Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conexão tomada RJ11 a um PC


Posts recomendados

Bom dia, pessoal.

Me mudei para um apartamento com uns amigos, e notei agora, ao remontar o PC, que no meu quarto não possui a saída RJ45 na parede, apenas na sala e em um dos quartos. No meu quarto, eu tenho vários conectores na parede que acredito serem RJ11. Saberiam dizer se normalmente estes estão conectados à rede do apartamento? Se sim, como posso ligar eles ao RJ45 do meu computador? 

O modem fica no conector da sala e a saída já é RJ45, porém não tenho esta opção neste quarto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raphaeho são conectados em série à entrada de telefone e em geral de interfone em apartamentos. Nada tem a ver com LAN e RJ45. O contrário é possível: os conectores de telefone podem ser usados nos soquetes RJ45 e não por acaso. Os pinos centrais do conector RJ45 se alinham com os pinos centrais do conetor de telefone. Assim se pode usar um cabo só e passar um sinal de rede e dois sinas de telefone ou um sinal de telefone KS, que muitas vezes usa 4 fios.

O par azul da norma pode ser usado para telefonia, os pinos 4 e 5. Muitas vezes se usa os pinos 7 e 8, marrom e marrom e branco em geral, para passar outro ramal. Assim dá para passar um ponto de rede e 2 ramais para um posto de trabalho no escritório usando um cabo só.

 

Isso porque Fast Ethernet (100mbps) só usa 4 vias.

 

Claro que é possível passar dois pontos de rede e era até comum para distâncias curtas, mas os pares 45 78 tem menos metal por metro então não é uma conexão confiável se a distância aumenta.

 

Em conexões gigabit ou acima todos os 8 fios são usados então hoje em dia não é comum.

 

Se não vai usar algum desses RJ11 pode usar esse fio para puxar um cabo de rede e resolver seu problema. Hoje em dia é possível comprar cabo RJ45 em 30 ou 100 metros apenas e tem conetores RJ45 fêmea tipo 1/4 de volta que se pode instalar sem ferramentas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mande uma foto dessa tomada aí .Mas no seu lugar chamaria um técnico para testar antes de ligar qq dispositivo. Agora, para ter certeza do que entra e do que sai, só testando mesmo, ou então, se puder, entre em contato com o antigo morador, ele deve ter feito um layout conveniente a ele, mas vai saber onde estavam os dispositivos. Além do que, dependendo dos conduites usados, pode ser necessária a troca do cabeamento(p.e, se estiver usando os conduites de telefone ou da fiação elétrica. Deve trocar por cabo blindado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, PedraX disse:

Deve trocar por cabo blindado

Em geral não há necessidade de usar cabos blindados em apartamentos, exceto pelos cabos coaxiais. Esses cabos comuns UTP não são blindados. Esse é o significado do "U" em UTP: unshielded. Há claro cabos STP, blindados. Em várias categorias. 

 

E cabos cat7 por exemplo tem uma modesta blindagem em cada par, mas tem a versão blindada. Esse é um cabo blindado disponível na MultiCondutores

 

 

stp.jpg.d1a18dbe76126237d885d226a9f6dd0f.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que dá pra ver na figura, mas entenda que cada par é envolvido por uma membrana e todos os pares são envolvidos por uma malha metálica. E a capa externa também tem propriedades especiais.

 

image.png.6a3b101ca890692d23e798a93689e15c.png

 

Por outro lado esse é um cabo Cat5e comum para até 100m até gigabit, em situações comuns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!