Ir ao conteúdo

FPS acima dos 60 ou 120 é realmente necessário quando se pensa na diversão?

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tarde

Vejo muitos tópico o pessoal reclamando.

Rodo jogo X a 200FPS e do nada cai para 120FPS  depois volta.

Ou

Meu PC roda jogo Y a 120FPS e vejo PC inferiores ao meu rodando a 220FPS porque? onde está o gargalo no meu PC.

Quando o principal objetivo é se divertir taxas acima dos 120FPS é realmente necessário?

Para mim passou dos 60FPS já está de ótimo tamanho.

Vejo pessoal tão preocupado com o "MSI afterburner" que a pessoa acaba se esquecendo que ela está em um jogo para se divertir.

Além do mais o olho humano só consegui ver taxas até 60FPS, sei lá posso estar falando besteira.

https://pt.quora.com/Qual-é-o-frame-rate-do-nosso-olho

https://www.vivendobauru.com.br/quantos-fps-o-olho-humano-ve/

• Curtir 3
  • Solução
Postado
15 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Quando o principal objetivo é se divertir taxas acima dos 120FPS é realmente necessário?

Depende do que cada um entende como diversão. Eu me divirto muito até em console, jogando a 30 fps. Alguns jogos visualmente interessantes (por exemplo Death Stranding, Cyberpunk, Rage 2), até prefiro rodar na casa dos 30 fps e mais bonito, do que em 60 tendo que abaixar os gráficos. Mas tem gente que pra se divertir gosta de competição acirrada, e nesse caso maior fps faz toda a diferença (principalmente em termos de tempo de resposta, latência). Essa divisão acaba existindo em todos os esportes. Por exemplo, há quem corra maratona só pra terminar, nem que seja em 5 ou 6 horas, e pra essa pessoa um tênis mais simples de corrida tá apropriado. Por outro lado, quem corre querendo chegar entre os primeiros, dificilmente vai fazer isso sem um tênis caro e topo de linha.

15 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Além do mais o olho humano só consegui ver taxas até 60FPS, sei lá posso estar falando besteira.

Isso não é bem assim. É verdade que a partir de 24 repetições por segundo (Hz), já enxergamos uma fonte luminosa como se estivesse acesa o tempo todo. Mas isso de forma alguma implica que o olho não consiga captar mais que 24 estímulos por segundo, especialmente pra imagens em movimento. Eu consigo dizer com 100% de precisão, sem errar uma única vez, se o monitor está em 30, 60, 75 ou 144 Hz, a diferença de fluidez na imagem é muito notável nesses patamares. A partir de 144 fica mais complicado, boa parte das vezes vou acabar errando, mais ainda assim uns 80% do tempo consigo diferenciar de 144 pra 240 Hz (chutando ao acaso, daria 50% de acerto né).

Mas no geral concordo que muita gente acaba trocando a diversão por uma busca sem sentido por performance extrema. Alguns entram tão fundo na competição, que já nem se divertem mais.

• Curtir 1
Postado

Eu sou um jogador casual/competitivo, jogos com foco na história tipo The Witcher e CyberPunk por exemplo eu travo a 60FPS e fica perfeito, agora para o competitivo eu busco sempre estar acima dos 100FPS, o CS:GO por exemplo, abaixo dos 100FPS o jogo fica "lento" e atrapalha um pouco.

• Curtir 1
Postado

Além do que já falaram, alguns jogos possuem motores gráficos ruins, que mesmo rodando acima de 60 FPS o jogo ainda se torna, digamos, injogável.

Outros fatores como dispositivo de input (mouse por exemplo) e instabilidade do sistema fazem alguns jogos mesmo que em acima de 120 FPS se comportem de forma bizarra e tira a sensação de fluidez. Quedas de FPS muitas vezes quebram toda a jogabilidade e podem até mesmo frustrar a experiência. (principalmente em jogos online/competitivos)

Já passei por diversas mudanças de hardware e problemas de jogos em relação ao FPS e estabilidade, e certamente posso afirmar que mesmo que a princípio as questões principais citadas no início do tópicos pareçam "frescuras", não são tão simples assim.

Em 07/11/2022 às 13:59, Edvaldo J. Frederico disse:

Meu PC roda jogo Y a 120FPS e vejo PC inferiores ao meu rodando a 220FPS porque? onde está o gargalo no meu PC.

Neste caso precisa de contexto, mas isto geralmente é em casos de pessoas que montam um PC desequilibrado ou assiste muitos vídeos de benchmark falsos, isto quando não há várias alterações estranhas no sistema.

Em 07/11/2022 às 13:59, Edvaldo J. Frederico disse:

Acima de 120FPS é comum em quem tem monitores de 120/144Hz, já que fluidez é importante. Outro caso seria na questão de jogos competitivos onde FPS e baixas latências fazem total diferença, afinal quanto mais FPS seu PC gera, teoricamente mais rápida será a informação enviada e recebida na conexão com o servidor do jogo.

Mas no geral em jogos single player ou que requerem quantidade moderada de ações, 60 FPS sim já seria o suficiente para se divertir, desde que é claro, a estabilidade seja aceitável.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!