Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Identificação de Componente numa PCI


Ir à solução Resolvido por Andreas Karl,

Posts recomendados

Pessoal,

 

Um raio caiu na minha região e os efeitos dele acabaram queimando a placa do meu aquecedor de água. Estou tentando consertá-la, pois uma nova custa muuuuuuito caro!

 

O problema é que não consigo identificar um dos componentes que explodiu e que fica na entrada de alimentação da placa.

 

Estou anexando fotos da região da placa que foi danificada, bem como de uma placa idêntica que está com o componente que preciso identificar.

 

Trata-se de um componente encapsulado em vidro.

 

Qualquer ajuda será de grande valia.

 

Desde já agraço.

 

Daniel

20221026_154934 (Medium).jpg

IMG-20221026-WA0003.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Ralando e Aprendendo ,  o angulo da fotografia não está ajudando a confirmar, mas tudo indica ser uma lampada neon comum.

image.png.13eaced4c10ead01bf3439d94778450d.png

Sao usadas principalmente como "lâmpada piloto",  ou seja, indicação visual de funcionamento ou presença de tensão da rede, são mais fáceis de ligar na rede 127/220 do que um led porque aceitam corrente alternada e acendem com 80 volts e baixíssima corrente. Assim o resistor em série pode ser de várias centenas de quiloohms e de baixa potência. Mas pelas características  às vezes são usadas com outras funções como temporizador em conjunto com um capacitor e um resistor, elas só conduzem corrente quando acendem com 80 volts e só apagam se a tensão cair pra uns 50 volts. Então se um resistor for usado pra carregar um capacitor  ela dispara alguma coisa  quando este  chegar a 80 volts. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andreas Karl, acho que você matou a "charada". Muito obrigado.

@Renato.88, O resistor está lá sim, mas foi danificado e também precisará ser substituído. Obrigado pelo toque.

@.if, Foi mais coisa sim. Será necessário substituir, além do neon, o resistor, o varistor e o capacitor que ficam em volta do neon. Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!