Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em uma Prime A320-K/BR


Posts recomendados

Pessoal,

 

Quero fazer um upgrade no meu PC, minha ideia atual é não trocar a placa-mãe (mais lá na frente eu troco). Tenho algumas dúvidas sobre compatibilidade e gostaria de sugestões.

 

Meu PC atual:
placa-mãe: ASUSTeK PRIME A320-K/BR https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-a320m-k-br/helpdesk_cpu/

Placa de Vídeo: GTX 1050

Processador: Ryzen 5 2400G

Memória: 16 Gb

Fonte: KCAS 400W (veio com o gabinete Aerocool 500)

 

1) Vi em alguns vídeos gente torcendo o nariz pra colocar um processador mais potente nessa placa-mãe, estou querendo colocar um Ryzen 5 5600, algum problema? Recomendam outro? Gosto desse 5600 por causa do preço.

 

2) Minha placa-mãe suportaria uma GTX 3060?

 

3) vi que a GTX 3060 requer uma fonte de no mínimo 550W, quero trocar minha fonte por uma KCAS 600W , essa fonte suportaria bem a GTX 3060?  Recomendam alguma outra fonte?

 

 

Desde já obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Fabio Jr disse:

2) Minha placa-mãe suportaria uma GTX 3060?

A fonte é quem deve suportar.

 

A placa-mãe tendo PCI-e x16, pode usar qualquer GPU, e a placa-mãe tem.

 

8 minutos atrás, Fabio Jr disse:

3) vi que a GTX 3060 requer uma fonte de no mínimo 550W, quero trocar minha fonte por uma KCAS 600W , essa fonte suportaria bem a GTX 3060?  Recomendam alguma outra fonte?

Minimo 550W levando em consideração uma configuração completa.

 

Se vai trocar de fonte, eu recomendo 550W ou 650W de uma fonte com selo 80+ Gold.

 

Pega a Core Reactor de 650W, é uma opção melhor que uma KCAS.

 

 

Quanto a escolha de processador, já vi sendo colocado até Ryzen 3000 ou mais, só precisa lembrar de atualizar a BIOS, mas se não encontra um da série 3000, o 5600 é uma boa escolha, aguarde mais respostas para saber mais com respeito a processador.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Fabio Jr disse:

vi que a GTX 3060 requer uma fonte de no mínimo 550W, quero trocar minha fonte por uma KCAS 600W , essa fonte suportaria bem a GTX 3060?  Recomendam alguma outra fonte?

Não existe GTX 3060, a serie 1000 foi a ultima GTX, a partir da serie 2000 virou RTX

 

Evitaria esse modelo KCAS a qualquer custo, modelo com projeto antigo ainda com regulação em grupo, tente pegar no minimo uma XPG Pylon 550w que é uma fonte decente e moderna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fabio Jr disse:

1) Vi em alguns vídeos gente torcendo o nariz pra colocar um processador mais potente nessa placa-mãe, estou querendo colocar um Ryzen 5 5600, algum problema? 

 

O Ryzen 5 5600 tem o mesmo TDP do Ryzen 5 2400G - 65w; então pode até mesmo - devido ao aprimoramento do processo de fabricação no decorrer dos anos; ter o consumo mais otimizado que o 2400G.

 

Salvo em projetos ruins de placa-mãe o chipset "primo pobre" não dá menos desempenho ao CPU - a caso em que o chipset "primo rico" deu menos; ao contrário do que a "sabedoria popular" costuma afirmar.

 

Ryzen 5 5600X numa A320M-K e numa B550M-A - à direita:

 

A320MK.thumb.png.67a000c851fefd41c415d85e808b81a8.png

Outro exemplo recente, um i5-13600K + DDR4 + Air Cooler "Ching Ling" numa B660 e numa Z790 + DDR5 + Water Cooler 420mm - que custam mais que o dobro: empate técnico.

 

i513600k.thumb.jpg.e3833cf4c454f4440ce9593bac4acfce.jpg

 

Porém, considerando que as ASUS "BR" são mais capadas que os modelos originais em que são baseadas, pode ser boa ideia vender a sua A320M-K/BR junto com o Ryzen 2400G, o que até pode tornar a venda mais fácil - para o comprador uma opção ao "kit Xeon", se a memória for de baixa frequência, ex. 2400MHz venda também.

 

Ou, pelo menos faça o "teste de São Tomé", atualize o BIOS da A320M-K/BR, compre o 5600 e se achar que não esta OK então compre outra placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Fabio Jr disse:

@Elder Nauvirth O que você acha do processador?

O 5600 é uma opção de migração do 2400G.

 

Vejo dizer que o 5600 é uma opção melhor que o 5600x em questão de custo/beneficio, se não me engano.

 

Se a ideia é usar mesmo ele com a A320, lembre-se de atualizar a BIOS dela.

 

O bom é que conseguirá atualizar a BIOS sem precisar baixar no site do fabricante e colocar em pendrives, pois a própria placa permite a conexão com a rede e baixa nela mesmo e instala.

 

Precisa ter a BIOS na versão 5860 para o Ryzen 5 5600 funcionar, se vier uma superior a isso está valendo o suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Vejo dizer que o 5600 é uma opção melhor que o 5600x em questão de custo/beneficio, se não me engano.

 

Sim, mas hoje (29/10) o 5600X tem custo/beneficio melhor.

 

O 5600 teve seu preço aumentado de 999,99 das últimas semanas para 1.099,99 (afinal a "Black" vem ai).

 

Hoje (29/10) 5600X esta sendo vendido por 1.119,37 no Marketplace da Kabum pela Gigantec, nos comentários dos vídeos do Guiga Games tem testemunho de quem comprou da Gigantyec e recebeu corretamente. Porém note que este tipo de promoção tem curta duração, em geral um dia ou menos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!