviços da light, quando a luz foi cortada, foram os homens da light que fizeram a própria ligação para não ficarmos sem luz, está assim desde então.

A "chave" que você citou é um disjuntor de 30A, cuja função é desarmar automaticamente, para prevenir uma possível sobrecarga no circuito, que poderia até causar um incêndio.

Deve ser parecido com este: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2188006278-disjuntor-bipolar-nema-30a-eletromar-_JM

Se ele está desarmando, há duas possibilidades:

1 - Está passando mais de 30A pelos fios, fazendo com que ele atue para proteger a instalação.

Para saber, você teria que medir a corrente no momento em que ele desarma, algo muito difícil de se fazer, sem ter um aparelho registrador.

2 - Ele está com mau contato interno ou nas ligações dos fios, ou com algum outro problema, que faz com que desarme com menos de 30A.

Nesse caso, teria que ser arrumada a fiação, ou substituído o disjuntor.

Em 110V, esse disjuntor deveria suportar uma carga de até 3.300W (ou 2600W, considerando fator de potencia 0,8).

Tirando a potencia dissipada pela sua fonte (aprox.560W, vamos arredondar para 600W), sobrariam pelo menos 2.000W, para o restante dos aparelhos elétricos da casa.

Usando as suas informações:

Geladeira simples - 500W

TV digital 40 polegadas - 200W

Consumo de 6 lampadas - 100W 

Portanto, haveria uma folga de quase 1200W (tipo um aspirador de pó)

Se está desarmando, o problema pode estar na fonte do PC (curto-circuito), no filtro de linha, ou no próprio disjuntor.

Não tem como adivinhar, você precisa tentar descobrir, através de observação, onde está o defeito.

Ou se não existe defeito.

Por exemplo: na casa tem chuveiro elétrico? ferro de passar?

Nos dias em que caiu a energia, não havia ninguém tomando banho ou usando algum outro aparelho elétrico?

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pelo que entendi o disjuntor não desarma.

Pode ser problema na fiação interna, algum remendo que foi feito, essa tomada vem direto da caixa de distribuição ou puxaram de outra tomada próxima?

Aqui quando está muito calor e muita gente com ar condicionado ligado acontece queda de luz sem desarmar os disjuntores, pode estar ocorrendo algo similar as isso será? Alguém usar algo simultaneamente como citado acima 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedroNoal @Wal SJC Quando digo que caiu, é apagou geral(desligou). observação: caiu ao ligar a fonte, não o computador, dessa forma a rede caiu sem a fonte estar "ligada", em funcionamento completo, como cooler girando ao ligar windows. A etapa problemática é a liberação da energia pros componentes, ao mudar a chave de 0 pra 1. Quando ligado, eu posso ligar o windows, jogar, desligar o windows, ligar novamente, mas se eu decidir remover o computador da tomada para limpar, ligar novamente com o pensamento, será que vai "cair geral" quando pressionar essa chave da fonte.

 

O uso dos eletrônicos diariamente são estes ja citados:tv, geladeira... Não ha chuveiro elétrico e, realmente não teve algo sendo usado simultaneamente durante a queda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Hallan Silva disse:

@PedroNoal @Wal SJC Quando digo que caiu, é apagou geral(desligou). observação: caiu ao ligar a fonte, não o computador, dessa forma a rede caiu sem a fonte estar "ligada", em funcionamento completo, como cooler girando ao ligar windows. A etapa problemática é a liberação da energia pros componentes, ao mudar a chave de 0 pra 1. Quando ligado, eu posso ligar o windows, jogar, desligar o windows, ligar novamente, mas se eu decidir remover o computador da tomada para limpar, ligar novamente com o pensamento, será que vai "cair geral" quando pressionar essa chave da fonte.

 

O uso dos eletrônicos diariamente são estes ja citados:tv, geladeira... Não ha chuveiro elétrico e, realmente não teve algo sendo usado simultaneamente durante a queda.

Então precisaria fazer uma revisão na fonte, ela está com algum problema que causa um pico momentâneo de corrente, que desarma o disjuntor.

Tem que olhar o diagrama esquemático dela, para entender o que poderia estar causando o problema e reparar, ou substituir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Hallan Silva disse:

@Wal SJC entendo, mas a questão da tomada estar invertida, poderia ser o problema? Eu conferi a saída de energia e passa corrente no lado esquerdo da tomada, onde lado N do filtro de linha espeta.

Eu uso um adaptador de tomada.

Então inverta os fios da tomada, para testar.

Se não tem conhecimento, peça a ajuda de um eletricista.

O que ocorre é o seguinte: todas as fontes, ao serem ligadas, tem um consumo de corrente instantânea muito alto (maior que 30A, que á a capacidade do seu disjuntor de entrada).

