Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo instalar o Windows 11 22H2 pelo Pendrive em meu novo PC


D3XT3R
Ir à solução Resolvido por D3XT3R,

Posts recomendados

Boa noite meus amigos!

 

Recentemente montei um novo PC, kit Xeon (Processador E5 2640 V3, placa-mãe Machinist X99 MR9A PRO V1, RAM 16GB DDR4) e estou tentando instalar o Windows 11 22H2 pelo pendrive, mas sem sucesso!

Até o momento só conseguir iniciar o Linux (KDE Neon) pelo pendrive.

Já criei o pendrive bootavel usando dois programas Rufus e Ventoy, dois dos quais sempre usei para formatar meu antigo PC, muito antigo diga-se de passagem, aproximadamente 13 anos de idade, mas que rodava o Windows 11 22H1 muito bem, só precisei burlar o pré requisito do TPM 2.0 durante a instalação, mas nada demais.

A BIOS da minha placa-mãe é uma American Megatrends v.2.18.1263 (imagem em anexo), suspeito que seja alguma configuração na BIOS que esteja impedindo que o Windows carregue corretamente e exiba a tela inicial de configuração da instalação.

Consigo dar boot pelo pendrive, começa a carregar o Windows (aparece a logo do Windows e o circulo girando logo abaixo), mas segundos depois a logo do Windows desaparece e o circulo girando se fragmenta na horizontal e continua girando (imagem em anexo), e fica eternamente nessa tela, esperei por mais de 2 horas na esperança da tela de instalação inicial do Windows ser exibida, mas sem sucesso!

Baixei a ISO do Windows 11 22H2 no site oficial da Microsoft.

Tem ideia do que pode estar ocorrendo, o que tenho que mudar em minha BIOS?

WhatsApp Image 2022-10-22 at 23.36.00.jpeg

WhatsApp Image 2022-10-22 at 23.36.39.jpeg

WhatsApp Image 2022-10-22 at 23.38.12.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, D3XT3R disse:

@akko , desta vez a tela ficou completamente preta depois da logo do Windows e círculo giratório de carregamento... 

IMG_20221022_221448.jpg

 

 

Em outros tópicos, lembro que outras placas chinesas, não lembro se Machinist, não vinham com as chaves da MS em KEK/DB, ou nem suporte tinham ao recurso. Quais opções tem em "Secure Boot Mode" e "Key Management"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcos FRM disse:

 

Em outros tópicos, lembro que outras placas chinesas, não lembro se Machinist, não vinham com as chaves da MS em KEK/DB, ou nem suporte tinham ao recurso. Quais opções tem em "Secure Boot Mode" e "Key Management"?

Meus Deus, depois que desativei o CSM como você pediu, não consigo mais acessar a BIOS, reinício apertando a tecla Delete e não entra na BIOS, tela fica preta! 

Antes eu conseguia acessar o Linux, agora estou sem computador de vez, fica só nessa tela preta! 

Cara o que essa opção faz, como faço para voltar a acessar a BIOS?

36 minutos atrás, D3XT3R disse:

Meus Deus, depois que desativei o CSM como você pediu, não consigo mais acessar a BIOS, reinício apertando a tecla Delete e não entra na BIOS, tela fica preta! 

Antes eu conseguia acessar o Linux, agora estou sem computador de vez, fica só nessa tela preta! 

Cara o que essa opção faz, como faço para voltar a acessar a BIOS?

 

Não sei o que é essa opção CSM, mas foi só desativar ela que aconteceu esse problema, felizmente consegui acessar a BIOS novamente, tirei a bateria por alguns minutos e a BIOS restou! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, D3XT3R disse:

Não sei o que é essa opção CSM, mas foi só desativar ela que aconteceu esse problema, felizmente consegui acessar a BIOS novamente, tirei a bateria por alguns minutos e a BIOS restou! 

 

A menos que a placa de vídeo seja muito ruim e não tenha um VBIOS compatível com UEFI, essa Machninst nunca suportará Secure Boot com CSM ativo. CSM é uma "parte" do BIOS que emula o que os PCs faziam em 1981 lá no tempo do primeiro IBM PC. É totalmente obsoleto com advento do modo nativo UEFI.

 

Tente desativar o Secure Boot primeiro. Reinicie e tente então desativar novamente o CSM. Se não der vídeo, faça clear CMOS que volta.

