Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde ligar o ânodo desses triacs?


Daniel4060

Posts recomendados

20221023_101408.thumb.jpg.8714da867feb861e8466005a2e30f758.jpgOlá! 🙂

Eu tava aqui bolando um simulador de presença para casa de campo que usando um CD4060 acenderia e apagaria tres lampadas em diferentes intervalos. Só que surgiu a duvida de onde ligar o ânodo dos triacs. Me parece que se ligar no negativo geral as lampadas não receberiam corrente suficiente por causa da fonte. Por outro lado se ligá-lo separadamente ao outro polo da rede, nos testes que fiz, os triacs não funcionaram. Imagino que o anodo deva ter o mesmo terra ao qual esta ligado o circuito do gate. Todavia, se fizer isso dou curto na rede.

Alguém poderia me ajudar a achar onde estou errando? Desde ja obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia@Daniel4060 . Está um pouco difícil de chegar a uma conclusão porque você usou uma fonte tipo “fast” que não é isolada da rede. Eu precisaria redesenhar o circuito (e também ter dormido melhor de noite, não estou com a cabeça a 100% kkk) para ter uma ideia melhor do percurso das correntes contínuas e alternadas e ver se é possível fazer este tipo de circuito com este tipo de fonte talvez substituindo o resistor de 4k7 por uma capacitor  ou fazendo a retificação com "meia--onda" utilizando apenas um diodo. Poderíamos  usar opto acopladores, provavelmente o MOC 3021 que tem diacs na saída mas acho que nem valeria a pena, 3 deles já é boa parte do custo de um pequeno transformador ou uma fonte de 9 volts. Normalmente também o gate dos triacs não é ligado diretamente nas saídas de CIs C-Mos, geralmente se usa um transistor para aumentar a corrente. 

image.png.69506d0cf9eda06a12fdba1fa41ad513.png

Dei uma pesquisada na internet e só achei um circuito digital com fonte sem transformador controlando um triac e usava um opto acoplador. Aqui em casa tem um sensor de presença para acionar cargas de 127 volts com fonte fast mas ele usa um relê. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, concordo com o amigo @Andreas Karl precisa de um transistor pra acionar os triacs, assim queima o 4060.

Quanto a como eles devem ser ligados temos às alternativas:

(o bom mesmo é desenhar, mas agora não dá) 

1. Aproveitando o mesmo esquema, dá pra fazer uma fonte meia onda. Assim se compartilha o negativo do circuito com o neutro da rede e tem como ligar o MT1 (se chama assim e não anodo) junto com eles. 

 

2. Usar uma fonte (tanto faz se com transformador ou fonte chaveada), assim também tem como colocar o negativo do circuito ao neutro da tomada. 

 

3. Usar opto acoplador e manter a mesma fonte do circuito. 

 

Em tempo.... 

O resistor de 4,7k/10W pode ser substituído por um capacitor poliester de 470nF/400V para rede 220V ou 1uF/250V para rede 127V. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu @Renato.88 . Para poupar o trabalho de desenhar a fonte fast de meia onda procurei uma nas imagens do Google

 

image.png.6289fe462314d6e6c9fcbf45fa955c4a.png

 

que faz parte deste interessante texto do Paulo Brites:

 

https://www.paulobrites.com.br/entendendo-as-fontes-sem-transformador/

 

mas que não ensina a calcular o valor do eletrolítico de filtragem que obviamente vai ter que ser bem aumentado. Provavelmente 470 uF deve ser o suficiente, se tiver disponível um de 1000 uF, melhor. Um capacitor de poliester de 100nF em paralelo com o eletrolítico tambem é recomendável. Lembrando mais uma vez o que o Renato citou, o certo é ligar o neutro no negativo da fonte que tambem vai ligado ao MT1 dos triacs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!