Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Biostar B450MX suporta o processador Ryzen 7 5700X?


JeanLN

Posts recomendados

Bom dia pessoal, tudo certo ?

Então, estou montando um PC pra uma amiga e ela pretende usar um 5700X em uma B450MX da Biostar, mais especificamente esse modelo aqui.

Nas especificações está que ela suporta o processador tranquilo, mas a minha dúvida é se ela suporta nativamente de fábrica ou seja, se já vem com a BIOS atualizada pro suporte.

Se alguém tiver essa placa-mãe com um processador AM4 dessa geração da AMD ou puder me confirmar, seria de grande ajuda.

 

Por fim, eu tenho um 3700X, caso ela não suportar o 5700X de fábrica, alguém saberia me dizer se aquele esquema de usar um processador de geração anterior pra ligar e atualizar a BIOS pode funcionar ? já atualizei algumas BIOS antes mas nunca precisei fazer esse esquema.

 

De qualquer forma, sou muito grato por qualquer ajuda.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanLN Bom dia.

A placa-mãe já foi comprada?

   BIOSTAR é a pior marca para placa-mãe, esse modelo em especial tem construção muito básica para abrigar um processador high-end. Se colocar esse Ryzen 7 vai sofrer com Thermal Throttling bem forte. Basicamente o Circuito VRM (Ainda tem alguns poucos dissipadores), responsável pela alimentação do processador, vai limitar bastante o desempenho do processador, causando stutterings, baixa de clock, etc...

   Se não me engano, a mesma placa-mãe ainda deu Thermal Throttling com um Ryzen 5 3600.

O interessante, caso ainda a placa não esteja adquirida, é trocar o modelo por uma ASUS TUF B550.

Caso a placa já esteja em mãos, coloque uns 3 fans para soprar diretamente no VRM, talvez fique estável.

  Responde sua pergunta, a atualização de BIOS é necessária.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Furoni Fala Otávio, tudo certo ?

Então, no caso a placa-mãe já foi comprada sim. Não tô muito preocupado quanto ao processador se limitar por temperatura pois ela está montando o pc visando upgrades no futuro, como usar um bom Water Cooler para solução térmica

No momento ela usa uma 1650S pra 1080p e 60fps então o processador vai rodar com sobra 

Muito obrigado pela resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, JeanLN disse:

Não tô muito preocupado quanto ao processador se limitar por temperatura pois ela está montando o pc visando upgrades no futuro, como usar um bom Water Cooler para solução térmica

Ele não estava falando da temperatura do processador, mas sim da placa-mãe. Inclusive, Water Cooler só vai é piorar a situação, visto que ele reduz o fluxo de ar no VRM em si e que a tendência é que o processador exija mais da placa justamente por estar com mais margem para boost.

 

Em todo caso, sobre a questão de atualizar, isso depende de quando ela foi fabricada. Se for recente, provavelmente já vem compatível para o 5700x... mas mesmo que não, como você tem um processador mais antigo, isso resolve seu problema; vá e atualize manualmente.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanLN A presença de Water cooler na verdade só vai piorar a situação, visto que só resfria o processador, isso só dara mais margem para ele "correr e correr". Fato esse que não acontece com Air Cooler's (Resfriam de quebra o processador e o circuito).

 Thermal Throttling é causado pelo aumento drástico de temperatura no Circuito, não no processador...

Uma das soluções, como você mesmo comentou, é travar os frames para forçar menos o processador e a GPU ou até mesmo adapatar alguns fans jogando ar diretamente no VRM, enquanto exaustores retiram o ar quente.

Mas mesmo assim, a vida útil da placa não seria tão grande e caso esse circuito resolva colapsar, pode levar o cpu junto.

 

No geral, com exceção da placa-mãe, a configuração é equilibrada com um gargalo enorme por parte de GPU (O que é "bom" visando futuros upgrades por parte de placa de vídeo).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Furoni Boa tarde, eu quem estou fazendo a compra e infelizmente a placa-mãe já foi comprada. Mudaria alguma coisa trocando para uma b550m da mesma marca? Ou se não mudar muita coisa, eu posso estar resolvendo meu problema direcionando as fans diretamente para o VRM? Visto que meu objetivo é atingir apenas 60 fps em jogos. Obrigada desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jjkame Boa tarde.

 Depende do modelo de b550...