 

Talvez os chineses não tenham colocado as chaves da Microsoft no BIOS, por isso vale o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Marcos FRM disse:

 

A menos que a placa de vídeo seja muito ruim e não tenha um VBIOS compatível com UEFI, essa Machninst nunca suportará Secure Boot com CSM ativo. CSM é uma "parte" do BIOS que emula o que os PCs faziam em 1981 lá no tempo do primeiro IBM PC. É totalmente obsoleto com advento do modo nativo UEFI.

 

Tente desativar o Secure Boot primeiro. Reinicie e tente então desativar novamente o CSM. Se não der vídeo, faça clear CMOS que volta.

 

Talvez os chineses não tenham colocado as chaves da Microsoft no BIOS, por isso vale o teste.

 

Minha placa de vídeo é uma AMD RX 6600, no Linux está funcionando perfeitamente.

O Secure Boot está desativado, não consegui ativar ele, então permanece desativado. 

O que é e como fazer esse clear CMOS? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Clear CMOS é retirar a bateria para redefinir as configurações.

 

Pela primeira imagem, Secure Boot está habilitado; contudo, pela segunda imagem, o CSM está ativo, o que é uma combinação impossível. Acho que a placa está iniciando apenas via CSM: "Boot option filter -> Legacy only". O Windows 11 requer UEFI.

 

Ao invés de desativar completamente o CSM, que seria a melhor solução, veja o que existe em "Boot option filter". Talvez tenha como dar preferência para o modo UEFI.

 

É incrível como esses BIOS são de baixa qualidade. Uma coisa simples, usar UEFI em 2022, vira um parto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Clear CMOS é retirar a bateria para redefinir as configurações.

 

Pela primeira imagem, Secure Boot está habilitado; contudo, pela segunda imagem, o CSM está ativo, o que é uma combinação impossível. Acho que a placa está iniciando apenas via CSM: "Boot option filter -> Legacy only". O Windows 11 requer UEFI.

 

Ao invés de desativar completamente o CSM, que seria a melhor solução, veja o que existe em "Boot option filter". Talvez tenha como dar preferência para o modo UEFI.

 

É incrível como esses BIOS são de baixa qualidade. Uma coisa simples, usar UEFI em 2022, vira um parto!

 

Era pra aparece a tela inicial de formatação do Windows mas não aparece, mas se eu apertar Shift + F10 o CMD abri e está funcional, então o pendrive bootavel está funcionando, só não aparece a janela que deveria aparecer... Acontece o mesmo com o pendrive bootavel do Windows 10! 

Eu só uso um monitor! IMG_20221023_160856.thumb.jpg.43ff58adb6c5718c2fab38a6db5b339f.jpgIMG_20221023_160838.thumb.jpg.bd069ab615727d66e9935350cd9fd682.jpgIMG_20221023_165450.thumb.jpg.8e48677716f9cec684c4807a2cfdeb97.jpgIMG_20221023_170255.thumb.jpg.ca6a069ab3080a736f233f780956b059.jpg

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Clear CMOS é retirar a bateria para redefinir as configurações.

 

Pela primeira imagem, Secure Boot está habilitado; contudo, pela segunda imagem, o CSM está ativo, o que é uma combinação impossível. Acho que a placa está iniciando apenas via CSM: "Boot option filter -> Legacy only". O Windows 11 requer UEFI.

 

Ao invés de desativar completamente o CSM, que seria a melhor solução, veja o que existe em "Boot option filter". Talvez tenha como dar preferência para o modo UEFI.

 

É incrível como esses BIOS são de baixa qualidade. Uma coisa simples, usar UEFI em 2022, vira um parto!

Não estou conseguindo carregar as outra fotos 

IMG_20221023_174607.thumb.jpg.8f3bbd67349413c5a7ce1c236ab65ff1.jpgIMG_20221023_174620.thumb.jpg.3eb82fca4017dea41b6d708da19f128f.jpgIMG_20221023_174630.thumb.jpg.126caa64b74863a52c7825e36750b895.jpgIMG_20221023_174640.thumb.jpg.d1501926ef6c707f0843a6743a2fe048.jpgIMG_20221023_174650.thumb.jpg.f037ded31f9b6c2629e0c97405506a77.jpg

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Clear CMOS é retirar a bateria para redefinir as configurações.

 

Pela primeira imagem, Secure Boot está habilitado; contudo, pela segunda imagem, o CSM está ativo, o que é uma combinação impossível. Acho que a placa está iniciando apenas via CSM: "Boot option filter -> Legacy only". O Windows 11 requer UEFI.

 

Ao invés de desativar completamente o CSM, que seria a melhor solução, veja o que existe em "Boot option filter". Talvez tenha como dar preferência para o modo UEFI.

 

É incrível como esses BIOS são de baixa qualidade. Uma coisa simples, usar UEFI em 2022, vira um parto!

