Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FPS acima dos 60 ou 120 é realmente necessário quando se pensa na diversão?


Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Tarde

 

Vejo muitos tópico o pessoal reclamando.

Rodo jogo X a 200FPS e do nada cai para 120FPS  depois volta.

Ou

Meu PC roda jogo Y a 120FPS e vejo PC inferiores ao meu rodando a 220FPS porque? onde está o gargalo no meu PC.

Quando o principal objetivo é se divertir taxas acima dos 120FPS é realmente necessário?

Para mim passou dos 60FPS já está de ótimo tamanho.

Vejo pessoal tão preocupado com o "MSI afterburner" que a pessoa acaba se esquecendo que ela está em um jogo para se divertir.

Além do mais o olho humano só consegui ver taxas até 60FPS, sei lá posso estar falando besteira.

https://pt.quora.com/Qual-é-o-frame-rate-do-nosso-olho

https://www.vivendobauru.com.br/quantos-fps-o-olho-humano-ve/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
15 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Quando o principal objetivo é se divertir taxas acima dos 120FPS é realmente necessário?

Para mim passou dos 60FPS já está de ótimo tamanho.

Depende do que cada um entende como diversão. Eu me divirto muito até em console, jogando a 30 fps. Alguns jogos visualmente interessantes (por exemplo Death Stranding, Cyberpunk, Rage 2), até prefiro rodar na casa dos 30 fps e mais bonito, do que em 60 tendo que abaixar os gráficos. Mas tem gente que pra se divertir gosta de competição acirrada, e nesse caso maior fps faz toda a diferença (principalmente em termos de tempo de resposta, latência). Essa divisão acaba existindo em todos os esportes. Por exemplo, há quem corra maratona só pra terminar, nem que seja em 5 ou 6 horas, e pra essa pessoa um tênis mais simples de corrida tá apropriado. Por outro lado, quem corre querendo chegar entre os primeiros, dificilmente vai fazer isso sem um tênis caro e topo de linha.

 

15 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Além do mais o olho humano só consegui ver taxas até 60FPS, sei lá posso estar falando besteira.

Isso não é bem assim. É verdade que a partir de 24 repetições por segundo (Hz), já enxergamos uma fonte luminosa como se estivesse acesa o tempo todo. Mas isso de forma alguma implica que o olho não consiga captar mais que 24 estímulos por segundo, especialmente pra imagens em movimento. Eu consigo dizer com 100% de precisão, sem errar uma única vez, se o monitor está em 30, 60, 75 ou 144 Hz, a diferença de fluidez na imagem é muito notável nesses patamares. A partir de 144 fica mais complicado, boa parte das vezes vou acabar errando, mais ainda assim uns 80% do tempo consigo diferenciar de 144 pra 240 Hz (chutando ao acaso, daria 50% de acerto né).

Mas no geral concordo que muita gente acaba trocando a diversão por uma busca sem sentido por performance extrema. Alguns entram tão fundo na competição, que já nem se divertem mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do que já falaram, alguns jogos possuem motores gráficos ruins, que mesmo rodando acima de 60 FPS o jogo ainda se torna, digamos, injogável.

Outros fatores como dispositivo de input (mouse por exemplo) e instabilidade do sistema fazem alguns jogos mesmo que em acima de 120 FPS se comportem de forma bizarra e tira a sensação de fluidez. Quedas de FPS muitas vezes quebram toda a jogabilidade e podem até mesmo frustrar a experiência. (principalmente em jogos online/competitivos)

Já passei por diversas mudanças de hardware e problemas de jogos em relação ao FPS e estabilidade, e certamente posso afirmar que mesmo que a princípio as questões principais citadas no início do tópicos pareçam "frescuras", não são tão simples assim.

 

Em 07/11/2022 às 13:59, Edvaldo J. Frederico disse:

Meu PC roda jogo Y a 120FPS e vejo PC inferiores ao meu rodando a 220FPS porque? onde está o gargalo no meu PC.

Neste caso precisa de contexto, mas isto geralmente é em casos de pessoas que montam um PC desequilibrado ou assiste muitos vídeos de benchmark falsos, isto quando não há várias alterações estranhas no sistema.

 

Em 07/11/2022 às 13:59, Edvaldo J. Frederico disse:

Quando o principal objetivo é se divertir taxas acima dos 120FPS é realmente necessário?

Para mim passou dos 60FPS já está de ótimo tamanho.

Acima de 120FPS é comum em quem tem monitores de 120/144Hz, já que fluidez é importante. Outro caso seria na questão de jogos competitivos onde FPS e baixas latências fazem total diferença, afinal quanto mais FPS seu PC gera, teoricamente mais rápida será a informação enviada e recebida na conexão com o servidor do jogo.

Mas no geral em jogos single player ou que requerem quantidade moderada de ações, 60 FPS sim já seria o suficiente para se divertir, desde que é claro, a estabilidade seja aceitável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!