Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
2 horas atrás, GustavoH93 disse:

Nossa estava esquecendo de algo importante, para poder calcular o ponto de ignição precisaremos informar ao arduino o momento da centelha do primeiro cilindro, imaginei fazer isso com um fio enrolado ao cabo de vela, mas o circuito para deixar o sinal com 5v quadrado para ser usado pelo arduino não tenho 100% de certeza, será que algo assim daria certo?

Não te entendo. O centelhamento do cilindro é o resultado do cálculo. Deseja calcular o ponto a partir do resultado? Na verdade o que precisa é saber a posição do pistão, o que se faz a partir da posição do virabrequim e se está no primeiro ou terceiro tempo, isto é, entre o ponto de leitura e o virabrequim deverá haver uma relação de 2:1 para distinguir o primeiro do terceiro tempo.

Como no comando de válvula já existe esta relação é nela que se busca a informação.

Postado
3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Não te entendo. O centelhamento do cilindro é o resultado do cálculo. Deseja calcular o ponto a partir do resultado? Na verdade o que precisa é saber a posição do pistão, o que se faz a partir da posição do virabrequim e se está no primeiro ou terceiro tempo, isto é, entre o ponto de leitura e o virabrequim deverá haver uma relação de 2:1 para distinguir o primeiro do terceiro tempo.

Como no comando de válvula já existe esta relação é nela que se busca a informação.

Boa Sergio não tinha me tocado disso, a ideia era usar a marcação do volante do motor para saber a rotação e a posição do primeiro pistão, sabendo a posição do primeiro pistão e o momento da centelha da vela dá pra calcular o ponto, mas acabei esquecendo que dessa forma o volante vai dar uma volta completa e ocorrerá uma centelha, porém na próxima volta completa do volante o pistão estará novamente na posição e não vai ter centelha porque estará no primeiro tempo.

Então no volante temos a marcação que indica o primeiro pistão no topo do cilindro:

image.png.e977f70dbb66931697a8969710bc6bcc.png

Na polia temos o ponto de sincronismo que não necessariamente indica que o pistão está no topo, mas indica que o primeiro cilindro está no terceiro tempo, essa marca quando está alinhada com o cabeçote mostra que é a posição correta para a troca da correia dentada:

image.thumb.png.2c3e8b3b54c8cdab2b71d451cfe705c3.png

Realmente foi bem lembrado isso @Sérgio Lembo e a solução você nos deu também, ao invés de posicionar o sensor óptico na polia do virabrequim vou colocar ele na polia do comando de válvulas, assim teremos a indicação correta do primeiro pistão e para ter a RPM  também é só multiplicar por 2 na programação.

4 horas atrás, aphawk disse:

Eita ... essa veio para complicar kkkkkk vai ter de usar o termistor NTC mesmo.

pois é kkkkk

5 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Não sabia desse sensor interno

nem eu, bom saber não é o caso mas talvez em um projeto mais sofisticado acho que até um dissipador de calor em cima do AT MEGA poderia ser bem vindo.

4 horas atrás, aphawk disse:

O cabo está correto, mas esse circuito para amostrar a ignicao usando sensor capacitivo tem de ser colocado perto da ignição, e o sinal da saida dele é que vai para o cabo, ok ?

Certo vou posicionar ali bem perto do cabo da vela, e o sinal do circuito vai pelo cabinho coaxial até o arduino que vai ficar dentro do carro, mas no circuito aí usou uma garra capacitiva, será que usar cabo de 1mm com umas 15 voltas já faz a mesma coisa?

E pra variar o BT 149 não estou achando, será que podemos substituir ele por um BC547?

Postado

Oi pessoal, já fiz a listinha dos componentes e sensores que vou precisar, mas com relação ao circuito que vai "sentir" a centelha pelo cabo de vela ainda não sei bem como proceder ainda mais que o BT 149 não estou encontrando...

Achei mais alguns circuitos que prometem converter o pulso da vela em onda quadrada:

image.thumb.png.27be10bd20bdecde7d7d7bedb7df50d8.png

Qual circuito seria o mais indicado? Este não usa o 555 mas também não usa o BT 149, alguém aí tem uma dica de substituição ao 149 ou sabe de algum circuito melhor para executar esta função?

Assim que escolhermos o circuito para capturar o pulso da vela vou comprar os componentes e encerrar o tópico, depois vou abrir o próximo tópico focado na programação...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!