 

Todas as fotos estão nesse link:

 

https://imgur.com/a/qo0bpVL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estranho mesmo. Está carregando o instalador em UEFI, mesmo com as opROMs todas em "Legacy" 🤭. Como esses BIOS são de baixíssima qualidade 😡, tente colocar "Boot option filter" em "UEFI only" e confira abaixo, em "Storage", "vídeo" e "Other PCI devices", se ficou configurado "UEFI".

 

Talvez seja possível ativar Secure Boot, habilitando-o e, em "Secure Boot Mode", configurando "Standard", que deve recolocar as chaves padrão no lugar -- tem que conferir depois em "Key Management" e, caso necessário, habilitar "Provision Factory Default Keys".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Estranho mesmo. Está carregando o instalador em UEFI, mesmo com as opROMs todas em "Legacy" 🤭. Como esses BIOS são de baixíssima qualidade 😡, tente colocar "Boot option filter" em "UEFI only" e confira abaixo, em "Storage", "vídeo" e "Other PCI devices", se ficou configurado "UEFI".

 

Talvez seja possível ativar Secure Boot, habilitando-o e, em "Secure Boot Mode", configurando "Standard", que deve recolocar as chaves padrão no lugar -- tem que conferir depois em "Key Management" e, caso necessário, habilitar "Provision Factory Default Keys".

 

Você viu as configurações usadas no Rufus para criação do pendrive bootavel, tanto para o Windows 10, quanto o 11, está tudo ok? 

Em "Boot option filter" se alterar para "UEFI Only" as opções abaixo "Storage", "vídeo" e "Other PCI devices", são independentes, não alteram automaticamente em função da opção escolhida em "Boot option filter". Eu já havia definido todas essas opções para UEFI, salvei e reiniciei e nada mudou. 

Quando habilito o "Secure Boot" , em "Secure Boot Mode", configurando "Standard", a opção "Key Management" não fica mais acessível. Quando salvo as alterações na BIOS, reinicio e entro novamente na BIOS, a opção "CSM Configuration", não está mais acessível. 

A aba de "Boot" também é alterada e perde algumas opções como "Boot option #2", "Hard Drive BBS Priorities", restando apenas a opção "Boot option #1" que é o pendrive bootavel, imagem no link no final do post.

Não consigo mais postar fotos nesse top, parece que atingi o limite de hospedagem de imagem. 

Em resumo, o problema continua o mesmo, dou boot pelo pendrive, e não aparece a bendita janela de formatação do Windows, mas o CMD abri normalmente ao apertar as teclas Shift + F10 😔

Não seria possível dar sequência, pular essa janela pelo CMD?

Se eu levar meu computador para uma loja de informática, provavelmente não vão resolver o problema da forma correta, o mais provável é que retirem meu SSD NVMe da minha placa-mãe, coloque em outro computador e instalem o Windows e voltem com o SSD para meu computador, ou seja vão contornar o problema, não resolvendo o problema do boot pelo pendrive. O que você acha, se ele instalar o Windows no meu SSD em outro computador e voltar ele pro meu computador, funcionaria, correto? 

 

https://imgur.com/a/ZeeFRSO

 

Ao reiniciar pela segunda vez, já não dá mais vídeo ou entra na BIOS, aí tenho que remover a bateria, esperar alguns segundos pra resetar a BIOS 😢

 

Na opção de formatação do Rufus eu criei um pendrive bootavel usando sistema de arquivos FAT32, mas nada mudou, o problema continua o mesmo, só para ilustrar essa tentativa! 

Não sei mais o que fazer...

Desesperado e precisando muito do computador! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, D3XT3R disse:

Você viu as configurações usadas no Rufus para criação do pendrive bootavel, tanto para o Windows 10, quanto o 11, está tudo ok? 

 

Sim. Tudo certo.

 

1 minuto atrás, D3XT3R disse:

Em "Boot option filter" se alterar para "UEFI Only" as opções abaixo "Storage", "vídeo" e "Other PCI devices", são independentes, não alteram automaticamente em função da opção escolhida em "Boot option filter". Eu já havia definido todas essas opções para UEFI, salvei e reiniciei e nada mudou. 

 

😭

 

1 minuto atrás, D3XT3R disse:

Quando habilito o "Secure Boot" , em "Secure Boot Mode", configurando "Standard", a opção "Key Management" não fica mais acessível. Quando salvo as alterações na BIOS, reinicio e entro novamente na BIOS, a opção "CSM Configuration", não está mais acessível. 

