Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi gente, eu to montando um pc e quero saber se seria necessário ter um HD ou SSD no pc somente para armazenar o sistema operacional, windows 10.

O que vocês acham do SSD adata 512gb para os jogos, programas e demais coisas do pc e outro disco somente para o SO.

Essas serão as peças:

i5 12400f

RTX 3050 palit

2x8gb 3200mhz DDR4 twist zadak

ASUS prime H610M-A D4

SSD adata xpg gammix s11 pro 512gb 3500-2300

gabinete montech x3 mesh

fonte sharkoon wpm 550w 80 plus gold

cooler cpu deepcool gammaxx 400v2 120mm

È isso, muito obrigado 🙂

Postado

Justamente o oposto. O SO e programas ficam no SSD, se não vai levar uma eternidade para caregar o SO. O HD, se quiser, só para amazenar dados.

Postado

@Bat80 Ah, então você me recomendaria ter dois SSD? Um para os programas, dados e jogos e outro para o so?

Postado

Não... Quer dizer, sim, mas só se você tiver dinheiro pra isso. A escolha mais custo-benefício seria um SSD para o sistema e um HD para arquivos e jogos.

Eu te recomendo o Netac NV5000 se você tiver NVMe, ou o Crucial MX500, se não tiver NVMe. Ou o BX500, se tiver pouca grana.

O HD eu recomendo os da Toshiba, são os melhores do mercado.

Postado

@Pepse Muito obrigado por responder. Me corrija se eu estiver equivocado mas eu estava pensando em ter um SSD adata xpg gammix s11 pro 512gb 3500-2300 para dados, jogos, programas e etc e Kingston A400 120GB para por o windows 10, o que você acha?

Postado
2 minutos atrás, Emmanuel_leDodo disse:

Me corrija se eu estiver equivocado mas eu estava pensando em ter um SSD adata xpg gammix s11 pro 512gb 3500-2300 para dados, jogos, programas e etc e esse outro SSD A400 para por o windows 10, o que você acha?

Eu acho melhor você comprar um NV3000 na china de 250 GB e comprar um SSD SATA para armazenar seus dados, como o próprio BX500, de 512 GB. O A400 tem mais de 10 anos de história, e não é bom.

• Membro VIP
Postado

@Emmanuel_leDodo Boa tarde!
SSD para armazenamento de dados e SSD para sistema operacional? Só recomendo caso não vá ter arquivos importantes salvos no computador. Do contrário, recomendo que tenha HD para armazenamento de dados, e deixe SSD apenas para SO, programas e jogos. (Ou pelo menos ter um HD para backup). Pois apesar de um bom SSD moderno ter mais durabilidade que HD, os dados de um SSD se tornarão irrecuperáveis caso o mesmo queime, e SSD muitas vezes pode queimar sem dar aviso prévio (HD sempre dá sinais antes de ficar totalmente inutilizável).
As recomendações do nosso amigo @Pepse são boas.

Postado

@Pepse Os SSD sata não são lentos demais? Eles, geralmente tem 500- 450 de gravação e leitura, um número mais ou menos assim. Tipo, eu pensei no SSD NVMe 512 GB Adata XPG Gammix S11 Pro para guardar tudo de jogos, programas e etc. O que você acha de outro SSD NVMe somente para o SO? Qual outro NVMe você recomenda para guardar o SO?

• Membro VIP
Postado

@Emmanuel_leDodo Não sei dizer quanto a qualidade desse SSD em específico, mas sei que a XPG faz boas fontes. Marca de SSD que eu sei que é boa é a Samsung. Agora se vai utilizar apenas para jogos, programas e SO, vale mais a pena comprar um Netac de 1TB na China que é só pouca coisa mais caro que esse aí.

10 minutos atrás, Emmanuel_leDodo disse:

Eu ponho tudo nele, jogos, programas e o SO? Ou eu compro outro SSD NVMe somente para o SO?

Depende de quantos jogos e programas pretende instalar, eu por exemplo uso um SSD de 1TB dividido 40GB para o sistema/programas e o restante para jogos, e tenho um HD de 1TB para meus arquivos pessoais.

Postado

@Ferox Graxaim Sim sim, então não teria problema deixar o windows 10 no mesmo disco rígido, no caso o Adata XPG Gammix S11 Pro de 512GB com jogos, tipo, the sims, minecraft, fortnite, resident evil, sim city, gta v e programas de programação que vou usar para a faculdade?

Postado
15 minutos atrás, Emmanuel_leDodo disse:

Eu ponho tudo nele, jogos, programas e o SO? Ou eu compro outro SSD NVMe somente para o SO?

Deixe o S.O e 1 ou 2 jogos que mais usa no SSD

Para a 2ª unidade de armazenamento você usa HD mesmo, mas se tiver grana pode usar SSD também. 

*Apenas veja no manual da sua MB se usar 2 NVMe não limitará a velocidade. [há MB que acontece isso] 

Nesse caso se houver limitação você pode usar um SSD Sata III também. 

Postado
6 minutos atrás, Emmanuel_leDodo disse:

então não teria problema deixar o windows 10 no mesmo disco rígido, no caso o Adata XPG Gammix S11 Pro de 512GB com jogos, tipo, the sims, minecraft, fortnite, resident evil, sim city, gta v e programas de programação que vou usar para a faculdade?

Nessa quantidade de coisas acredito que vá faltar espaço,  Se quer manter tudo junto aconselho a escolher um modelo de 1tb.  Ou compre logo 

1-SSD 240gb para S.O 

1-SSD 512gb ou mais para seus jogos e arquivos. 

Postado

@Alex Weiss

10 minutos atrás, Alex Weiss disse:

1-SSD 240gb para S.O

Esse SSD para o SO seria um SSD sata?

10 minutos atrás, Alex Weiss disse:

1-SSD 512gb ou mais para seus jogos e arquivos

E esse para jogos e etc, um SSD NVMe? Poderia ser o que já penso em comprar? https://www.kabum.com.br/produto/100025/SSD-512-gb-adata-xpg-gammix-s11-pro-m-2-NVMe-leitura-3500mb-s-e-gravação-2300mb-s-agammixs11p-512gt-c

Postado

@Emmanuel_leDodo É uma boa opção sim, pode deixar os jogos que mais usa no NVMe e o restante no Sata III.   *Lembrando de sempre manter a % de ocupação de espaço abaixo de 80% nos SSD.

Levando em conta os custo o que eu faria:

SSD 250 GB WD Blue SN570, M.2 2280, NVMeR$218 para S.O e programas e 

SSD 1 TB WD Green, SATA III R$570 ou

SSD 960 GB Adata SU650, SATA R$570  para os jogos e demais.

Postado

@Alex Weiss Então eu acho que de disco rígido vai ser isso mesmo, o

9 minutos atrás, Alex Weiss disse:

SSD 250 GB WD Blue SN570, M.2 2280, NVMeR$218 para S.O e programas

9 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Para jogos e etc.

Esses dois aí, @Alex Weiss muito obrigado pela ajuda.

E agradeço também ao @Ferox Graxaim , ao @Pepse e ao @Bat80

Obrigado mesmo a todos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!