Ir ao conteúdo

Fonte Corsair CX430 com baixas tensões?

Ir à solução Resolvido por tiago4171,

Posts recomendados

Postado

Opa, tudo certo?

Seguinte, já faz algum tempo que ando tentando entender as tensões e se isso é normal. Como nunca me atentei as tensões antes, pode ser que desde a época do meu Kit X79 as tensões estavam assim e eu nunca notei ou dei a devida atenção.
Atualmente tenho o seguinte Kit:

Ryzen 7 2700x Stock com Downvolting de -75mv no vcore(offset)

GPU AMD PowerColor R9 270 2GB

1 SSD Lexar 256GB

2 HDD

B450M Steel Legend

4x8GB ou 32GB DDR4 2933MHZ

Fonte Corsair CX 430 adquirida em meados de 2012-2013

Vou deixar duas fotos, sendo uma da BIOS da placa-mãe e outra do Windows no HWMonitor. Ambas as fotos o computador está sem carga alguma no CPU ou seja em idle.

HWMonitor:

Citação

HWMonitor_x64_XBqrje6S1d.thumb.png.b0011f368bdb7079dff6e4c26d73b9ca.png

BIOS:

Citação

IMG_20221018_191452092.thumb.jpg.3569acdc6c0bd56c1f3ffc7e7b428b3a.jpg

Com base nessas informações, gostaria de saber se essas baixas frequências nas linhas +12.00v, +5.00v e +3.30v são normais dada a idade da fonte que já beira ou passa seus 10 anos de idade.
Grato!

Postado

Essa fonte na verdade está funcionando perfeitamente, as tensões diferentes ocorrem devido ao gerenciamento energético da placa-mãe, ou seja, essa tensão que você está vendo não é a verdadeira, é a que a placa-mãe entrega para os componentes.

Mas, de qualquer forma, eu trocaria essa fonte e colocaria uma mais nova, porque essa realmente é uma fonte bem velha.

Postado

@Pepse Obrigado pelo seu comentário! Será que meus componentes estão em risco devido a idade da fonte?

Se for o caso vou priorizar a compra da fonte ao invés da placa de vídeo. Porque esse negócio de fonte de alimentação é algo que tem que fica cuidando se não tu perde todo o PC, como já vi em casos mais extremos.

Não sei se neste fórum se pode sugerir marcas de componentes(vulgo indicar), até porque as fontes Corsair estão bem caras a meu ver e como entraram várias outras marcas depois de todo esse tempo eu estou meio perdido. Eu sempre olho o Teclab antes de comprar esse tipo de coisa mas de repente tem alguma outra fonte custo beneficio que o Teclab não testou ainda e seja um fonte com bons componentes talvez eu considere a compra. Se pudesse me nortear neste sentido eu ficaria grato!

Valeu!

Postado
3 horas atrás, Tiberio disse:

Não vou ficar com essa R9 270 por muito mais tempo, pretendo comprar já no ano que vem uma RX 6800(não XT) ou uma RTX 3070 assim que terminar meus estudos independentes e conseguir um emprego na minha área. Logo caso eu compre uma fonte agora, tenho que pensar neste futuro não tão distante. Do contrário teria que comprar outra fonte no ano que vem junto com a nova placa de vídeo. Ainda não pesquisei a fundo sobre a fonte indicada, e não sei sei quantos conectores de PCI-E a RX 6800 e a RTX 3070 pedem.
Vou ter que estudar esse assunto mais a fundo, antes de decidir isso.

A marca "Gamemax" faz boas fontes? Pergunto pois já vi muitos Youtubers(que aparentemente não entendem muito de fontes) recomendando as fontes dessa marca e pelo preço e número de vendas das mesmas em lojas sérias de peças de computador fico a pensar se essas fontes são mesmo tudo isso ou se são apenas "aceitáveis". Não gosto de marcas com "Game" no nome, passa a impressão que querem atender a um publico só

• 5 meses depois...
  • Solução
Postado

Finalmente agora posso finalizar o tópico com uma solução definitiva!

Recentemente adquiri uma RX 580 Original da Gigabyte(Versão 2304 Stream Processors) e meu computador começou a desligar mais frequentemente, e sempre que eu entrava na BIOS as tensões estavam cada vez mais baixas.
Bom venho voltar com o veredito:
O problema é que a fonte estava superaquecendo

Isso mesmo, a fonte estava superaquecendo por problemas na refrigeração da mesma. Da outra vez que limpei a fonte pois os fans faziam extremo barulho(devido a excesso de poeira) acredito que inverti senão o fan da fonte um pedaço de plástico que cobre metade do fan. Eu coloquei esse pedaço de plástico cobrindo a parte que era pra ser resfriada pelo FAN da fonte, causando um superaquecimento e consequentemente perda em todas tensões.

Problema foi resolvido com uma limpeza superficial com Spray de AR Comprimido e pincel no FAN da fonte. Depois disso as tensões voltaram ao normal e o computador não desligou mais sozinho! Obrigado a todos que se empenharam no tópico!

Resolvido!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!