Porém, isso dura um tempo tão curto, que não é suficiente para acionar o térmico de um disjuntor comum.

Aliás, nem o fusível do filtro de linha, que costuma ser entre 6A e 10A está queimando, certo?

Então, é meio estranho que o disjuntor esteja desarmando.

Talvez você tenha um disjuntor tão "bom", que está conseguindo atuar em milésimos de segundo, coisa não muito compatível com a realidade do cotidiano, mas não impossível.

Enfim, pode haver um curto no termistor da fonte, que limita a sua corrente de partida, ou pode ser que o disjuntor tenha algum problema.

Ou talvez o disjuntor esteja no seu limite para desarmar e a ligação da fonte seja a gota d'agua que faltava.

Não é fácil descobrir o que de fato está acontecendo, mas com paciência e fazendo testes, você acabará descobrindo.

Em uma primeira análise, parece estar relacionado diretamente com a fonte. 

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Parabéns pelo conhecimento, ótima resposta 🙂 . Outro detalhe, eu falei sobre o cabo de força da fonte, eu não comprei diretamente o cabo, vejo que ele é mais fino que o cabo de força do monitor. Monitor sendo:2.5A 3x 0.75mm². O da fonte não têm info da bitola, apenas: 10A 250V~.

Vou substituir a tomada e cabo, logo volto para dar notícias, se puder me indicar um vendedor, fique a vontade, obrigado por toda atenção. (Eu estava pensando a um tempo em comprar outro cabo por esse atual ter os pinos metade em plástico).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Hallan Silva disse:

@Wal SJC Parabéns pelo conhecimento, ótima resposta 🙂 . Outro detalhe, eu falei sobre o cabo de força da fonte, eu não comprei diretamente o cabo, vejo que ele é mais fino que o cabo de força do monitor. Monitor sendo:2.5A 3x 0.75mm². O da fonte não têm info da bitola, apenas: 10A 250V~.

Vou substituir a tomada e cabo, logo volto para dar notícias, se puder me indicar um vendedor, fique a vontade, obrigado por toda atenção. (Eu estava pensando a um tempo em comprar outro cabo por esse atual ter os pinos metade em plástico).

O cabo da fonte, salvo se estiver esquentando nos pontos de conexão, não precisa trocar, está bom para 600W, que seria o máximo consumo. As vezes dá mau contato entre esses pinos com metade de plástico, em tomadas mais antigas, mas você percebe porque esquenta e o plástico começa a derreter, depois carboniza. Se estiver normal, sem sinais de aquecimento no ponto de contato com a tomada, não precisa trocar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Hallan Silva disse:

@PedroNoal @Wal SJC o disjuntor não chegou a desarmar, na real, nunca vi desarmar, o rapaz que arrumou a luz acertou os fio que vão em direção ao poste, mexeu lá em cima.

 

34 minutos atrás, Hallan Silva disse:

@PedroNoal @Wal SJC o disjuntor não chegou a desarmar, na real, nunca vi desarmar, o rapaz que arrumou a luz acertou os fio que vão em direção ao poste, mexeu lá em cima.

Então está passando pelo disjuntor, mas cai a energia geral da casa, sem o disjuntor ser acionado? Nesse caso, as únicas possibilidades seriam faltar energia na rede da concessionária, ou existir um contato elétrico bem precário, em algum ponto do circuito, entre o poste e o seu PC. Nesse caso, haveria aquecimento nesse ponto que está com mau contato. Se não for no poste, pode ser no próprio disjuntor ou em algum ponto da sua instalação, como a tomada ou uma possível emenda. Examine essas partes, buscando sinais de aquecimento (cheiro de plástico queimado, partes pretas, centelhamento, etc.) Examine inclusive o ponto onde o cabo de energia entra na fonte, para ver se os pinos da fonte não estão escuros ou corroídos por centelhamento.

A parte mais misteriosa é a energia cair e voltar sozinha, sem você fazer nada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/10/2022 às 09:40, Wal SJC disse:

Enfim, pode haver um curto no termistor da fonte, que limita a sua corrente de partida, ou pode ser que o disjuntor tenha algum problema.

Ou talvez o disjuntor esteja no seu limite para desarmar e a ligação da fonte seja a gota d'agua que faltava.

Fora isso poderia ser fuga de corrente para o terra, mas isso se a instalação tivesse aterramento e IDR (no caso este desarmaria), o que duvido que tenha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal,

 

Eu fiz a troca da tomada (fios estavam invertidos) e cabo de força (qualidade duvidosa). Não utilizo mais adaptador, liguei o PC normalmente em dias diferente e não tive o problema. Agora o tempo dirá, voltarei daqui a um longo tempo para deixar o feedback final. Caso eu tenha o problema novamente voltarei antes do previsto para informar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!