Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Laptop Gigabyte G5 KD (i5 11400H, RTX 3060 6GB): boa opção para Linux?


KairanD
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Coordenador

Olá, pessoal!

 

Tenho um desktop antigo (Core i5 4670K e GTX 1070Ti 8GB) que ainda me atende bem na maioria das situações, mas deixa a desejar nos jogos CPU bound mais atuais. Ao mesmo tempo, tenho um estilo de vida movimentado, e sinto falta da mobilidade que um laptop gamer poderia me proporcionar. É possível, também, que eu precise passar algum tempo (em torno de um ano e meio) fora nos próximos anos, e um laptop seria fácil de transportar.

 

Enfim, ando avaliando a possibilidade de adquirir um laptop gamer, e encontrei este Gigabyte G5 KD (i5 11400H, RTX 3060 6GB) por bom preço (R$ 6.599,90): https://www.pichau.com.br/notebook-gamer-gigabyte-g5-kd-intel-i5-11400h-15-6-fhd-144hz-16gb-DDR4-SSD-512gb-m-2-RTX-3060-6gb-kd-52br123sd

 

A principal dúvida seria... Será que vai funcionar bem com Linux (atualmente estou usando o Manjaro)? É boa opção de compra no momento atual? Eu conseguiria o dinheiro referente à licença do Windows de volta de alguma forma (preferencialmente sem precisar abrir processo), já que não tenho interesse em usá-lo?

 

Eu conheço a "novela" da Nvidia com o Linux e convivo com ela faz tempo. Então os problemas relacionados a isso acabam não sendo novidade para mim... Minha preocupação gira mais em torno de algum bloqueio de BIOS ou incompatibilidade de componente central (como teclado ou touchpad).

 

Infelizmente quase não existem laptops para jogos com placas dedicadas da AMD à venda, então por isso estou optando por Nvidia novamente. Eu não gostaria de comprar um equipamento que tenha poder gráfico inferior ao que minha GTX 1070Ti já proporciona.

 

O orçamento ficaria em torno do limite de R$ 8.000,00, mas eu gostaria de manter o mais baixo possível, preferencialmente nessa faixa de preço do Gigabyte. Acima disso começa a ficar pesado.

 

Por sinal, será que conseguiria controlar a iluminação do teclado por meio de algum software no Linux?

 

Desde já, agradeço pelas respostas. 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, KairanD disse:

Enfim, ando avaliando a possibilidade de adquirir um laptop gamer, e encontrei este Gigabyte G5 KD (i5 11400H, RTX 3060 6GB) por bom preço (R$ 6.599,90): https://www.pichau.com.br/notebook-gamer-gigabyte-g5-kd-intel-i5-11400h-15-6-fhd-144hz-16gb-DDR4-SSD-512gb-m-2-RTX-3060-6gb-kd-52br123sd

Olha, o único que eu encontrei que usa uma GPU AMD que caiba no teu orçamento é o Thinkpad T14 com um Ryzen 7 6850U e uma RX 680M que é mais ou menos uma 3050/3050 Ti de Laptop, eu acho uma opção melhor, no entanto, não tem a venda no brasil, só lá fora.

3 horas atrás, KairanD disse:

A principal dúvida seria... Será que vai funcionar bem com Linux (atualmente estou usando o Manjaro)? É boa opção de compra no momento atual?

Provavelmente. No entanto, encontrei problemas de Crashes com o Manjaro com a 3060 de Notebook, seria bom trocar de distro, como uma Debian based ou então botar um Arch e fazer funcionar.

3 horas atrás, KairanD disse:

Eu conseguiria o dinheiro referente à licença do Windows de volta de alguma forma (preferencialmente sem precisar abrir processo), já que não tenho interesse em usá-lo?

Não encontrei nada sobre isso, mas é capaz que não aceitem pelo fato da Product Key ser registrada na BIOS, sei lá.

3 horas atrás, KairanD disse:

Minha preocupação gira mais em torno de algum bloqueio de BIOS ou incompatibilidade de componente central (como teclado ou touchpad).

Você não vai ter problemas como esse com certeza. E qualquer coisa, tem como colocar algum outro driver pra botar pra funcionar. Também tem o fato das empresas não terem motivo pra colocar isso, seria capaz de entrar até com um processo talvez.

3 horas atrás, KairanD disse:

Por sinal, será que conseguiria controlar a iluminação do teclado por meio de algum software no Linux?

Tem como usar o OpenRGB, não funcionou com os meus periféricos por eles serem totalmente desconhecidos, mas esse software tem uma lista imensa de produtos que podem ser controlados com esse programa, e tem como adicionar ainda mais e também tem como adicionar Plugins. Se mesmo assim não funcionar, deve ter uma opção na BIOS pra fazer isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador
  • Solução

@Pepse Obrigado pela resposta. 🙂

 

Acabei desistindo de comprar esse laptop por enquanto, já que uma versão bem superior (com i5 12500H, de 12 núcleos e 16 threads) acabou de ser lançada. Além disso, as RTX 4000 podem ser anunciadas já em janeiro do próximo ano (e quem sabe venha uma RTX 4050 bacana e com 8GB de VRAM?).

 

A RTX 3050 de laptop é bem mais fraca que a versão de desktop e tem apenas 4GB de VRAM. Não serve para o meu caso, seria um downgrade muito grande em comparação com a GTX 1070Ti que já tenho. Opções da AMD nessa faixa de desempenho também não atendem.

 

Quanto à compatibilidade do sistema, todas as distros estão enfrentando alguns problemas como travamentos, crashes e falhas ao desligar/reiniciar devido a problemas dos kernels 5.15 a 6.0 com os drivers da Nvidia. Os problemas que você viu provavelmente têm relação com isso. Com o kernel experimental 6.1, que está disponível no Manjaro, meu desktop funcionou sem problemas. O Arch, ainda na versão 6.0 (ou na 5.15, se optar por LTS durante a instalação) apresentou problemas. O Ubuntu (5.15) sequer deu boot.

 

Quanto à questão da licença do Windows, o reembolso é possível, mas algumas empresas podem dificultar. Encontrei as respostas já:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!