Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou uma furadeira elétrica e abrindo ela encontrei este tipo de estator e o que parece esse induzido, minha pergunta é o induzido quando chega perto do estator está grudando com o ímã, ele devia estar fazendo isso? E ele da continuidade na parte metálica e o eixo. Sou leigo nisso mas era pra estar fazendo isso? Nunca vi esse tipo de indutor

IMG_20221016_154729037.jpg

IMG_20221016_154721723.jpg

IMG_20221016_154738110.jpg

IMG_20221016_154716718.jpg

Postado

Motores elétricos não são muito minha praia. Mas é bem diferente das furadeiras que conheço que usam motor de escovas. O estator tem seis bobinas aparentemente iguais, três fios. O induzido não tem o coletor com “chapinhas” para as escovas. Lembra e pode ser um motor “brushless” o que quer dizer sem escovas. O induzido se parece com o induzido de um ventilador que costuma ter só quatro bobinas no estator e é um motor sem escovas também o que é chamado de motor de indução. Mas com seis bobinas e três fios parece ser trifásico. Ou é um motor com um controlador eletrônico que nem de bicicletas elétricas. Já vi motores trifásicos funcionarem com apenas duas fases usando um capacitor no terceiro fio com o outro lado ligado em uma das duas fases. Perde um pouco da potência mas funciona. Mudando a fase que o capacitor está ligado inverte a rotação. Seria bom você passar a marca e o modelo da furadeira e também qual defeito ela estava apresentando antes de você abrir.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!