 

Tente habilitar "Provision Factory Default Keys" antes de colocar "Enabled" + "Standard".

 

1 minuto atrás, D3XT3R disse:

A aba de "Boot" também é alterada e perde algumas opções como "Boot option #2", "Hard Drive BBS Priorities", restando apenas a opção "Boot option #1" que é o pendrive bootavel, imagem no link no final do post.

 

Normal. 💓

 

1 minuto atrás, D3XT3R disse:

Em resumo, o problema continua o mesmo, dou boot pelo pendrive, e não aparece a bendita janela de formatação do Windows, mas o CMD abri normalmente ao apertar as teclas Shift + F10 😔

 

Sim, esquisito. Mesmo sem Secure Boot não era para acontecer isso. O Windows PE sobre o qual o instalador roda cria dois arquivos de log, setuperr.log e setupact.log. Acho que ficam em X:\Windows ou X:\Windows\Panther. Tente abri-los com o bloco de notas: notepad X:\Windows\setuperr.log (ou notepad X:\Windows\Panther\setuperr.log) ... idem com setupact.log.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, akko disse:

Esse outro computador que você está usando para criar a ISO? É seu? Porque não instala o Windows no SSD que está usando por ele, depois pluga no teu pc? Vi um cara fazendo isso numa X99 aqui em um outro fórum.

 

Notebook é de um primo e não possui entrada para SSD NVMe! 

Não conheço ninguém que tenha um PC Desktop com entrada para SSD NVMe, dessa forma também estaria contornando o problema e não resolvendo. 

 

13 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Tente habilitar "Provision Factory Default Keys" antes de colocar "Enabled" + "Standard".

 

Onde fica essa opção? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, D3XT3R disse:

também estaria contornando o problema e não resolvendo. 

Isso é verdade.
Mas pelo que eu vi, até em fóruns Chineses o problema está nessa versão 22H2 do Windows 10 e 11, ambas estão sendo "bloqueadas" em chipsets do Oriente. Muitos usuários Chineses, Sul-Coreanos e Japoneses reclamaram da incompatibilidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Key Management".

 

3 minutos atrás, akko disse:

Isso é verdade.
Mas pelo que eu vi, até em fóruns Chineses o problema está nessa versão 22H2 do Windows 10 e 11, ambas estão sendo "bloqueadas" em chipsets do Oriente. Muitos usuários Chineses, Sul-Coreanos e Japoneses reclamaram da incompatibilidade. 

 

Tá com cara de bug. Nunca atribua à malícia algo que pode ser explicado pela incompetência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Marcos FRM disse:

"Key Management".

 

Amanhã tento isso, cabeça está explodindo 🤯, obrigado pela boa vontade! 

 

3 minutos atrás, akko disse:

Mas pelo que eu vi, até em fóruns Chineses o problema está nessa versão 22H2 do Windows 10 e 11, ambas estão sendo "bloqueadas" em chipsets do Oriente. Muitos usuários Chineses, Sul-Coreanos e Japoneses reclamaram da incompatibilidade.

 

Então a solução seria criar um pendrive bootavel com uma versão anterior a 22H2? 

No site oficial da Microsoft tem opção de baixar uma versão mais antiga? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, D3XT3R disse:

Então a solução seria criar um pendrive bootavel com uma versão anterior a 22H2? 

No site oficial da Microsoft tem opção de baixar uma versão mais antiga? 

Não sei se essa seria a "solução".

E acredito que a Microsoft remove as versões mais antigas do site quando coloca as novas, eu no momento estou usando a 22H2, mas há uma semana eu ainda usava a versão mais antiga do Windows 11

 

 

8 minutos atrás, mvgoncalves10 disse:

Gistei da dica de instalar no SSD em outra maquina e depois rodar no meu...vou tentar

Tente amigo, pode funcionar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, akko disse:

Não sei se essa seria a "solução".

 

Infelizmente não é a solução, baixei uma versão antiga do Windows 11 21H2, fiz um pendrive bootavel usando o Rufus e pra variar o mesmo problema! 

 

12 horas atrás, mvgoncalves10 disse:

Não fiz alterações na BIOS.

 

Qual é o seu processador e placa de vídeo?

Qual a versão da sua BIOS? 

Poderia por favor tirar fotos de algumas telas da sua BIOS, aba "Advanced" => "CSM Configuration", aba "Security" => "Secure Boot menu", aba "Boot" => "Hard Drive BBS Priorities".

 

Se eu comprar uma case pra SSD NVMe e conectar ele em uma porta USB 3.0 de um notebook, eu conseguiria instalar o Windows nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!