Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá meus amigos, bom dia a todos, gostaria de tirar algumas dúvidas referente a uma ideia que estou tendo, aqui na empresa onde eu trabalho eles pediram para que eu fizesse uma tentativa pra recuperar algumas parafusadeiras de uso do dia dia, no total aqui deve ter umas 5, mas temos aqui no momento duas da Bosch que foram condenadas pois a bateria está MORTA. Detalhe que eu fiz diversas pesquisas a fim de achar a bateria para compra e não encontrei e olhando na internet vi diversos vídeos do pessoal colocando células de baterias de notebook nessas parafusadeiras, e pelo que vi também é necessário utilizar uma plaquinha de um circuito chamado BMS.

A questão então é, estive pesquisando algumas células de baterias no mercado livre, e gostaria de perguntar a opinião de vocês se essa adaptação poderia ser feita a fim de recuperar a máquina, e se vale a pena, aceito sugestões e links de algumas células, pois vi algumas no mercado livre com preço bem atrativo 

Postado

Células de bateria para esse tipo de aplicação precisam ser de alta descarga, não serve as mesmas células de notebook. Eu não sei te dizer exatamente quais são as especificações ideias para as células, mas sugiro usar as especificações das células originais que estavam na bateria.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Eu nunca mexi com as parafusadeiras atuais. Mas acredito que as baterias "mortas" já devem ter o seu BMS embutido ou o BMS está na própria parafusadeira. Eu sempre tive notebooks ou da Dell ou da Acer. Os da Dell tinham um esquema chato, o BMS das baterias quando detectava células fracas se desligava e informava a placa-mãe que a bateria estava inutilizada e não adiantava trocar as células. E pior, o BMS se incumbia de descarregar todas elas até zerarem, como sabemos isso inutiliza as células.  Quando aparecia a mensagem tinha que a curto prazo abrir a bateria para salvar as células que estavam boas. Já os da Acer bastava abrir as baterias com relativo cuidado, trocar as células e a bateria voltava ao normal.  E é provavelmente o que voce deve fazer com as baterias das parafusadeiras, antes de tudo abrir e investigar como é a ligação, se é viavel trocar, como esta a tensão das células etc . Muitas vezes as células são ligadas de duas em duas ou de 3 em tres em paralelo e depois os blocos em série. Nem sempre todas as células das baterias estão estragadas, sabendo medir pode se escolher as melhores de várias baterias pra recuperar pelo menos uma ou até para testar se todos os BMSs estão funcionando. No Mercado Livre tem vendedores "picando" todo tipo de baterias e geralmente informam se são normais ou as de alta descarga que geralmente são Panasonic. Eu há alguns meses comprei 6 Samsung normais e 6 Panasonic de alta descarga  do mesmo vendedor que me fez excepcionalmente o mesmo preço nas de alta descarga, na época uns R$14,00. Ontem eu dei uma olhada por lá e as Panasonic  de alta descarga retiradas de packs estão na faixa de 25 , 30 reais. Mas o vendedor de quem eu comprei da última vez só tinha as Samsung normais. Eu testei as dois tipos na bancada, carreguei até o máximo que é 4,2 volts e as normais até tinham uma capacidade de armazenamento (mA/H) um pouco maior descarregando com 200 mA. Mas ao colocar como carga uma lampada automotiva dessas incandescentes para lanterna traseira/luz de freio a tensão de 4,2 volts das Samsung caia bem mais, não lembro mais os valores mas caia pra algo como 4,1 V nas Panasonic e um pouco menos de 4V nas Samsung.  Enfim coloque bateria 18650 na procura do M Livre, faça uma pesquisa extensa investigando também os detalhes dos vendedores e o "cheiro" das respostas para as perguntas dos interessados.  bateris.thumb.jpg.7839c047ac32928cd27e11b6d5fff538.jpg

Uma de cada das que eu comprei. 

2 horas atrás, galaxie76 disse:

mais fácil ligar numa fonte de pc 👍

É uma ideia também,  se as especificações dos packs  de bateria das furadeiras forem em torno de 11 volts vão dar 12,6 totalmente carregadas e podem ser substituídas  pela saída de 12 volts de uma fonte ATX. Eu fiz isso com minha parafusadeira Bosch de 30 anos atrás que originalmente funcionava com 4 células de niquel cádmio de 1,2 volts. Liguei na saída de 5 volts de uma fonte Atx "genérica" e pelo menos funciona na bancada. De cara a fonte desarmava com o pico de corrente na partida o que corrigi com um resistor de fio de 0,47 R por 5 watts em série entre a fonte e a parafusadeira. A minha puxa uns 13 amperes com carga, uma de 12 volts tende a puxar um pouco menos.

• Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB Obrigado pela sua resposta, foi de extrema relevância pois não sabia da existência dessas diferenças de células das baterias. E obrigado pela ideia @galaxie76 mas isso se torna meio difícil, pois as fontes ATX possuem um sistema de proteção, no caso se eu utilizasse para a parafusadeira, quando eu fosse por exemplo, furar ou apertar um parafuso que demande mais potência que gerara um pico de corrente alto demais, a fonte vai entrar em proteção, ou seja, ela vai cortar as tensões de saida, há não ser que eu usasse um transformador, mas teria que ser com uma corrente de saida boa também.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Willian_Souza disse:

pois as fontes ATX possuem um sistema de proteção, no caso se eu utilizasse para a parafusadeira, quando eu fosse por exemplo, furar ou apertar um parafuso que demande mais potência, a fonte vai entrar em proteção

O problema com as fontes ATX é que elas são estabilizadas e mantem a tensão de saída praticamente constante mesmo com a variação de carga. Isso simula uma bateria com resistência interna ZERO. Colocando carga a tensão não cai, a corrente sobe muito e a proteção entra em ação.  Não é o que acontece com as baterias, mesmo as de alta descarga vão cair e bastante com uma carga de 5 amperes ou mais. Como eu comentei no final da minha resposta anterior um resistor ou mesmo um fio relativamente fino enrolado em série entre a fonte e a parafusadeira vai limitar essa corrente, evitar o desarme e a parafusadeira vai ter praticamente a mesma força que teria com o pack de bateria. Além disso tem a opção de usar uma chave pra usar opcionalmente  a saida de 5 volts da fonte que tem mais capacidade de corrente. Obviamente vai reduzir a velocidade mas vai ganhar em força. Vale a pena tentar, experimentar vários valores de resistores ou a quantidade de voltas de fio. Não esqueça tambem que existem fontes ATX de diversas potências e também a possibilidade de ligar o 5 volts de duas fontes genéricas em série ou até o 5 de uma com o 3,3 da outra para dar 8,3 e 10 volts que tambem deve ser suficiente para a maioria das aplicações.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...