Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre a Aliexpress, envio e taxa.


Ir à solução Resolvido por Bruno Mendonça Andrade,

Posts recomendados

Gente bom dia, eu estou querendo muito começar a comprar produtos pela Aliexpress mas nunca tive coragem...

Eu gostaria de saber por exemplo, se eu comprar um produto digamos uma placa de vídeo de 1000 reais e for taxado, eu pagaria mais 600?

Outra dúvida: pra receber o produto eu tenho que ter conta nos correios ou já vem automático?

Pra pagar a taxa como faço? 

Caso o produto venha com defeito eu tenho que arcar com o envio de volta e como eu faria esse envio?

Obrigado desde já quem responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
29 minutos atrás, lucas2560 disse:

se eu comprar um produto digamos uma placa de vídeo de 1000 reais e for taxado, eu pagaria mais 600?

Na teoria sim, pois é cobrado 60% do produto, mas na prática só é entre R$ 100-200 (em MG e RS é cobrado o ICMS além desse valor) para eletrônicos. Ter um valor acima disso é raro e você tem a opção de não pagar. Além da chance de não ser cobrado.

31 minutos atrás, lucas2560 disse:

pra receber o produto eu tenho que ter conta nos correios ou já vem automático?

Vem sem precisar de conta.

31 minutos atrás, lucas2560 disse:

Pra pagar a taxa como faço? 

Pra pagar vai precisar de conta 😅, isso só se for cobrado, mas eles avisam com antecedência. 

32 minutos atrás, lucas2560 disse:

Caso o produto venha com defeito eu tenho que arcar com o envio de volta e como eu faria esse envio?

O próprio Aliexpress lhe proveria as informações do envio, imagino que o valor do envio seja devolvido em caso de confirmação de defeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estatística do mês de Agosto com 745 pessoas que compraram VGA no Tio Alli:

 

358 (48%)  "se deram bem", receberam a placa em casa sem custo extra.

 

387 (52%) foram "sorteadas" para pagar os tributos previstos na legislação vigente (II 60% + ICMS nos estados que cobram, ex. MG).

 

268 (~69%) destas 387 foram tributadas sobre 55 dólares, ou valor abaixo.

55 dólares é arbitrado pela fiscalização, suponho de forma a agilizar o processo, tanto faz se a compra custou menos ou mais.

 

Quem caiu neste caso teve que pagar 33 dólares (60% de 55) de tributos pelo cambio do dia da emissão da NIF mais R$ 15,00 de taxas do Correios. Com a atual flutuação do dólar isso tem representado um valor de cerca de R$ 200,00.

 

Para compradores MG esse valor aumenta 53,33% devido ao ICMS de 25% ser cobrado em cascata - imposto sobre imposto, é cobrado ICMS sobre o ICMS calculado. 😛

Outros estados que cobram ICMS é PR e se não me engano SC.

 

89 pessoas foram tributadas em valor maior que o acima, que pode ter sido 60% do valor do produto caso o fiscal tenha pesquisado o preço no Alii... no seu exemplo de R$ 1.000,00 representa R$ 600,00 (mais os 53,33% de ICMS se for Mineiro - não é 55,33% de 1.000,00 é de 1.600,00), ou arbitrado um valor maior que os habituais 55 dólares.

 

Ou mesmo sobre o valor de produto similar vendido nas lojas do Brasil (ex. VGA vendida na Kabum) - o que foi permitido pela IN 2090 de Julho de 2022 (por coincidência ou não, saiu depois do choro do Havan e Cia contra o Tio Alii).

 

30 pessoas foram tributadas e multadas - por tentativa de sonegação de impostos; que é quando o fiscal "CDF" verifica que o preço informado é bem inferior ao real.

 

Exemplo de compra que foi tributada e multada, uma placa-mãe de valor declarado de 500 dólares + 100 de frete - R$ 3.399,00 ao cambio da época, cujos tributos totalizaram R$ 6.513,26.  Nestes casos o ICMS é cobrado também sobre o valor da multa.

 

importacao-fedex-placa-mae.png


Vide esta matéria.

 

Em casos como este o comprador tem duas opções: pagar ou deixar a mercadoria ir para leilão, ficando com o prejuízo do valor da compra.

 

A sua chance nesta Roleta Russa, ou melhor Chinesa é ~50/50, "press the trigger". 😉 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prezado usuário,

 

De acordo com a Portaria nº 156/99 do Ministério da Fazenda, estão isentas do pagamento do Imposto de Importação apenas remessas internacionais entre pessoas físicas (remetente e destinatário), com valor máximo de até US$ 50 (cinquenta dólares americanos) e que não caracterizem transação comercial (compra e venda). Todas as demais remessas possuem obrigatoriedade do pagamento do Imposto de Importação em 60% sobre o seu valor total pago (custo + frete + seguro), inclusive remessas que envolvam pessoa jurídica (remetente ou destinatário) – nos casos envolvendo pessoa jurídica, o valor de US$ 50 não será levado em consideração para fins de isenção. As remessas internacionais ainda estão sujeitas à cobrança de outros impostos, como o IPI, ICMS, PIS e CONFINS, a depender de cada caso concreto, além de tarifas referentes a despachos postais.

 

Salientamos que qualquer orientação ou tentativa de burlar o pagamento de tributos pode ser enquadrada nos Crimes Contra a Ordem Tributária (Lei nº 8.137/1990) ou no Crime de Descaminho (art. 334 do Código Penal), e portanto é um assunto não permitido aqui no Clube do Hardware.

 

Por fim, sugerimos que você se atente ao disposto acima e compre sempre reservando dinheiro para pagar eventuais impostos quando o produto chegar ao Brasil.

 

Para informações mais completas, consulte o nosso tópico sobre o assunto:

 

https://www.clubedohardware.com.br/topic/1466590-compras-online-no-exterior-tenho-que-pagar-imposto/

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...