Acredito que usando esse modelo : https://www.terabyteshop.com.br/produto/14536/placa-mãe-biostar-racing-b550gtq-chipset-b550-amd-am4-DDR4?gclid=Cj0KCQjwhY-aBhCUARIsALNIC05olOgM2VH8hNYw_S42P-SB_jRjpq2uc_1hqxyKnLUJvC2isxycf8EaArrfEALw_wcB  possa ser que não tenha tantos problemas, visto que é uma construção mais robusta, porém por 100 reais a mais você já encontra AORUS ELITE B550 OU ASUS TUF B550, placas MUITO SUPERIORES A ESSA.

Se for esse modelo : https://www.terabyteshop.com.br/produto/17719/placa-mãe-biostar-b550mh-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4-ab55am4s-r02-bs212x?gclid=Cj0KCQjwhY-aBhCUARIsALNIC053TDhpIAg3COyCXBbNUhURKzkprhqxQ4btZuoJUN-PrZFSoHDr0_EaAh1DEALw_wcB , os sintomas ainda serão piores do que com essa b450.

 

 Quanto a outra pergunta, sinceramente não sei nem se os fans vão dar conta de resfriar esse VRM, você tá botando ali um Processador HIGH-END que esquenta e consome horrores. Além disso, fazer uma adaptação no acrilico ou vidro lateral de gabinetes atuais é muito difícil, se não impossível...

De qualquer forma, se ainda está dentro dos 7 dias, sugiro que pela lei do consumidor, peça estorno dessa placa-mãe e compre uma mais robusta.

Colocar esse processador nessa placa-mãe vai diminuir e muito a vida útil. Fazendo uma analogia bem besta, é como você trabalhar numa Usina termeletrica com uma temperatura  ambiente de 45 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Biostar Racing B550GTQ foi testada no techPowerUp e apesar das limitações do VRM disseram ser OK para Ryzen com TDP de 65 Watts, mas não serve para overclock.

  • Poor VRM thermal performance

Apesar do VRM ter bons componentes, o projeto do circuito é ruim.

  • High end power stages

"The design is also unique, dedicating a total of four power stages to the SOC/IGPU for up to 360 A of total current handling capability. The BIOSTAR B550GTQ features high end ISL99390 power stages for all ten stages."

 

EDIT - Tinha esquecido, o BIOS não foi considerado "soviético". 😉 

 

@JeanLN

 

A B450MX é a Biostar B450MX-S?

 

Se for dê uma olhada nas configurações sugeridas no YT pelo Andreyonline!, ele tem um Ryzen 3600 rodando em uma, disse que depois de meses de testes conseguiu deixar estável, com undervolt e um dos fans do topo do gabinete soprando na direção do VRM. Até comprou uma segunda B450MX-S para usar um Ryzen 5600.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Atualizando esse tópico antigo aqui para caso alguém esteja pretendendo comprar a mesma placa
Com quase 1 ano de uso da placa com algumas atualizações de hardware no meio, não tive nenhum problema ou limitação perceptível por causa da placa
Ela veio sim com dissipadores de VRM, em alumínio e cobrindo cada um deles, apesar de ficarem "quentes" que é o esperado, é muito longe de uma temperatura preocupante, visto que é possível tocar os dissipadores sem medo de queimar o dedo. Ao longo do tempo a máquina em que a placa-mãe foi utilizada passou de uma 1650 Super da ASUS Dual fan para uma RTX3070 Gigabyte Gaming OC em overclock (2100mhz), usando tanto um Wraith Prism do 3700X e depois um Water Cooler da Rise Mode como soluções térmicas para o processador, mas nunca cheguei a ter nenhum problema, desligamento muito menos limitação pela placa-mãe. Pelo contrário, o sistema atinge e mantem 165fps em 1080p tranquilamente em jogos não muito exigentes, e atinge os 60fps com folga em quase tudo no alto/ultra em AAAs mais pesados (salvo algumas exceções de péssimas otimizações)

Eu recomendaria a placa, ao menos no momento em que criei o tópico que não tinha uma outra placa-mãe em promoção com bom preço quanto ao pago por ela. Supre perfeitamente um uso bem moderado e não limitou o sistema em nada. Talvez com uma placa mais parruda o sistema conseguisse alcançar aqueles 2-5% a mais de desempenho, mas não era este o objetivo do tópico, tampouco acho justo a comparação com modelos top de linha com muita diferença de preço
 

Vale lembrar que ela não veio com a BIOS atualizada, tive que usar o meu 3700X pessoal para atualizar, foi um processo bem fácil e rápido, facilitado pela interface tranquila da Biostar nesse modelo, mesmo para quem nunca tinha feito isso.

Atenção para as RAMs que tem apenas uma trava por slot da placa, então é preciso ter cuidado para não se esquecer, tentar forçar achando que não travou e danificar o produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!